Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube

9 de dezembro de 2022
Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube

Uma das coisas mais interessantes (e tristes) sobre falar de video games é pesquisar e falar sobre projetos antigos que foram cancelados. De games que nunca foram finalizados e representam um produto e história que nunca poderemos jogar. É algo muito interessante quando nos apronfundamos na história dos videos games e descobrimos coisas nunca vistas antes. Mas, para a Nintendo, isso não é algo legal não.

Provavelmente você conheça o canal Did You Know Gaming no Youtube, mas se não conhece, trata-se de um canal dedicado a documentar a história dos video games, trazendo muitos conteúdos interessantes, principalmente sobre segredos nunca descobertos em algum game, ou até falando sobre games e ideias canceladas que nunca viram a luz do dia.

Em outubro, o canal fez um vídeo muito legal sobre um game da franquia The Legend of Zelda que nunca foi lançado. Tratava-se de um RPG tático para Nintendo DS que se chamaria Heroes of Hyrule. O game seria uma história em que algumas crianças encontram um livro antigo contando a lenda da derrota de Ganon. As crianças deveriam procurar novas páginas do livro, o que liberaria novos recursos e histórias para o game, com suas batalhas rolando ao estilo de Final Fantasy Tactics.

Infelizmente, não há nenhuma imagem ou gameplay do jogo em si, e o video da Did You Know Gaming exibia somente algumas poucas artes conceituais feitas para o game, cuja ideia estava sendo encubada pelo estúdio Retro Studios, o mesmo da franquia Metroid Prime.

Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube
As artes conceituais de Heroes of Hyrule.

O vídeo foi lançado lá em Outubro, mas infelizmente não podemos mais assistir, pois a própria Nintendo enviou um copyright strike no vídeo, obrigando-o a ser removido do site. Aqui está o link do vídeo https://youtu.be/cIHtTl4U4yU, que já não pode mais ser acessado.

O canal Did You Know Gamning revelou o strike tomado no Twitter, mostrando um print do aviso de copyright strike, junto de uma mensagem em inglês que diz:

A Nintendo removeu o nosso vídeo sobre Heroes of Hyrule do Youtube. Esse era um vídeo jornalístico documentando um game que a Retro Studios apresentou à Nintendo há quase 20 anos atrás. Isso foi uma tentativa de uma grande corporação em silenciar qualquer tipo de jornalismo que eles não gostem, e um tapa na cara para a preservação de video games. Nós estamos explorando todas as opções disponíveis para restaurar o vídeo.”

O vídeo, que conta com depoimentos de pessoas que trabalharam no projeto, contam sobre a produção do game e sobre o estado da Retro Studios na época, que também estava trabalhando em Metroid Prime 2, passando por situações difíceis de burnout em sua produção, fora o desejo de sua equipe de querer trabalhar em algum projeto diferente, que seria Heroes of Hyrule, se não houvesse sido cancelado.

O canal ainda mencionou, após o vídeo ter sido deletado, que todas as informações colhidas para o vídeo foram feitas da mesma maneira feita por eles em todos os seus vídeos. Sendo assim, tudo ao que tiveram acesso, tanto de informações e imagens, foi mediante pesquisa e acesso a documentos em posse de pessoas que trabalharam no projeto cancelado.

Segundo eles, durante a produção do vídeo, veio a seu conhecimento que a Nintendo ultimamente está muito irritada com ex-desenvolvedores falando sobre projetos cancelados na internet, bem como qualquer um cobrindo esses assuntos. E bem, agora a empresa tomou a ação costumeira de sempre: Alguém fez algum conteúdo legal sobre uma obra deles? Eles vão lá e acionam seus advogados contra essa pessoa.

Um ponto interessante a se relembrar, e algo que eu vivo batendo o martelo, é em relação a preservação de video games, algo que os grandes estúdios propositalmente dificultam sempre que podem. A própria Nintendo, ao anunciar o fechamento da eShop no 3DS e no WiiU, chegou a fazer comentários bem infelizes sobre a preservação de seu próprio legado, comentando que, para eles, a forma ideal de se fazer isso é através de assinaturas, o que coloca esses games antigos em total controle deles. Se eles resolverem retirar um clássico de suas assinaturas, então ninguém mais pode jogá-los, a menos que possuam seus cartuchos originais.

Nesse caso, a Did You Know Gaming não estava disponibilizando um executável ou uma ROM desse game cancelado para ser jogados (Afinal, ROMs e Emuladores são um pecado capital nos olhos da Nintendo), mas sim documentando a história de um game que nunca foi lançado.

Não é de hoje que a Nintendo aciona seus advogados pelas mais inúteis – ou pelo menos questionáveis – razões. Outro exemplo foi a empresa enviando um aviso de infringimento de direitos autorais para um site que apenas serve de banco de dados para imagens a serem usadas como capas para games na Steam, de forma totalmente gratuita.

No fim, a Nintendo tem o direito de impedir coisas desse tipo? Sim, no papel ela tem sim esse direito. Isso torna essas ações menos piores? Com certeza não, e só servem para acumular mais e mais a má fama que a empresa tem entre jogadores.

No fim, jamais ouse fazer um fan game homenageando algum título da Nintendo (E se o fizer, não deixe nenhum youtuber famoso descobrir sobre isso). Jamais faça uploads de trilhas sonoras de seus games (mesmo se ela mesma não o fizer). Jamais, sob hipótese alguma, mencione as palavras “ROM” e “Emulador” perto de alguém que trabalha para empresa. E agora, nem mesmo tente falar sobre seu passado, pois eles não vão gostar. Vai saber, eles podem no fim enviar o próprio Phoenix Wright com um processo de milhões de dólares e uma ordem de prisão.

(Via: Kotaku)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais