Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series – Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)
É hora da Telltale Games adaptar mais uma série para os videogames! Desta vez Game of Thrones é a bola da vez, e a nossa análise do primeiro episódio, Iron from Ice, você confere agora!
A Telltale Games continua a sua primeira leva de novos títulos e lança sua adaptação da famosa franquia Game of Thrones, conhecida pelos seus livros e pela famosa série de TV da HBO. Assim como Tales from the Borderlands, novamente a Telltale tem um grande desafio nas mãos: mostrar que consegue ser versátil o bastante para adaptar diversas formas de entretenimento, incluindo revistas em quadrinhos, jogos, livros e séries de TV.
Cada uma dessas vertentes tem suas próprias vantagens e desvantagens. A produtora conseguiu adaptar com maestria The Walking Dead e The Wolf Among Us graças ao imenso universo já desenvolvido pelos seus criadores, o que lhe dá a oportunidade de criar uma história dentro daquele mundo sem interferir no que já foi produzido.
Isto também vale para Tales from the Borderlands, com o jogo continuando o universo e expandido-o cada vez mais para outros personagens, cenários e situações que são desenvolvidas no decorrer da história. No entanto, em se tratando de Game of Thrones, a coisa é um pouco mais complicada que isso.
FERRO DO GELO
Que fique claro: a Telltale Games não está adaptando a série original dos livros d’As Crônicas do Gelo e Fogo que George R.R. Martin continua escrevendo, mas sim a série de TV desenvolvida pelos showrunners D.B. Weiss e David Benioff, uma adaptação que é similar à original, mas possui enormes discrepâncias.
Com isso definido, a Telltale teve liberdade para fazer um jogo que toma um caminho diferente: sua história acompanha a série e todas as mudanças feitas por D.B. Weiss e David Benioff são levadas a sério para a cânone do jogo, mas ao mesmo tempo ele foca-se em outros personagens, uma família cujo destino corre em paralelo aos Lannisters, os Starks e todos os que já conhecemos.
Game of Thrones – a Telltale Game Series nos apresenta a Casa Forrester e as pessoas que estão envolvidas diretamente com eles. A família apoia a Casa Stark e se situa ao norte de Westeros. Este primeiro episódio se passa em paralelo ao nono episódio da terceira temporada da série, intitulado Rains of Castemere e mais conhecido pelo icônico Casamento Vermelho.
O primeiro episódio do jogo, Iron from Ice, nos introduz a esta imensa família e como ela é afetada pelo que aconteceu no Casamento Vermelho. Iron from Ice começa com a história de Gared Tuttle, o fiel escudeiro de Lorde Forrester, que estava apoiando Robb Stark na contínua guerra contra os Lannisters.
O episódio começa com o exército dos Starks descansando na fortaleza da Casa Frey, situada nas Gêmeas, enquanto Robb e sua família se encontram com Walder Frey para atender ao casamento de seu tio, Edmure, e reconhecer o seu erro em não casar com uma das filhas de Walder, quebrando o acordo previamente feito por Robb e Walder.
A CASA FORRESTER
Não darei nenhum spoiler do que realmente acontece na série (e no jogo) mas os que estão acompanhando o seriado, assim como os que preferem acompanhar os livros, sabem a importância dos eventos do Casamento Vermelho para a trama. E já fica o aviso, jogue Game of Thrones somente se você terminou a terceira temporada da série de TV, sendo que a trama do jogo continuará de acordo com os episódios que foram — e serão –lançados pela HBO. Então, fique atualizado com a série de TV para aproveitar o game da maneira correta.
O jogo continua com Garred enfrentando um grande problema durante o seu caminho de retorno à Fortaleza Forrester com o intuito de explicar tudo que aconteceu. Aí nós conhecemos a família Forrester e as pessoas que trabalham para ela.
Desta vez a Telltale decidiu contar a história de uma forma diferente, assim como Tales from the Borderlands, a narrativa é apresentada com o jogador controlando uma série de personagens que fazem parte da Casa Forrester. Assim dois objetivos são cumpridos: o de trazer uma sensação similar ao da série de TV onde não existe um protagonista fixo, e também consegue aproveitar ao máximo o universo de Game of Thrones sem afetar o jogo, já que as pessoas da família Forrester estão em todos os lugares e o jogo faz questão de deixar isso bem claro.
Com isso a Telltale consegue manter a sensação de que o jogo saiu de um episódio da série de TV, utilizando a icônica abertura e mantendo as decisões ambíguas em destaque e claro, contando com a participação de diversos atores e seus respectivos papéis, incluindo Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Cersei Lannister (Lena Headey), Margaery Tyrell (Natalie Dormer) e Ramsay Snow (Iwan Rheon).
