5 motivos para jogar World of Warcraft e 5 motivos para não jogar
World of Warcraft acaba de ser lançado no Brasil, totalmente traduzido para o nosso português brasileiro. Isso atraiu a atenção de quem já jogava, e também de quem nunca tinha jogado este famoso MMO. Mas, será que vale a pena jogar World of Warcraft? Se você está com esta dúvida, a gente te ajuda: listamos 5 motivos para você jogar – e 5 motivos para você não jogar – World of Warcraft!
Porque você deve jogar World of Warcraft
1 – Ele é o melhor MMO, mais estável e está há mais tempo no mercado
Há quem discuta isto, mas os números não mentem. World of Wacraft é o MMORPG mais jogado do mundo, está há mais de 7 anos no mercado e é constantemente atualizado com patches e expansões que realmente aumentam a experiência de jogo. Além disso, seu universo é muito bem consolidado e equilibrado, e os bugs no jogo são raríssimos.
2 – Conhecer pessoas
Tá, você deve estar pensando: “Eu não sou ‘forever alone‘ para precisar conhecer um bando de nerds jogando WoW!”. Se atualize, meu caro! Conhecer gente em MMO deixou de ser algo esquisito e muita gente faz boas amizades neste ambiente. Até casais já se formaram, ou seja, é também uma chance de você desencalhar, e de quebra conhecer um affair que também gosta de games (tomando, é claro, as devidas precauções se for conhecer seu par pessoalmente).
3 – Disponibilidade no Brasil
O jogo está oficialmente em nosso país desde o início da semana e, embora os servidores estejam meio lotados, a barreira idiomática – que ainda assusta muita gente – foi quebrada, pois o jogo todo está em português. Além disso, agora ninguém mais precisa ficar emprestando o cartão de crédito internacional de outra pessoa para pagar as mensalidades: você pode pagar tudo em reais, até por boleto bancário!
4 – Uma boa experiência PvP
Apesar de não ser um jogo voltado totalmente às partidas Player vs Player, WoW tem um sistema interessante de arenas, battlegrounds e duelos com boas recompensas, modalidades que com certeza agregam um fator replay quase ilimitado, e vão te deixar muito entretido se você curte batalhar contra outros jogadores.
5 – Alta customização de personagem e itens
World of Warcraft possui atualmente 12 raças diferentes (somando a Horda e a Aliança), 10 classes e 11 profissões diferentes, ou seja, você pode customizar seu personagem de mais de 1300 maneiras diferentes! Além disso cada raça possui seus próprios itens e habilidades, o que faz com que um personagem nunca seja igual ao outro no vasto mundo de Azeroth.
Porque você não deve jogar World of Warcraft
1 – Alienação e Vício
O maior problema de todos os jogadores hardcore que jogam WoW é o vício. Por ser um jogo muito imersivo, que mexe com fama, status e ganância, é normal jogadores se viciarem. Jogatinas de 8 horas seguidas são normais para quem quer ser realmente bom. E para ficar muito bom, infelizmente você vai precisar de muitas, muitas horas no jogo. Quer ser um jogador casual e jogar só de vez em quando? Sem problemas, mas você será um “n00b“, constantemente destruído por jogadores muito mais fortes. O vício em WoW e uma vida social saudável são coisas bem difíceis de conciliar. Segue um exemplo da “evolução”de um jogador de WoW abaixo:
2 – Custo mensal, além do preço das expansões
O valor do jogo está menos de 30 reais com a primeira expansão, que deixa você ir até o level 70. Mas para adquirir cada expansão – que são indispensáveis para continuar evoluindo no jogo – você terá que desembolsar 99 reais por cada, além da mensalidade para poder jogar, que fica em 15 pratas. 15 reais até pode ser barato, mas botando na ponta do lápis, você gastará 180 reais por ano, grana que poderia muito bem ser investida em outra coisa.
3 – Repetitividade
Grind é uma termo inglês muito utilizado por jogadores de WoW. Livremente traduzida para o português, grind significaria algo como “trabalho duro”. E isso não é por acaso: em WoW seu personagem inicia no level 1, e para chegar ao level 85 (que é level máximo do jogo), você terá que repetir o ciclo “pegar quest – matar bichos – entregar quest” praticamente o jogo inteiro. Ao chegar no level 85 a coisa muda, e o grind vira buscar itens em cavernas e mais cavernas até encontrar o que você estava buscando.
4 – Muito complexo
Aos primeiros níveis o jogo é simples e intuitivo, mas quando você começar a fazer raids, terá que instalar plugins para conseguir executar melhor sua função no grupo, tornando sua tela mais ou menos isso:
Quem é veterano no WoW pode achar que isso é piada, mas a quantidade de informações na tela pode assustar jogadores menos experientes. Sem contar todos os atalhos de comandos no mouse e no teclado, que devem ser customizados minunciosamente para uma experiência de jogo realmente satisfatória.
5 – Existem jogos melhores
Apesar de possuir constantes expansões e atualizações, WoW é um jogo datado, e seu núcleo permanece basicamente o mesmo. O fator custo x diversão pode ser atingido facilmente com vários outros títulos, mesmo games que não são MMOs. Por exemplo: o recente The Elder Scrolls V: Skyrim, eleito pela revista Arkade como o melhor RPG do ano (spoilerzinho da edição de dezembro, exclusivo pra você que acompanha nosso blog!)
Ficam as nossas dicas, aspirante à jogador de WoW: pondere estes pontos positivos e negativos, faça sua escolha e boa jogatina (ou não)!