Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!
Hoje, um dos RPGs de ação mais famosos do mundo completa 15 anos de vida. Em 30 de novembro de 1996, a Blizzard colocava no mercado Diablo, um game que revolucionou o gênero e se tornou parâmetro para tantos outros RPGs que vieram posteriormente.
Embora a série tenha ficado realmente popular com o segundo game da série – Diablo II, lançado em 26 de junho de 2000 – foi o primeiro Diablo que calçou os alicerces do mundo de Sanctuary, o mundo gótico de fantasia onde toda a série se passa.
A história do primeiro jogo era marcante: em Sanctuary, o Céu e o Inferno são reais, com anjos e demônios guerreando e interferindo no mundo dos homens. Quando Diablo e seus demônios começaram a devastar o mundo dos homens, o arcanjo Tyrael une suas forças com um grupo de magos humanos. Juntos, eles conseguiram aprisionar os três Lordes do Inferno (um dos quais é o próprio Diablo) em pedras místicas, as soulstones.
A soulstone de Diablo é enterrada e sobre ela ergue-se um grande monastério. Porém, as gerações se passam, o monastério colapsa e o propósito dele perde-se no tempo. Um vilarejo, Tristam, aos poucos se forma ao redor das ruínas do monastério.
Quando Leoric, um rei supersticioso derruba de vez o monastério para construir uma catedral, Diablo vê sua chance de fuga. Possuindo o arcebispo Lazarus e depois o próprio rei, o demônio ordena que seu exército saqueie e destrua vilarejos vizinhos, semeando novamente o caos pelo mundo.
Depois disso, Diablo recruta Leoric e Lazarus para seu exército, e povoa as catacumbas sob a catedral com todo tipo de demônios e criaturas medonhas. Caçadores de demônios que se aventuram pela cidade, nunca mais são vistos. Assim, Tristam vira uma terra desolada, onde não há lei, nem proteção, e o medo e o terror comandam.
Pelo menos não até a chegada do jogador, que pode assumir o papel um Guerreiro, uma Arqueira ou um Mago, e desbravar as catacumbas sob a catedral, chegando até o inferno propriamente dito para vencer Diablo e restabelecer a paz ao vilarejo.
Cada um dos três personagens selecionáveis possui características bem distintas: o Guerreiro é o mais poderoso fisicamente, mas possui magias fracas. A Arqueira possui força e magia mais balanceadas, enquanto o Mago é fraco fisicamente, mas possui as magias mais poderosas.
Ao longo dos 16 andares de dungeons, masmorras e criptas, o jogador encontra uma infinidade de criaturas, inclusive versões corrompidas de Lazarus e do Rei Leoric (que se torna o Skeleton King).
Desde o primeiro jogo, Diablo se destacou por sua jogabilidade sólida e funcional, seguindo um esquema de point and click para o personagem realizar praticamente todas as ações do jogo. Magias e habilidades especiais poderiam ser configuradas nos teclados, e os loots adquiridos podiam ser vendidos na cidade, para a compra de novos equipamentos mais poderosos.
Os gráficos e o som também se destacavam, sendo muito bem acabados para a época. A perspectiva isométrica possibilitava um amplo campo de visão ao jogador, enquanto a trilha sonora assinada por Matt Uelmen traduzia bem o clima sombrio e melancólico do jogo.
O game possuía um sistema de jogo multiplayer online onde até quatro jogadores podiam se reunir para explorar as dungeons. Como de praxe, houve muita trollagem, e muitos jogadores simplesmente ignoravam as dungeons para ficarem matando outros jogadores. Quem foi que disse que Diablo nunca teve PvP?
Diablo teve uma sequência pesudo-oficial, Diablo: Hellfire, produzida pela Synergistic Software. Apenas com uma campanha single player, o jogo não obteve o mesmo sucesso do original, e sequer é tido como parte da cronologia da série pela Blizzard, que ignorou a trama de Hellfire ao produzir o aclamado Diablo II.
E se você acha que Diablo sempre foi uma exclusividade dos PC gamers, se enganou: em 1998, a Electronic Arts lançou uma conversão do game para Playstation 1!
Sem multilpayer online, a conversão oferecia um modo cooperativo local para 2 jogadores, mas apresentava um grave problema: para salvar o game, o jogador precisava de 10 slots livres no memory card! Como naquela época os memory cards possuíam um número limitadíssimo de slots (em média 15), salvar o jogo era uma tarefa árdua!
Mesmo com 15 anos, Diablo é uma série que definitivamente envelheceu bem. Os dois primeiros títulos são aclamados até hoje, servindo como parâmetros de qualidade e tendo diversos games parecidos – os famosos “Diablo-likes” – lançados todos os anos. Seu épico vídeo de abertura continua empolgando jogadores de todo o mundo, relembre:
Agora só nos resta esperar por Diablo III, que deve ser lançado em 2012, e desde já é um dos games mais esperados dos últimos anos!
Aliás, vale lembrar que a Arkade participou do beta-teste de Diablo III! Para ler nossas impressões sobre o beta, clique aqui! Além destas impressões iniciais, estamos preparando um material super especial sobre Diablo III. Aguarde…