Retrospectiva Arkade: os melhores jogos de 2011

30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Arkade: os melhores jogos de 2011

Enfim chegamos ao fim de mais um ano. Um ano deveras movimentado no mercado de games! Embora as sequências ou reboots tenham dominado o mercado em 2011, é fato que houve espaço para a criatividade, pois algumas boas franquias em potencial surgiram. Obviamente, também tivemos games ruins, devidamente homenageados na seção de piores do ano. Relaxe, e relembre com a gente os melhores e piores do ano nesta matéria especial!

Melhores games de ação

1 – Batman: Arkham City

2 – Deus Ex 3: Human Revolution

3 – Gears of War 3

4 – Assassin’s Creed: Revelations

5 – Dead Space 2

Uma missão ingrata escolher os melhores jogos de ação em um ano que nos brindou com tantos bons games do gênero! Batman: Arkham City se destaca pelo conjunto da obra, mas o desfecho épico de Gears of War 3 não fica muito atrás, pois se beneficia do modo online para garantir incontáveis horas de diversão.

Deus Ex 3 flerta com outros gêneros (RPG, FPS), mas sem dúvida se destaca por sua ação de primeira, bem como Dead Space 2, que adiciona terror e tiro em terceira pessoa à receita. Assassin’s Creed: Revelations faz jus à série, mas serve para mostrar que a velha receita da franquia já está dando sinais de cansaço.

Trailer do campeão:

Melhores games de aventura

1 – Uncharted 3: Drake’s Deception

2 – The Legend of Zelda: Skyward Sword

3 – Super Mario 3D Land

4 – Trine 2

5 – Alice: Madness Returns

Em muitos casos é complicado definir onde acaba a ação e começa a aventura. Uncharted 3: Drake’s Deception é um ótimo exemplo de game que rompe estas barreiras o tempo todo, ao contrário de The Legend of Zelda: Skyward Sword, onde a aventura é o que conta.

Como de praxe, Super Mario é sinônimo de qualidade neste quesito, bem como o recente Trine 2, que oferece uma ótima experiênciamultiplayer e um visual de cair o queixo. Fecha a lista Alice Madness Returns, um game que poderia ter sido bem melhor, mas ainda assim oferece uma jornada bizarra e grandiosa por uma País das Maravilhas mais insano do que nunca.

Trailer do campeão:

Melhores games de luta

1 – Mortal Kombat 

2 – Marvel Vs. Capcom 3

3 – The King of Fighters XIII

4 – Super Street Fighter IV 3D

5 – EA Sports MMA

Pode-se dizer que 2011 foi o ano da brutalidade nos games de luta. Além dos lançamentos de games bem realistas inspirados nas lutas do momento – EA Sports MMA – tivemos o glorioso retorno de uma franquia que atravessa gerações: Mortal Kombat, um dos maiores clássicos da pancadaria, se reergueu em grande estilo, após passar anos decepcionando seus fãs com jogos medíocres.

A psicodelia frenética de Marvel Vs. Capcom 3 também agrada muita gente, bem como a sólida e tradicional luta 2D de The King of Fighters XIII. Para encerrar, temos a ótima conversão de Super Street Fighter IV para o 3DS, uma versão portátil deste neo-clássico que não deve nada para as versões de consoles.

Trailer do campeão:

Melhores games FPS

1 – Battlefield 3*

2 – Call of Duty: Modern Warfare 3

3 – Crysis 2

4 – Killzone 3

5 – Rage

Embora os números deixem claro que o povo prefere Call of Duty, aqui na redação mudamos este post de última hora após descobrimos que Battlefield 3 é um jogo que consegue ser mais divertido, graças ao seu multiplayer robusto e repleto de possibilidades que oferece algo mais do que headshots.

Felizmente, boas opções não faltaram além destes dois gigantes: seja no belo futuro tecnológico de Crysis 2 ou o belo mundo pós-apocalíptico de Rage, há diversão para todos. Quem busca novas maneiras de curtir um FPS, pôde encontrar em Killzone 3 uma ótima saída, pois ao game é compatível com o PS Move e oferece uma ótima jogabilidade com o periférico.

Trailer do campeão:

*Nesta categoria houve uma mudança de última hora. Na Revista Arkade – edição número 30 demos a medalha de ouro para Call of Duty: MW 3, mas de lá para cá, resolvemos levar em conta o “fator diversão” do multiplayer de Battlefield 3, o que pesou na mudança do primeiro lugar.

Melhores games RPG

1 – The Elder Scrolls V: Skyrim

2 – The Witcher 2: Assassins of Kings

3 – Dragon Age 2

4 – Dark Souls

5 – Pokémon: Black & White

Este ano não teve para ninguém: em matéria de RPG, The Elder Scrolls V: Skyrim foi preferência por unanimidade para todos. Status mais do que merecido, afinal, o jogo é incrível.

