Análise Arkade: Gran Turismo 6 (PS3) traz evolução, novidades e Ayrton Senna
Gran Turismo 6 é a maior franquia da história do Playstation, mas não faz questão de ser a mais popular, preferindo ser fiel ao seu público e entregar entusiasmo e prazer para fãs reais de carros, corridas e velocidade. O sexto game da série acabou de chegar, para fechar o ano em que a franquia completa 15 anos. Você confere nossa análise completa na sequência!
O novo game da franquia ficou em desenvolvimento por três anos com todo o requinte e perfeccionismo que a série e seu criador, Kazunori Yamauchi, exige. Mas desta vez não existe um grande salto evolutivo em relação a seu antecessor. O que existe são ajustes em problemas comuns entre os jogadores de GT5 e evoluções naturais em modos já consagrados da série.
A começar pelo chato tempo de loading que diminuiu consideravelmente. O game agora carrega muito mais rápido – isso para os padrões do game, os loadings ainda demoram, mas não tanto quanto GT5 – e também entrega menus mais práticos.
Os controles, o visual e a física do game são praticamente os mesmos de GT5, porém agora estão mais lapidados e fluidos. Para os novatos, boas novas: os controles podem ser simplificados e assistências ativadas, o que torna GT6 muito mais acessível para os novatos. Claro que eles não estão tão simples quanto os games da rival Codemasters, mas aqui estamos falando de um simulador, certo?
Outra boa novidade é que, desta vez, o game chega ao Brasil 100% em português, seguindo a tendência de tantos outros grandes títulos que estão sendo localizados para o nosso idioma.
Parece que a equipe entendeu que mexer na física não era o que ia fazer o game ser melhor e embora o controle tenha melhorado – e muito – a física, as colisões e a dinâmica de corrida continuam as mesmas. E não, em Gran Turismo seu carro não se arrebenta nas curvas. Em compensação, pneus e combustíveis precisam ser monitorados de acordo com o desafio para não se tornarem problemas no meio da prova.
O visual continua caprichado. Mesmo em meio a polêmica trazendo a tona que os gráficos do game anterior estão melhores que o atual, o que vemos é um game ainda lindo, porém com foco não apenas no número de polígonos que compõe um carro, mas também em efeitos de luz – que estão fantásticos – e de clima. Começar uma corrida de dia e terminar ao pôr do sol em GT6 é algo realmente impressionante, assim como correr na chuva – sim, tem o nome de Ayrton Senna na capa, queria mais o quê?
E como falei em Senna, o game vai trazer sim o tri-campeão mundial de F1 e já é possível vê-lo no vídeo de abertura entrando na icônica Lótus preta e dourada com o qual correu em 1986. De cara já é possível comprar o macacão e o capacete do tri de 1991 por 500.000 CR do game e posteriormente a biografia do Senna vai sendo apresentada em forma de DLC, indo do kart aos títulos mundiais.
Assista abaixo à introdução de Gran Turismo 6, que mostra o Instituto Ayrton Senna, parceiro do game que vai receber parte da renda do jogo, os possantes, um veículo na Lua, os ovais da NASCAR e o Senna no final:
http://www.youtube.com/watch?v=-vXCWwfB3qI
O macacão do Senna (que custa 500.000 CR), vai custar, em dinheiro real, algo em torno de R$10,90. Isso mesmo, prepare seu orçamento e sua vontade de gastar – ou não – pois é possível comprar créditos com dinheiro real, com vales de até 7 milhões em créditos.
Esses créditos são para comprar os carros mais potentes e outros mimos. É possível ganhá-los simplesmente jogando, mas o fato é que (como em todo jogo que envolve microtransações) alguns apressadinhos vão trocar grana real por grana virtual. Se você concorda ou não com este fato, vá de acordo com sua opinião, mas o modo está presente no game e podemos dizer que, apesar de controverso, é mais uma das novidades de GT6.
Outra novidade é o GPS Visualiser: com ele você baixa um aplicativo em seu celular e vai criando uma pista de acordo com a rota que toma. Em outras palavras, seu caminho de casa para o trabalho pode virar uma pista de corrida na hora em que você chegar em casa.
Temos ainda o Vision Gran Turismo, parceria do game com montadoras que estão desenvolvendo conceitos especiais, que vão sendo oferecidos ao jogador de tempos em tempos. Até modelos exclusivos de marcas como Nike e Jordan estarão disponíveis.
Conheça o primeiro Vision GT abaixo, o Mercedes-Benz AMG Vision:
http://www.youtube.com/watch?v=fN5mq3HS8rE
A música continua “de elevador”, ganhando emoção apenas nas provas. Se curte algo mais pauleira, desligue o som do game e ligue o seu aparelho de som, pode ser até que aumente a adrenalina na hora de correr.
Mas voltando ao game em si, os desafios ainda estão mais do lado das clássicas licenças – que agora não aparecem de cara, sendo desbloqueadas junto com as provas no decorrer do game – e novos desafios de missões de corrida e tempo, pois os carros adversários ainda não são tão agressivos quanto deveriam, de modo que uma corrida que tinha tudo para ser emocionante pode acabar ficando tão chata quanto a F1 nos tempos do Schumacher.
Claro que corridas multiplayer mudam totalmente o processo, afinal estaremos lidando com ‘pilotos reais’ em pistas que suportam até 16 competidores e oferecem mais diversão justamente pela imprevisibilidade e pelo nível de habilidade dos demais competidores.
Para manter a comunidade interessada, a Sony e a Polyphony irão promover eventos esporádicos para o modo online, onde jogadores de todo o mundo poderão se reunir para mostrar quem é o melhor.
Gran Turismo 6 é uma evolução natural de seu antecessor. Mas isso não significa que é um game preguiçoso como tantas atualizações anuais que vemos por aí. O que vemos é o nível de perfeccionismo de Yamauchi e de toda a Polyphony Digital sendo elevado game a game, console a console.
A franquia, que completou 15 anos em 2013, continua sendo uma carta de amor apaixonada para a velocidade. Continua aumentando o número de carros e pistas e traz algumas novidades, que soam mais como evoluções naturais (outras bem estranhas, como a exploração lunar), mas reforçam a boa vontade da equipe em fazer o jogador sentir prazer ao conduzir algumas das máquinas mais espetaculares do mundo.
Para donos de Playstation 3, fãs da franquia e apaixonados por corrida em geral, Gran Turismo 6 é obrigatório.