10 momentos inesquecíveis dos videogames – parte 2

31 de janeiro de 2011

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Em 2009, nós elegemos 10 momentos inesquecíveis da história dos videogames. Como aquele post gerou bastante discussão, nós sentimos que deixamos de lado alguns momentos incríveis. Por isso, trazemos agora mais 10 momentos considerados inesquecíveis por muitos gamers! Nós só temos dois avisos para vocês: 1) os jogos não estão em uma ordem específica e 2) leia com cuidado pois existem spoilers de alguns jogos!

BioShock 1 – “Would you kindly…”

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

BioShock é um grande jogo, certamente um dos melhores dos últimos anos. Um dos momentos mais marcantes do game é quando Jack, o personagem principal, descobre que estava sendo manipulado por Atlas por meio da expressão “Would you kindly…”, que significa em bom português “Você poderia gentilmente…”. Andrew Ryan sabia do segredo e tentou livrar Jack da hipnose, mas acabou sendo morto pelo próprio (a mando de Atlas). No entanto, Brigid Tenenbaum consegue livrar Jack do domínio de Atlas, que ainda tenta (em vão) fazer com que Jack cometesse suicídio.

Shadow of the Colossus – Os Colossi

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Hoje em dia, chefões gigantes são algo até comum e rotineiro nos games. No entanto, é possível que nada disso existisse não fosse Shadow of the Colossus, game de 2006 lançado para PS2. O game acompanha Wander, um rapaz que busca ressucitar uma moça chamada Mono, que foi sacrificada. Para isso, ele tem que enfrentar os Colossi, seres gigantescos que só podem ser derrotados se acertar o ponto fraco deles. Parece bobo, mas SotC foi um dos games mais marcantes e inovadores de sua geração por isso. Imagine enfrentar um bicho de centenas de metros de altura munido apenas de uma espada, um arco e seu cavalo? Desde então, os chefões dos games nunca mais foram os mesmos…

Braid – O verdadeiro inimigo

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Braid acompanha a história de Tim, um homem que está procurando uma princesa que foi raptada por um terrível monstro. Seu relacionamento com a princesa é bastante vago e a única parte revelada é que Tim quer reparar, ou então deletar, um erro cometido. Durante as seis fases do jogo, algumas pistas sobre o enredo vão surgindo, mas nada fica muito claro. Na última fase, tudo se move ao contrário – com a exceção de Tim. Nesta parte, a princesa é mostrada fugindo de um cavaleiro e ajudando Tim para que os dois possam se encontrar na casa dela. Na casa, Tim fica trancado e começa a ver o que realmente estava acontecendo: a princesa estava é fugindo do próprio Tim, os quebra-cabeças que o “herói” resolvia eram na verdade tentativas da princesa de despistá-lo. Resumo da ópera: Tim era, na verdade, o próprio monstro!

World of Warcraft – A batalha contra Archimonde

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Na expansão The Burning Crusade, é liberada a raid Battle for Mount Hyjal, cujo chefão final é ninguém mais, ninguém menos que Archimonde, um dos principais líderes da Burning Legion. Lutar contra Archimonde seria algo comum, não fosse seu tamanho: ele é gigantesco! Só é possível ver seus pés durante a batalha, o que o torna um adversário bastante difícil. Batalhar contra ele é batalhar pela sobrevivência. A morte de um único jogador pode resultar na derrota da guilda inteira. Confira abaixo uma luta de uma guilda da Aliança contra Archimonde:

Command & Conquer – Kane

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Kane é o líder da sociedade Brotherhood of Nod, uma antiga facção militar e globalizada. Pouco se sabe sobre Kane – seus seguidores o ligam diretamente à figura bíblica de Caim, filho de Adão e Eva e o primeiro assassino da história – o que Kane não nega, nem confirma. Considerado um sociopata brilhante e carismático por quem é de fora, seus seguidores (e até mesmo ele) se referem a Kane como um salvador, um verdadeiro Messias. Kane é supostamente imortal, já que vários personagens durante os jogos C&C acreditam que Kane e a Brotherhood of Nod possuem milhares de anos. Como os eventos dos jogos abrangem praticamente um século, é provável que ele realmente seja imortal – sua primeira aparição se dá por volta da década de 50, como conselheiro de Stalin na União Soviética, enquanto que C&C4, o último jogo com a presença do vilão, se passa na década de 2060.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time – Link e a Master Sword

