Um fã está levando o Phantasy Star II para o Master System
Phantasy Star nasceu no Master System em 1988 e foi um grande jogo, por elevar os 8-bits a uma qualidade jamais vista, até então. Entretanto, o jogo saiu já nos dias finais do console, ao menos no Japão, em uma SEGA que já dava total atenção ao seu sucessor, o Mega Drive. Assim, o segundo game da série saiu no ano seguinte, já para os 16-bits da companhia.
Mas, e se o segundo game tivesse saído ainda para o Master System? Pois houve quem pensasse nisso e resolveu fazer o demake do segundo Phantasy Star para o mundo 8-bits. O usuário xfixium do fórum SMS Power é quem está tocando o projeto, e disse que seria algo desafiador, mas possível. Disse que gerenciar o desempenho sem perder qualidade visual seria o problema mais difícil.
Mas ele explicou que a solução encontrada, para as batalhas, foi usar os sprites dos personagens em batalha apenas para as animações, com efeitos de técnicas e contagens de dano. Foi considerado “apertado”, mas possível. Até o momento, foi criado apenas mock ups para o jogo, mas as paletas já foram convertidas para as cores do Master System.
Ele também disse querer trazer melhorias no visual do jogo, explorando o que puder do console da SEGA. Ele quer trazer os sistema de macro de Phantasy Star IV e o sistema de habilidades, como recursos adicionais, assim como missões secundárias. Ele diz que para muitos destes recursos, o Master System se mostra capaz o suficiente para isso.
Vale lembrar que Phantasy Star 2, segundo algumas informações encontradas, seria um game de Master System, inicialmente. A SEGA decidiu levar o game para o Mega Drive justamente pelo fato de que o seu próximo console estava perto de ser lançado, e o 8-bits seria descontinuado imediatamente no país. A revista japonesa Beep, em 1988, chegou a listar o game na lista de futuros lançamentos para o Master:
Há, também, uma entrevista com Kotaro Hayashida, game designer de Phantasy Star, e também nome forte em Alex Kidd in Miracle World, onde ele disse que o segundo game foi movido para o 16-bits por causa de Yuji Naka:
Phantasy Star II foi originalmente planejado para o Sega Master System, como uma sequência direta de Phantasy Star. Mais tarde, foi decidido que seria lançado no Mega Drive, então tivemos que refazer todos os nossos planos. Apesar dessa grande mudança, só tivemos meio ano para terminar o jogo, um cronograma realmente opressivo. E é claro que tivemos que concluir a depuração nesse período, então quando você considera o cronograma normal para um RPG, o Phantasy Star II foi criado em um período incrivelmente curto. A única razão pela qual fizemos isso foi por causa de Yuji Naka.
De qualquer forma, por causa da dupla pressão dessas restrições de tempo e do desafio de trabalhar com novo hardware, acho que era quase impossível revisar as coisas que queríamos revisar.