Road Rash – Relembre as pancadarias sobre duas rodas
Relembre toda a pancadaria e velocidade de um dos maiores clássicos do Mega Drive.
Não se sabe exatamente porque nenhum outro jogo antes de Road Rash tinha tentado juntar velocidade e violência, mas o que importa é que a fórmula deu certo e, por diversos motivos, o game lançado originalmente para Mega Drive em 1991 é o clássico do mês.
Ainda que o objetivo primordial do jogo é estar entre os três primeiros lugares para continuar correndo, as brigas em cima da moto são o atrativo principal. A cada nova fase a competição fica mais desleal. Quando os oponentes sentem-se ameaçados por suas ultrapassagens audaciosas, correntes e pés-de-cabra são sacados para tirar a soberania do jogador esperançoso que, armado inicialmente apenas com punhos e pés, deve se livrar da encrenca e derrubar para não ser derrubado. Aliás, o nome do jogo é uma referência às feridas causadas por acidentes na estrada, mostrando que o que menos importa em Road Rash é a corrida.
As armas podem ser roubadas dos oponentes, entre correntes e tacos de beisebol, vale tudo para continuar na liderança. Obstáculos como placas, postes e até animais estão presentes para deixar sua vida um pouco mais complicada. E como se não bastasse, tem gambé na cola! A polícia está de olho nos corredores briguentos e eventualmente pode rolar uma perseguição que corre o grave risco de terminar em multa ou prisão. Por isso, não tente brigar com o guarda, a menos, é claro, que ele comece. Ao vencer corridas o player também ganhava dinheiro, que podia ser utilizado para comprar armas, reparos, motos mais velozes e também para financiar sua saída da prisão.
Não é só pela parte de briga que Road Rash se tornou um clássico. Também foi um dos primeiros jogos com relevo nas pistas, que poderiam fazer as motos voarem e, por que não, arremessar seu piloto ao encontro de uma dolorosa e traumatizante colisão. Não se pode negar que seus criadores tinham um certo senso de humor negro. Quando há um acidente seguido da explosão da máquina, uma ambulância passa para resgatar a moto, enquanto a polícia cuida do piloto, que ao ser pego fica uma temporada ausente. E tem mais: se o jogador não acumular dinheiro suficiente para pagar o conserto da motocicleta ou a fiança para tirá-lo do xilindró, é game over na hora! Quem disse que a vida é fácil?
Road Rash foi lançado posteriormente para vários consoles e continuações foram feitas com melhorias nos gráficos, no som e na violência. A opção de multiplayer também foi inserida, para a felicidade de quem quer derrubar o amigo do cavalo, quer dizer, da moto.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 9 da Revista Arkade.