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Ocarina of Time é tido por muitos como o melhor Zelda de todos os tempos. Um jogo como este obviamente tem seus momentos inesquecíveis, mas nenhum mais memorável do que Link finalmente conseguindo a Master Sword no Temple of Time. O pequeno Link então se encontra com Sauru, um dos feiticeiros do Sacred Realm, que revela que nosso herói cresceu sete anos e agora está pronto para ser o Herói do Tempo! Relembre abaixo este grande momento da série The Legend of Zelda:

Wii Sports

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

A primeira vez a gente nunca esquece, não é mesmo? Por isso que Wii Sports, o divertido jogo do Nintendo Wii, está nesta lista. O Wii chegou com altas expectativas graças ao seu revolucionário sistema de controle sensível ao movimento. Por acompanhar o Wii já na caixa, Wii Sports foi o primeiro jogo que nos fez ver os games com outros olhos. Mesmo simples e com apenas cinco esportes (tênis, beisebol, golfe, boliche e boxe), o game fazia uso total das possibilidades do Wii na época. Três anos após, foi a vez de Wii Sports Resort e o Wii Motion Plus levarem a jogabilidade do Wii para outro patamar.

Metal Gear Solid/The Twin Snakes – A batalha contra Psycho Mantis

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Um dos inimigos mais tradicionais de Solid Snake surpreendeu bastante gente. Durante a batalha contra Psycho Mantis, o inimigo “adivinhava” alguns jogos que o gamer gostasse por meio do memory card. Fosse a versão do PSX, Mantis falaria sobre Castlevania, Suikoden e outros jogos da Konami. Em The Twin Snakes, para Gamecube, ele falaria de Super Smash Bros. Melee e Eternal Darkness. Ele ainda supostamente fazia o controle se mexer por meio da função rumble e também fazia a tela ficar preta com a palavra HIDEO, simulando o canal de vídeo de muitos televisores. Apesar de serem truques simples, a batalha com Psycho Mantis certamente é um dos momentos mais marcantes dos games.

Mortal Kombat – O primeiro Fatality

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Mortal Kombat pode não ter sido um grande jogo de luta, mas mesmo assim, foi um jogo marcante pela violência gratuita que ele propunha. Tanta violência tinha seu ápice no fatality, um dos inúmeros golpes finais do jogo, no qual o lutador vencedor desmembrava/mutilava/incinerava/acabava com a raça do oponente, sem dó nem piedade. Independente do personagem (Sub-Zero, Shang Tsung, Liu Kang, Rayden, Scorpion, Sonya, etc), nós tínhamos certeza que o fatality seria, no mínimo, interessante. Conforme a série foi evoluindo, os fatalities também ganharam melhorias, mas ainda assim, nada supera a sensação daquele primeiro fatality, ainda nos arcades ou no Mega Drive

Red Dead Redemption – A travessia da fronteira

10 momentos inesquecíveis dos videogames - parte 2

Expert em jogos épicos, a Rockstar Games não decepcionou em 2010, trazendo uma verdadeira obra prima para os consoles em Red Dead Redemption. A história de vingança e redenção de John Marston é repleta de momentos grandiosos, mas poucos se assemelham à primeira travessia da fronteira, saindo dos Estados Unidos para o México. Marston, ainda em busca de seus ex-comparsas, acaba de reconquistar o Fort Mercer e, ajudado por Irish, resolve atravessar a fronteira. Dentro de uma jangada, o caubói então tem que enfrentar diversos bandidos dos dois lados da fronteira tendo apenas umas caixas para se proteger e munição. A travessia do Rio Grande é uma das partes mais trabalhosas do jogo devido ao grande número de inimigos e à pouca ajuda que você recebe do amalucado Irish.

E aí, caro gamer, concorda ou discorda da nossa lista? Não deixe de comentar e também de ler a primeira parte dos 10 momentos inesquecíveis dos games.

Comente nas redes sociais