Em segundo lugar temos a trama séria do desafiador The Witcher 2: Assassins of Kings, seguido de perto por Dragon Age 2, um RPG um pouco mais simples, mas nem por isso menos interessante. Dark Souls e sua dificuldade insana também merecem destaque, bem como as novas versões de Pokémon: Black e White, que fizeram a alegria dos fãs dos monstrinhos na telinha do Nintendo DS.

Trailer do campeão:

Melhores games esportivos

1 – FIFA 12

2 – Pro Evolution Soccer 2012

3 – NBA 2K12

4 – Kinect Sports: Season Two

5 – UFC Personal Trainer

Quem gosta de bater uma bolinha virtual não tem do que reclamar este ano. Tanto FIFA 12 quanto Pro Evolution Soccer 2012 são ótimos, e embora sejam pauta de discussões calorosas sobre qual é o melhor, as vendas de FIFA são bem mais expressivas.

Se sua praia é o basquete, NBA 2K12 oferece uma experiência ainda mais imersiva deste esporte, ao passo que Kinect Sports: Season Two diverte e agrada fãs de vários esportes. Os jogos aeróbicos – como UFC Personal Trainer – se destacaram por seu esforço em tirar o jogador do sofá e ajudá-lo a queimar umas calorias.

Trailer do campeão:

Melhores games de corrida

1 – Forza Motorsport 4

2 – Dirt 3

3 – Need for Speed Shift 2: Unleashed

4 – Mario Kart 7

5 – F1 2011

Os simuladores dominaram o mercado este ano. Em um páreo duro pela pole position, temos grandes títulos como Forza 4, Need for Speed Shift 2: Unleashed e F1 2011, todos excelentes games que apostam no realismo gráfico e técnico para impressionar os jogadores.

Claro que nem só de simulação se faz um bom game de corrida, e para os que acreditam que a diversão e a adrenalina valem mais, não faltaram boas opções, seja nas pistas de terra de Dirt 3, seja nos mundos psicodélicos e coloridos de Mario Kart 7.

Trailer do campeão:

Melhores games independentes

1 – Bastion

2 – Sequence

3 – Swords and Sworcery

4 – Might & Magic: Clash of Heroes

5 – Insanely Twisted Shadow Planet

Se faltou um pouco de criatividade para as grandes indústrias, o mesmo não pode ser dito das produtoras independentes, que entregaram diversos bons títulos este ano. Bastion e seu narrador onipresente cativaram muitos fãs de RPGs, enquanto o inovador Sequence mostrou que RPGs e games musicais podem, sim, andar juntos.

Swords and Sworcery impressionou com seu estilo gráfico peculiar no iPad. Estilo também é um dos diferenciais de Insanely Twisted Shadow Planet, game de nome bizarro e visual inspirado. Para quem curte um bom desafio, a melhor pedida foi Might & Magic: Clash of Heroes, uma mistura de puzzle com RPG que está bombando nas redes Steam, Xbox Live e PSN.

Trailer do campeão:

http://youtu.be/tOlZN6RSNqg

 Revelações de 2011

1 – Dead Island

2 – La Noire

3 – Catherine

4 – Child of Eden

5 – Outland

Embora as sequências e reboots tenham dominado o mercado, não se pode negar que houve um respiro de criatividade na indústria: o psicodélico Child of Eden é uma experiência realmente inovadora no mundo dos games, enquanto Catherine nos brindou com um romance pra lá de estranho repleto de puzzles bizarros.

LA Noire serviu para mostrar que nem só de ação e tiroteio se faz um bom game investigativo; já Dead Island entregou uma experiência realmente aprofundada de um holocausto zumbi. Encerrando as boas surpresas do ano temos Outland, o estiloso game 2D da Ubisoft que nos fez lembrar porque os jogos de plataforma são tão divertidos.

Trailer do campeão:

Decepções de 2011

1 – Duke Nukem Forever

2 – Brink

3 – X-Men: Destiny

4 – Call of Juarez: The Cartel

5 – Haunted: The Demon’s Forge

Como nem só de bons games é feita a indústria, este ano também tivemos algumas decepções. Não estamos falando necessariamente de jogos ruins, mas de jogos que criaram muita expectativa e no fim, decepcionaram seus fãs.

É o caso de Duke Nukem Forever, que não valeu os 15 anos de espera, ou Brink, cujos trailers foram bem melhores do que o jogo em si. A mudança de ambientação de Call of Juarez afundou a série, já o “Gears of War medieval” Haunted: The Demon’s Forge sequer passa perto da qualidade do Gears original. Por fim temos X-Men: Destiny, um jogo com ótima premissa, mas péssima execução.

Trailer do “campeão”:

http://youtu.be/p35Kg-1JnKw

E aí, você concorda com esta lista? Discorda? Deixe seu comentário abaixo!

Ah, e um feliz ano novo de toda a equipe Arkade!

Este texto foi originalmente publicado na Revista Arkade – edição número 30. Esta versão possui algumas mudanças em relação ao original.

Comente nas redes sociais