Neste quesito ela consegue cumprir, Iron from Ice é tão forte quanto um episódio da série de TV graças ao drama imposto na família Forrester por tudo que está acontecendo, pela atuação dos atores já veteranos e dos que estão dublando os novatos, além do próprio jogo tomar uma direção similar ao da série de TV em termos de narrativa.
Também vale ressaltar a direção artística do game, que toma um estilo diferente dos traços pesados vistos nas adaptações de quadrinho ou do cel shaded de títulos anteriores. Desta vez parece que tudo saiu de uma pintura a óleo, ou seja, os personagens e os cenários não tem mais um contorno preto grosso, de modo que as bordas ficam “borradas” e vívidas. É algo que achei estiloso e inovador, além de ser uma boa forma da Telltale ousar enquanto procura a melhor forma de transmitir a experiência.
OS PEQUENOS DETALHES EM PROL DA JOGABILIDADE
A primeira diferença vem logo na primeira ação de seu personagem, que é muito mais focada na interação com o mouse/analógico. Como em jogos da Quantic Dream, a maioria das ações te forçam a mover o mouse de alguma forma, fazendo um movimento específico ou clicando e arrastando para segurar algo.
Mas isto não quer dizer que o jogo não tenha a sua porção usual de movimentos dinâmicos com os botões, não é nada inovador para os padrões do gênero, mas ainda é competente o bastante para ser funcional, mantendo aquela sensação de que estamos diante de um episódio interativo de Game of Thrones.
Acredito que a minha única crítica ao jogo é a forma em que ele é apresentado para nós, sendo que o jogo foi promovido como um apêndice à série de TV por acompanhar os episódios já lançados e continuar seguindo a trama de acordo ao lançamento das próximas temporadas no decorrer dos anos.
Por isso, a Telltale faz o máximo possível de mencionar todos os personagens que vimos na série de TV para agradar os fãs, o que é bem legal. Só que o jogo não deve ser tão importante para a série. Até agora, a Casa Forrester foi mencionada somente uma vez (no 5º livro A Dança dos Dragões), e sequer foi mencionada na série de TV, que é justamente onde ela almeja se encaixar.
E esta é uma das maiores diferenças em relação às outras propriedades intelectuais que a Telltale Games já trabalhou: The Walking Dead fez questão de contar uma história longe das aventuras encontradas na revista em quadrinho/série de TV, The Wolf Among Us é um prequel totalmente separado da história original de Fables e Tales from the Borderlands é uma continuação da franquia que não se apoia tanto em personagens que já conhecemos.
Com Game of Thrones não é assim, a sensação que vejo é do jogo tentando fazer de tudo para ser “notado” pela série de TV por ambos estarem seguindo em paralelo, mas no final das contas, desde já fica evidente que o jogo realmente não tem um valor tão significativo para a série por mais que a Telltale Games deseja ter.
Não é que o jogo não tenha seu valor, pelo contrário, ele consegue contar a trama da Casa Forrester tão bem quanto um episódio da série de TV, no entanto o enredo só é importante para as pessoas que estão envolvidas a esta família. Personagens como Tyrion Lannister, Sansa Stark e Daenerys Targaryen dificilmente serão afetados pelos acontecimentos do game.
CONCLUSÃO
No fim das contas, Game of Thrones A Telltale Game Series conseguiu cumprir em parte o que prometeu, tecendo uma história competente e dramática do começo ao fim e e que permite ao espectador da série dar alguma importância para a Casa Forrester. Os personagens são agradáveis e todos são importantes dentro do contexto do game, permitindo que o jogador se afeiçoe a eles, mas não se apegue demais, afinal, isso é Game of Thrones, e no universo de George R. R. Martin basta estar vivo para correr perigo.
Depois de um RPG e um jogo de estratégia que saíram bem abaixo do esperado, este é sem dúvida o único jogo baseado em Game of Thrones que conseguiu capturar a atmosfera e compôs algo que faz jus ao universo da série.
Salva sua provável “irrelevância” junto à série, Game of Thrones A Telltale Game Series começou com o pé direito e me deixou ansioso em querer saber do que vai acontecer nos próximos episódios, sendo um jogo bem produzido e cheio de reviravoltas como todo fã de Game of Thrones deve curtir.
Game of Thrones A Telltale Game Series foi lançado no dia 2 de dezembro e está disponível para PC, Xbox 360, Xbox One, Ps3, PS4 e nos dispositivos móveis iOS e Android.