Confira a cobertura feita pela equipe Arkade do evento #TheUnion
São Paulo foi o palco de um evento histórico nesta semana, o The Union, que reuniu pela primeira vez no Brasil nomes importantíssimos da computação gráfica mundial. Nós, que já estávamos em São Paulo para cobrir o GameWorld 2011, comparecemos ao evento e agora trazemos a você o que rolou de melhor.
O The Union foi um evento realizado no dia 15 de março no WTC, em São Paulo, que reuniu alguns dos maiores nomes da computação gráfica e efeitos visuais do mundo. O público, em sua maioria estudantes e profissionais da área, puderam acompanhar palestras com as opiniões, desafios, formas de trabalho e dicas destes profissionais que sabem tudo e mais um pouco do mundo da computação gráfica. Nosso interesse principal foi em ver dois dos palestrantes: Fausto de Martini, brasileiro que faz modelagem e animações na Blizzard Entertainment e Seth Hall, diretor de efeitos visuais na Visceral Games. Como aquela frase irônica que diz: “Uma reportagem deve ser como uma mini-saia: longa o suficiente para cobrir tudo e curta o suficiente para ser interessante”, vou focar mais nas palestras relacionadas ao interesse do público do Arkade: Games.
Fausto de Martini – O brasileiro na Blizzard
Os presentes na sala da palestra puderam ver ao vivo um dos responsáveis por aquele personagem clássico que aparece na introdução de Starcraft 2 (sim, Tychus Findlay, aquele com o charuto na boca!). O artista mostrou porque está, com muito mérito, trabalhando na Blizzard Entertainment.
Em primeiro lugar, Fausto não quis mostrar algo que já havia sido feito, ele preparou um trabalho exclusivo para mostrar no evento: Um modelo de um criatura alienígena que residia em um planeta seco e com pouco ar. A criatura tinha características destes fatores ambientais, tal como um sistema respiratório avançado e uma pele para absorver umidade. Fausto mostrou que, quando se trabalha com computação e arte gráfica, deve-se considerar todos os fatores que sua criação sofre, em uma visão holística. A criatura de Fausto tinha uma história, e suas características eram baseadas nesta história.
O artista ainda falou um pouco sobre a parte técnica de sua criação e deu dicas para os iniciantes que pretendem seguir carreira nesta área. Se você se interessar pelo trabalho de Fausto, veja o portfólio dele neste link.
Seth Hall – Artista de Dead Space 2 e Dante´s Inferno
Outro importante nome presente no The Union que trabalha na indústria gamer é Seth Hall, da Visceral Games, responsável pelos efeitos visuais em Dead Space 2 e Dante´s Inferno, entre outros títulos. Seth, o mais novo palestrante, tinha um ar bastante casual e mostrou para plateia como os efeitos visuais afetam os jogos.
No caso de Dead Space 2, pudemos perceber o quanto os efeitos visuais fazem toda a diferença no gameplay do jogo, principalmente em um título de terror, onde a atmosfera influencia diretamente o medo, e consequentemente a diversão do jogador. Seth comentou sobre efeitos de iluminação do jogo e também sobre o Puker, inimigo novo que tem como principal ataque, um vômito extremamente tóxico. Descobrimos como foi feito este vômito: Em resumo, eles pegaram várias fotos e vídeos de vômito para utilizar como referência, analisaram as características destes vômitos e criaram sprites que saem com efeitos de partículas da boca do monstro.
Tá, chega deste assunto antes que alguém passe mal, vamos a um mais agradável: O mini-game presente no jogo onde o personagem deve se concentrar para enfiar uma agulha dentro do próprio olho. Seth mostrou as inspirações por trás do mini-game, e falou sobre a ideia de causar arrepios e aflição no jogador. Ele conseguiu, e não apenas nos jogadores, pois no momento da apresentação deste mini-game, foi notável a sensação de aflição na platéia inteira.
Ainda tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista com Seth que será publicada em breve.
Outras palestras, artistas e uma surpresa
Além destes artistas, outros importantíssimos fizeram parte do rol de palestrantes no evento: Neville Page (Avatar e Star Trek), Neil Huxley (Watchmen, Gamer e Avatar), Alex Alvarez (criador da Gnomon) e Stefano Dubay (Hulk, Iron Man). Alguns tiveram palestras mais técnicas, outros com foco mais conceitual e artístico. O The Union ainda teve uma apresentação especial, via videoconferência, de Jonah Austin, o artista que fez o rosto do personagem Benjamin Button no filme homônimo estrelado por Brad Pitt.
Durante o evento, uma surpresa foi revelada ao público e imprensa: O nome “The Union”, na verdade surgiu pois um dos motivos do evento foi anunciar oficialmente a união da escola Saga com a premiadíssima Gnomon em uma nova escola internacional de computação gráfica que será inaugurada em território nacional, no primeiro trimestre de 2012.
Segundo Alessandro Bomfim, criador da Saga e organizador do evento, a nova escola terá foco em qualidade de formação de seus alunos, visando formar excelentes profissionais para o mercado. A localização exata ainda é uma dúvida, mas como as escola visa atender alunos do Brasil inteiro e também da América Latina é provável que fique em algum lugar central no país. A Gnomon, que tem 90% de empregabilidade de seus alunos, trará cursos para atender primariamente o mercado brasileiro, e a ideia principal é que os alunos já saiam da escola empregados, e ainda não se sabe se os cursos serão de nível universitário.
Nossos sinceros agradecimentos ao pessoal da Rosa Arrais, que nos forneceu total apoio durante o evento, aos palestrantes pelas entrevistas concedidas e aos jornalistas e amigos que conhecemos e reencontramos, esperamos estar presente com vocês nas próximas edições do The Union.