Há quase 30 anos, surgia o fenômeno Winning Eleven
Todos aqueles que amam futebol e viveram os anos 90 e 2000 sentem uma profunda nostalgia ao ouvir o nome Winning Eleven. Surgido há quase três décadas, o jogo tinha gráficos bastante reais para a época e logo angariou milhões de fãs mundo afora. O entretenimento envolvendo futebol, aliás, segue cada vez mais forte, como o aplicativo da Sportingbet comprova.
Lançado em 1995 pela Konami, o Winning Eleven criou uma das maiores rivalidades do mundo dos videogames, em razão da disputa travada com o FIFA, da EA Sports.
O primeiro jogo da série foi o J-League Winning Eleven, que explorava o início do futebol profissional no Japão. Afinal, em pouco tempo a modalidade já estava conquistando milhões de fãs no país e se tornando um esporte extremamente popular.
Inicialmente, o jogo estava basicamente restrito ao mercado japonês, enquanto o FIFA já explorava os mercados americano e europeu.
Com a ascensão do PlayStation, porém, o Winning Eleven foi se tornando cada vez mais popular em outras regiões do mundo e sustentou uma intensa batalha com o game da EA Sports.
Ambos os jogos sempre tiveram defensores ferrenhos, mas o Winning Eleven era conhecido por simular com mais realismo as jogadas que ocorrem dentro do campo de futebol.
A seu favor, o jogo da EA Sports tinha o fato de ter surgido antes, em 1993, além de, desde o início, ter tido alcance internacional. Mas, como o próprio nome sugere, o game também tinha a licença da FIFA, entidade máxima do futebol, o que já lhe dava certa autoridade e, ao fim e ao cabo, pesava na hora de as pessoas optarem por um jogo de futebol.
Por outro lado, naquela época, embora a série FIFA tivesse bons gráficos, ainda apresentava movimentos pouco naturais. Isso, claro, não impediu o sucesso da franquia, que também foi evoluindo com o passar dos anos.
Porém, no fim dos anos 90 e início dos 2000, o Winning Eleven acompanhou o crescimento do PlayStation e caiu no gosto popular. Na sequência, a franquia acabou mudando de nome e se transformando no Pro Evolution Soccer (PES), mas o sucesso continuou mesmo.
E assim foi até 2021, quando a Konami anunciou o fim do PES e o início do eFootball, renovando uma vez mais o produto. De todo modo, o Winning Eleven será sempre lembrado como um dos primeiros jogos realistas de futebol, que conseguia explorar muito bem seus efeitos com a tecnologia disponível à época.