BGS 2013: Sony fala do preço do PS4 e apresenta suas novidades para o mercado brasileiro
Após a repercussão negativa do episódio que envolve o preço oficial do Playstation 4 no Brasil, a Sony aproveitou seu evento pré-BGS para anunciar novidades e mostrar que quer somar com o mercado nacional de games.
Mark Stanley novamente assumiu seu papel de vice-presidente do Playstation na América Latina e mestre de cerimônia, apresentando novidades e convidados. E já abriu a programação explicando o alto preço do PS4: a culpa é da “alta carga tributária do país”, e ele afirmou que “a Sony vai trabalhar muito para garantir que seus produtos possam ser acessíveis aos brasileiros”. Porém, nada de redução imediata, nem previsão de valores praticáveis a curto prazo.
Dito isto, foi a hora de avisar que eles estão se esforçando muito para trazer ao Brasil games totalmente localizados em português e se possível, com dublagem, prática que está se tornando bem comum (embora ocasionalmente hajam gafes, como ocorreu com Beyond Two Souls recentemente).
Favoritos do Playstation 3
Em um sistema semelhante ao usado nos EUA para com os games de catálogo que ainda vendem bem, a Sony traz a série “Favoritos“, com uma faixa dourada na capa e o preço de tabela de R$79. A lista aumentou e agora conta com games como Uncharted 3, Sonic Generations e Street Fighter IV.
Amor aos Indies
A Sony também compartilhou seu programa de incubação para desenvolvedores indies. São 66 desenvolvedores de 11 países, incluindo o Brasil, que estão preparando novidades para PS3 e PS Vita. Para quem acha que o PS3 vai “desaparecer” após a chegada de seu sucessor, os games indie podem fazer a diferença neste período de transição.
Playstation Plus Brasil
Já avisamos aqui porém agora foi anunciado de maneira oficial: a Playstation Plus chegou ao Brasil. Por R$99 o usuário terá diversos games gratuitos (enquanto membro do programa), save em nuvem, atualização automática dos jogos e descontos de até 80% na PSN Store.
PlayStation 4 e seus games
Primeiro a revelação: Killzone Shadow Fall, Infamous: Second Son, Knack, The Order 1886, Assassin’s Creed IV: Black Flag e Watch Dogs foram anunciados com trailers e, junto com outros jogos de PS4, chegarão ao Brasil totalmente em português. Killzone inclusive contou com apresentação de gameplay onde se podia ouvir o trabalho de tradução.
Knack é o game que apresenta a conexão do PS Vita com o PS4. Um jogador no console e outro no portátil poderão participar do game ao mesmo tempo.
Helldivers é o game de ação típico dos anos 90 que está voltando aos nossos dias: dinâmico, com alienígenas e muito tiroteio. E este game terá versões para PS3, PS4 e PS Vita.
Nos últimos anos, a Sony se esforçou para apresentar uma relação de carinho e respeito com o Brasil, e aos poucos conquistou o público com games localizados, postura amigável e boas novidades.
Obviamente, o preço do Playstation 4 nacional manchou enormemente esta relação, mas ao que parece, a Sony está empenhada em se redimir, embora suas políticas para diminuir o alto preço do console ainda não sejam claras. Estes “mimos” que ela está apresentando (PS Plus brasileira, jogos localizados) são bacanas, mas ainda não são o bastante para apagar o gosto amargo do PS4K.
Veja imagens do evento:
Vale ressaltar que este foi um evento pré-BGS exclusivo para jornalistas. O bicho deve pegar mesmo quando a Sony encarar o público na BGS, durante o final de semana. Protestos com direito a narizes de palhaço já estão sendo organizados pelas redes sociais. Vamos ver como a Sony vai lidar com a multidão revoltada pelo PS4K.