Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça
Nesta edição da Cine Arkade, vamos recomendar três filmes que possuem um objetivo especial em comum: Conseguir te deixar mais confuso mesmo após o término do filme.
De vez em quando um filme surge do nada e você rapidamente se interessa nele, seja pela premissa, história, trailer, por uma crítica o elogiando ou pelo seu amigo, que o recomendou. Ás vezes o que leva um filme ser tão interessante é também pelo quão confuso e enigmático ele pode ser, deixando aquela necessidade na sua cabeça de querer entender exatamente o que aconteceu.
Assim você recorre para a internet, procura pessoas que também assistiram e começa a dissecar cena por cena para descobrir os significados ocultos, as metáforas e qual era a mensagem que o cineasta pretendia transmitir com a sua obra.
Neste clima de filmes confusos e estranhos demais para você entender assistindo uma única vez, decidimos escolher três longa metragens que tem tudo a ver com o tema, eles são: O Predestinado, O Homem Duplicado e Clube da Luta. Mas antes de tudo, um pequeno aviso de spoiler porque iremos falar de cada filme, mas não se preocupe, não vamos falar do final ou quebrar qualquer mistério que o envolve, mas ainda é aconselhável assistí-los antes de seguir adiante.
O HOMEM DUPLICADO
Dirigido por Denis Vileneuve (Os Suspeitos) e estrelado por Jake Gyllenhaal (O Abutre), O Homem Duplicado conta a história de um professor universitário que descobre o seu doppelganger, uma pessoa idêntica a ele, mas com uma profissão totalmente diferente, neste caso, um ator figurante de alguns filmes não tão bem conhecidos.
A trama discorre quando Adam – professor – começa a investigar e procurar o paradeiro de Anthony – ator –, nos levando para uma história cheia de suspense em que perdemos a noção dos personagens e logo tudo começa a se embaralhar. O verdadeiro mistério é levado da mente de Adam para a do espectador, que fica tão confuso quanto o protagonista.
O Homem Duplicado é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por ninguém menos que José Saramago (Ensaios sobre a Cegueira), e o que faz este filmes ser tão interessante é pelo mistério envolvendo todas as cenas que é preciso de muita atenção para perceber, com a resposta aparecendo nos diálogos mais sutis do filme inteiro.
O filme te dá a sensação de que algo está errado em cima de um estranho tema sobre aranhas, desde as indicações mais sutis – como vidro quebrado do carro que forma uma teia, ou a fiação de luz que também formam teias no céu – até o mais visível e explícito – como a gigantesca aranha que caminha em volta da cidade sem ninguém se importar, ou da mulher com a cabeça de aranha que aparece um pouco mais tarde –, como se não bastasse, existem inúmeras interpretações que levam a caminhos totalmente diferentes e adicionam ao mistério todo.
Mas o que deixa qualquer um perplexo é o seu desconcertante final, que dividiu em pessoas que acharam genial, outras odiando pelo susto e a grande maioria compartilhando a mesma sensação de estarem perplexos ao saírem do cinema.
O Homem Duplicado é aquele tipo de filme que você gasta mais tempo lendo a interpretação de alguém na internet do que realmente assistindo, e a discussão das pessoas o deixa mais interessante ainda.
CLUBE DA LUTA
Agora que estou quebrando a primeira regra do Clube da Luta, posso falar inteiramente de uma das obras que faz parte da indústria do cinema.
Clube da Luta é dirigido por David Fincher (Garota Exemplar) e segue o nosso protagonista – que não possui nome –, interpretado por Edward Norton (Birdman). Sua vida comum e banal consiste em um trabalho de escritório que o provém uma vida pessoal vazia e ao mesmo tempo cheia de objetos caros.
Porém, o narrador começa a ter problemas de insônia, o levando para terapias de grupo para pessoas que possuem câncer testicular, após recomendação de seu médico. Sua vida completa muda quando Tyler Durden aparece na trama, interpretado por Brad Pitt (Corações de Ferro), demonstrando um estilo de vida oposto do protagonista.
Clube da Luta é um filme confuso em seu percurso mas ainda é fácil de entender, especialmente porque o final é bem explicado e cria desfecho sobre qualquer mistério em torno seus personagens. Porém, o que faz Clube da Luta ser um filme tão desconcertante é por uma teoria publicada no site Jack Durden.
A teoria em questão não é só mais um texto procurando imagens e informações onde não existem para se manter em pé, no lugar disso, temos um texto inteligente que traz uma visão totalmente diferente de um filme que foi lançado há mais de uma década e continua sendo assistido e cultuado.
E o melhor de tudo é que mesmo sendo falso, somente a pequena possibilidade desta teoria já abre um leque variado de respostas e diferentes interpretações de um filme tão significativo para a nossa cultura.
O PREDESTINADO
A premissa de O Predestinado é um tanto complicada de explicar mas o filme basicamente envolve um policial que viaja no tempo, interpretado por Ethan Hawke (Boyhood), que precisa perseguir um criminoso. O que faz O Predestinado especial não é necessariamente a sua última cena, mas sim o percurso inteiro do filme que nos leva a pontos inimagináveis.
O filme é dirigido pelos irmãos Michael e Peter Spierig que se basearam em uma pequena história de Robert A. Heinlein chamada “–All You Zombies–“, publicada em 1959. O que torna ainda mais assustador por Heinlein contar algo tão complexo em uma época tão antiga.
O ponto mais positivo de O Predestinado é que talvez seja o único filme que consegue manusear a viagem no tempo sem deixar algum furo acidental, todas as consequências sobre viajar no tempo são bem levantadas e o longa inteiro leva a ambiguidade ao máximo, desde o inicio até a conclusão. Assim como todos os filmes mencionados, encontrei pessoas com opiniões divergentes do que realmente aconteceu no final, criando uma experiência única que quebra paradigmas e levanta ideias curiosas a respeito do filme.
E ai está a minha pequena lista! Agora quero saber de vocês, tem algum filme que caia em conceitos similares ao que falei por aqui? Deixem as suas respostas nos comentários!