Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!
Quem acompanhou o começo da popularização do Windows no início da década de 1990 certamente curtiu os jogos 8-bits do Windows 3.1. Nós selecionamos alguns desses games que marcaram época para você relembrar! Se prepare para momentos de muita nostalgia!
Lander
Quem imaginaria que um jogo da década de 1990 como Lander seria tão realista? O objetivo do game era pousar o módulo espacial em segurança na superfície lunar. Para isto, bastava procurar um lugar plano para pousar e ficar de olho na velocidade e no combustível – pousar em uma velocidade exagerada certamente levava o módulo a ser destruído. Lander era, afinal de contas, um jogo que exigia mais da concentração do jogador do que reflexos rápidos. Curiosamente, o programa era até mesmo usado para treinar astronautas!
Rattler Race
Rattler Race é um jogo de puzzle lançado em 1991 baseado no clássico Snake da década de 70. O esquema é parecido: o jogador assume o papel de uma cobra cascavel e tem que comer todas as maçãs espalhadas pelo cenário. Para atrapalhar a vida do gamer, existem cobras inimigas e paredes que podem matar a cascavel do jogador se encostarem em qualquer parte do corpo dela. Existem ainda bolas que ficam quicando pelo cenário, mas que só matam o jogador se atingirem a cabeça da cobra. São 30 níveis no total, que vão ficando progressivamente mais difíceis. A pontuação do jogador aumenta de acordo com o número de níveis completados e o número de maçãs comidas. Ainda aparecem aleatoriamente maçãs douradas no percurso, o que aumenta a pontuação do jogador.
Bang! Bang!
Se você curte Angry Birds hoje em dia, talvez não conheça Bang! Bang!, o precursor destes jogos de tiro que utilizam uma física realista. COm dois canhões virados de frente um para o outro, o objetivo é basicamente acertar o ângulo de inclinação e a força do tipo para tentar acertar seu oponente. Simples, mas extremamente desafiador e viciante! Por ser multiplayer, Bang! Bang! conquistou milhões de fãs em todo o mundo.
Pipe Dream
Mesmo antes da LucasArts comprar os direitos de Pipe Mania (tornando-se parte do pacote de jogos oficial do Windows) existia outro jogo de encanamentos, o Pipe Dream. Usando uma variedade de pedaços de canos, que vão aparecendo aleatoriamente no canto da tela, o jogador precisa construir um caminho entre a peça inicial e a final evitando que a “gosma” derrame. Após um intervalo de tempo, a gosma começa a jorrar, terminando o trajeto no tempo certo o jogador avança de nível tornando a velocidade do líquido mais rápida, dificultando assim o serviço. Quanto maior a tubulação, mais pontos são ganhos, estimulando o raciocínio dos jogadores.
Ski Free
Criado pelo programador Chris Pirih na sua casa e para uso pessoal, Ski Free surgiu em 1991 e logo chamou a atenção dos gerentes da Microsoft (onde Pirih trabalhava), por vê-lo jogando no seu computador um jogo engraçado com esquiadores destemidos e “abomináveis homens das neves”. No jogo você tem o papel de um esquiador que deve desviar de obstáculos, como árvores, pedras e buracos, e realizar manobras para acumular pontos. Chegando ao final da pista você e surpreendido pela aparição do abominável homem das neves, sendo perseguido e até devorado caso suas habilidades no ski não sejam tão boas!
Minesweeper (Campo Minado)
Vindo de um jogo de tabuleiro dos anos setenta, Minesweeper ou Mines, como ficou conhecido, chegou ao Windows em 1990 e continua com as suas explosões ate os dias de hoje. O objetivo e descobrir a localização das minas sem detoná-las, usando como guia os números revelados a cada acerto. Possui vários níveis de dificuldade onde a quantidade de minas e a área do campo minado são alteradas. Com o passar dos anos, Mines sofreu várias alterações gráficas e de estilo, mas sua engine continua a mesma dos primeiros pacotes de jogos do Windows, conservando assim, o seu sucesso.
Box World (Sokoban)
Com sua primeira aparição em 1988 no Comodore 64 e no Aplle II, o puzzle japonês Socoban ganhou uma versão americana para Windows “inspirada” no original, o Box World. Logo tornou-se adorado por sua complexidade e variedade de puzzles, principalmente pelos que gostavam de raciocínio lógico-matemático, como programadores e engenheiros. Para jogá-lo basta arrastar as caixas que aparecem dentro do labirinto para os lugares marcados. Parece simples, mas os várias formatos do labirinto e a quantidade de caixas geram armadilhas de fundir o cérebro!
Rodent’s Revenge
Rodent’s Revenge, de 1991, surgiu quando Christopher Lee Fraley observava o seu gato caçar ratos no seu quintal. Associando a idéia a um puzzle,nasceu um game divertido no bom e velho estilo Tom & Jerry. Para ganhar, o rato deve desviar das ratoeiras, encurralar os gatos e comer os pedaços de queijo apenas empurrando os blocos do cenário. Quanto mais tempo você demora, mais gatos aparecem tornando a sobrevivência complicada.
Bow and Arrow
Com uma interface extremamente simples e uma dose de história, Bow and Arrow usou a lenda de Robin Hood para construir um jogo simples, mas viciante. Nosso herói precisa estourar os balões clicando o botão do mouse na hora certa e posicionando o personagem pra acertar o maior número de balões com menos flechas. Neste game um bom timing na hora do tiro definitivamente vale mais que a pontaria.
Solitaire (Paciência)
Para fechar com chave de ouro ou melhor, “carta de ouro”, nada melhor que um clássico do Windows e de outras plataformas. Solitaire, jogado por milhões de pessoas enquanto esperam o loading dos seus vídeos ou enquanto matam o trabalho no computador da empresa, tornou-se mais conhecido que jogos de cartas clássicos como Poker e Canastra. O termo britânico Solitaire Games se refere a uma variedade de jogos, entre eles o Paciência, onde não há a necessidade de um adversário para jogá-l,o e em que a dificuldade esta no próprio acaso. Presente no Windows desde de início, ele teve várias versões como o Spider e o FreeCell, porém sua forma original continua ajudando muita gente a passar o tempo em momentos de ócio!
Se você jogou a maior parte dos games desta lista… definitivamente você está ficando velho!
Mas, quem disse que ficar velho é algo ruim, não é? Só quem é velho teve a chance de experimentar estas belezinhas na época em que elas ainda eram novidades!