Sony é chamada para responder processo em Londres sobre suas práticas na PS Store
A Sony está enfrentando ação legal em Londres relacionada às suas práticas na PlayStation Store, podendo resultar em uma multa de até 7.9 mil milhões de euros para a empresa.
Segundo informações da Reuters, o processo, iniciado em 2022 por quase 9 milhões de pessoas no Reino Unido contra a Sony Interactive Entertainment, avançará para o tribunal com o objetivo de compensar os clientes da PlayStation Store.
De acordo com a Reuters, a advogada Alex Neill, representando os consumidores, busca mais de 6.23 bilhões de euros, além de despesas, da SIE, alegando que a empresa abusou de sua posição dominante no segmento digital (dentro de seu ecossistema) ao permitir a venda exclusiva de jogos e conteúdos adicionais PlayStation em sua própria loja digital, impondo comissões de 30% sobre produtoras e editoras. Isso, segundo o processo, força os clientes a pagar mais devido às comissões da empresa e à falta de alternativas.
Em países como o Reino Unido e os EUA, é bem comum que processos coletivos como empresas sejam realizados, como neste caso. Um advogado representa inúmeros consumidores, para tratar de questões que entendem irem contra boas práticas para os consumidores. Além disso, esta história envolvendo comissões e reclamações de consumidores e estúdios não é exclusiva da Sony, como podemos lembrar daquele processo que a Epic disputou contra Apple e Google.
Embora os advogados da Sony tenham argumentado que o caso não tem fundamentos para prosseguir, o tribunal britânico de recursos determinou que ele pode avançar. No entanto, decidiu também que todos os clientes que fizeram compras após a entrega inicial do processo devem ser excluídos do caso.