Chegou a hora de Tsubasa pendurar as chuteiras, com o anúncio da saga final de seu mangá
Nascido em 1981, o mangá Captain Tsubasa está próximo do fim, com o lendário Tsubasa Oozora (o nosso Oliver Tsubasa) perto de, enfim, pendurar as suas chuteiras. O mangá atual, Captain Tsubasa: Rising Sun, entra em seu arco final em abril, o que significa que será os últimos momentos, ao menos no mangá, com o personagem.
Rising Sun está em atividade desde 2013, com 17 volumes encadernados. As histórias acontecem, atualmente, na Captain Tsubasa Magazine. E, como é comum no universo deste mangá, é mais uma continuação da vida e carreira de Tsubasa. Feita por Yoichi Takahashi, o criador da obra, Tsubasa joga as Olimpíadas pelo Japão nesta história.
Em 42 anos de “carreira”, Tsubasa contou com diversos mangás contando sua trajetória, que vai desde os dias de infância em que jogava com seus amigos em sua escola, até os dias em que defende a seleção japonesa nos maiores campeonatos de futebol do mundo. Suas histórias foram inspiradas em Musashi Mizushima, jogador japonês que ainda muito jovem, veio ao Brasil, indicado por Pelé, para passar a adolescência na base do São Paulo, lá nos anos 70.
Jovem jogador japonês de potencial talento, descoberto por uma lenda brasileira do futebol e que vai parar no São Paulo… onde foi que você já viu isso?
O mangá, que surgiu em 1981, foi um grande responsável pela popularização do futebol no país, que viveu franca ascensão desde então. Pois, entre os 42 anos de publicação do mangá, o Japão ganhou uma liga profissional, viu nascer equipes importantes e grandes jogadores. Além disso, desde 1998 é presença constante na Copa do Mundo. Nos dois últimos mundiais, inclusive, se classificou na fase de grupos, sendo eliminado nas oitavas, mas fazendo campanhas muito dignas.
O brasileiro teve seu primeiro contato com Tsubasa em 1997, quando a Manchete transmitiu Captain Tsubasa J, um dos muitos animes baseados no personagem, com o nome de Super Campeões. Outras produções com o personagem foram exibidas posteriormente, enquanto o personagem foi se tornando mais popular a nível global, a ponto de se tornar parceiro da Adidas, e a ganhar vários games, sendo o mais recente o divertido Rise of the New Champions.