Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Strider
Se tem uma coisa que preocupa qualquer fã, essa coisa se chama remake, pelos vários exemplos que já tivemos ao longo dos anos. Mas quando a Capcom anunciou que um novo Strider seria lançado, todos resolveram depositar mais uma pontinha de esperança no que viria a acontecer. E deu certo!
Desenvolvido pelo estúdio Double Helix (o mesmo de Killer Instinct de 2013) e distribuído pela Capcom USA, Strider é um remake/reboot da série, ambientado no clássico universo do primeiro game (fortementeinspirado na União Soviética), onde Strider Hiryu enfrenta novamente seu arqui-inimigo, Grandmaster Meio.
Para a alegria geral dos fãs, Strider foi um belo reboot, aproveitando o universo do herói e trazendo inspirações do clássico dos arcades de 1989, do segundo jogo da série lançado para Playstation em 1999 (vamos esquecer que a primeira sequência existiu), e aproveitando até um piuco de sua versão Marvel vs. Capcom e dos mangás para oferecer um hack ‘n slash frenético de primeira qualidade.
Na parte gráfica, tivemos um belo trabalho da Double Helix, trazendo personagens e cenários totalmente modelados em 3D, porém, com uma movimentação side scroller, como os clássicos. Isso faz com que o jogo fique lindo e rode sem problemas, mesmo com vários inimigos na tela, incontáveis projéteis, tiros laser e explosões.
O desafio também é algo que agrada muito nesse game. Apesar de termos muitos checkpoints durante o jogo e a vida de Strider Hiryu ser de certa forma duradoura, a dificuldade é algo que traz muita satisfação durante a jogatina, tanto nos combates quanto nos insanos trechos de plataforma.
A curva de aprendizagem é simples, e mantém o ritmo acelerado do game, que possui uma boa variedade de inimigos, robôs gigantes duros na queda e chefes bem desafiadores. Ao melhor estilo Metroidvania, você deve ir desbloqueando novos poderes e habilidades para acessar novas áreas do cenário, incluindo aí seus estilosos animais cibernéticos.
Strider foi o jogo mais simples que a Capcom lançou em vários anos e mesmo não tendo um grande apelo comercial, conquistou tanto quem não conhecia a franquia quanto os fãs de longa data. Por tudo isso, ele está em nossa lista dos melhores jogos de 2014! Leia nossa análise completa e prepare-se para ação!