Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

22 de junho de 2017

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Se tem uma coisa que podemos sempre esperar da Housemarque é intensidade. Desde Resogun que uma coisa é sempre garantida nos jogos da produtora: Muita luz, muita destruição, e muitas, ou melhor, incontáveis partículas em tela. E o novo game da produtora mantém essa tradição, e adiciona uma incrível dose de desafio e dificuldade na fórmula. Confira agora nossa análise completa de Nex Machina!

Um futuro distópico de humanos inúteis dominado por máquinas

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Nex Machina é um game que não perde tempo, ele vai direto pra ação de uma só vez e sem interrupções. O game está ambientado em um futuro distante, em que os humanos são tão dependentes de máquinas e tecnologia que eles literalmente se tornaram inúteis.

As máquinas então foram se desenvolvendo e rapidamente superaram a humanidade em tudo, força, número e inteligência. E sendo agora aqueles que realmente comandam o mundo, as máquinas resolveram exterminar a humanidade para deixarem clara a sua superioridade, e a humanidade, que não mais enxerga o mundo a sua volta e mantém seus olhos apenas em telas de tablets, nem mesmo se dá conta que está sendo exterminada.

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

E então o jogador entra na briga para salvar os humanos de serem mortos e destruir todos os robôs que aparecerem em sua frente, sem piedade. Pois afinal de contas, os robôs também vão matá-lo, e muito, e eles estão realmente em um número muito maior do que o jogador sozinho!

Um verdadeiro bullet hell sem tempo pra descanso

Nex Machina é um shoot ‘em up bastante intenso. Não há descanso do começo ao fim e a ação é ininterrupta. O game é dividido em diferentes mundos com visuais e inimigos diferentes. Cada mundo é composto de diferentes estágios ou. Funciona assim, quando você entra em um mundo, o game só termina quando você chegar ao final dele. O progresso é dado em “plataformas”, o jogador começa numa plataforma inicial e para seguir para a próxima tem que destruir todos os robôs presentes.

Ao destruir tudo, seu personagem se move automaticamente para a próxima plataforma, e assim que chegar nela, já deve partir pro ataque. E assim vai seguindo de forma ininterrupta e sem descanso, ao derrotar todos os inimigos de um lugar, você já estará na próxima área já sendo atacado novamente. E um mundo só acaba quando você destrói seu chefão, um robô gigante muito forte e resistente.

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

as batalhas contra os chefes são bem difíceis. Além de serem gigantes, os chefões literalmente cobrem a tela inteira de tiros, obrigando o jogador a ter reflexos muito rápidos para não ser atingido, e isso sem parar de atacar, pois os chefões não dão folga para o jogador! E outra coisa, basta receber apenas um tiro para morrer!

Dificuldade e modos de jogo

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Nex Machina possui um elevado nível de dificuldade. O game possui quatro modos de jogo diferentes: Arcade é o modo padrão, em que o jogador avança por todos os mundos do game até chegar ao final. Arena é um monto de rankings online, onde o jogador encara mundos individuais em busca pela melhor pontuação, que o recompensa com dinheiro in-game para comprar avatares e mudar a aparência de seu personagem. Mundo Individual é, como o nome diz, a opção de jogar apenas um dos mundos do game do início ao fim. E por fim, o modo Cooperativo Local, que permite que dois jogadores entrem na destruição de robôs juntos.

O game possui diferentes níveis de dificuldade, e quanto maior, as coisas realmente ficam muito piores. Inimigos mais fortes e em maior quantidade, mais humanos para se tentar salvar e cada vez menos continues. Isso aí, continues, como nos bons e velhos jogos de antigamente! Seu personagem no game possui apenas 5 vidas, e pode se equipar com um power up de escudo, que é gasto automaticamente ao se levar um tiro, e basta apenas um tiro para se destruir o escudo e matar o jogador. E após perder todas as vidas, a tela de continue aparece. Se o jogador não tiver mais créditos ou desistir, vai ter que recomeçar tudo desde o primeiro mundo.

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Mas esse é um game que mesmo com sua enorme dificuldade é justo, basta porém que o jogador seja bom, pegue bem o timing do game para conseguir atacar e seguir adiante sem morrer. Até porque continues não são sinônimo de facilidade. Cada vez que você perde uma vida, perde um power up de seu personagem, e se você chegar a um continue, volta ao game na forma mais básica, sem power up nenhum, tornando tudo ainda mais difícil!

Gameplay

Nex Machina tem um gameplay muito simples e fácil de aprender. Os únicos comandos que o game tem são andar, esquivar, mirar+atirar e usar a arma especial. Conforme se mata inimigos e salva humanos, o jogador coleta diferentes e poderosos power ups, como esquiva tripla, melhora na sua arma primária, além de diferentes armas especiais, como lasers, foguetes, bombas, espadas e etc.

Isso é tudo, o gameplay é simples o bastante para que o jogador não precisa pensar demais na hora da ação, e consiga atacar e se esquivar de forma rápida. O game ainda possui humanos e fases bônus secretas para serem encontrados. Além dos humanos para serem salvos espalhados por cada plataforma, ainda existem alguns escondidos dentro de elementos dos cenários, portanto lembre-se de também destruir objetos enquanto joga, pois pode achar muita coisa!

Audiovisual

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Nex Machina é um game da Housemarque, então se você já conhece a produtora já sabe o que esperar. O game tem um visual incrível, ao mesmo tempo simples mas incrivelmente detalhado, pois tudo é construído de vários “pixels”, e quando você destrói um inimigo ou objeto, uma verdadeira chuva de cubos e luz toma conta na tela inteira. É sério, é tanta coisa em tela ao mesmo tempo que tudo se transforma em um visualmente impressionante caos colorido.

E a trilha sonora do game é excelente, cheio de músicas com uma vibe futurista e que sempre se mantém intensas, acompanhando o progresso de cada mundo do game e as batalhas contra as incontáveis hordas de inimigos. O game ainda conta com a dubladora de Resogun ao coletar power ups, o que deixa o game bem mais divertido.

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Nós testamos a versão de PS4 do game e vez ou outra um certo bug no áudio acontecia. O Dualshock 4 também emite sons, e em alguns momentos os sons do game na TV paravam, apenas com a música tocando, e os sons de tiros, power ups e etc só saíam pelo controle, e ficavam assim por um bom tempo até voltar ao normal. Porém isso deve ser corrigido futuramente com atualizações.

Conclusão

Análise Arkade: Encare o insano Bullet Hell e salve a humanidade em Nex Machina

Nex Machina é um game muito divertido e altamente desafiador, com um gameplay simples, mas frenético. O game tem pouca duração, são apenas seis mundos no total, e que podem ser terminados rapidamente dependendo da dificuldade e da habilidade do jogador. O fator replay então fica por conta de conseguir melhores resultados em cada mundo e encarar o modo Arena em busca de altas pontuações e posições no ranking do game, além é claro de poder jogar com mais um amigo.

O game ainda conta com textos totalmente localizados em português brasileiro, e a tradução ficou excelente. Se você gosta de Shoot ‘em ups e principalmente se gosta de games ao estilo Bullet Hell, então com toda certeza Nex Machine é para você, pois entra uma quantidade absurda de inimigos e de tiros na tela, para jogador hardcore nenhum botar defeito.

Nex Machina foi lançado no dia 20 de junho com versões para Playstation 4 e PC.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais