Fórmula 1 – Russell vê a vitória cair em seu colo após incidente entre Verstappen e Norris

1 de julho de 2024
Fórmula 1 - Russell vê a vitória cair em seu colo após incidente entre Verstappen e Norris

George Russell queria apenas um pódio para seguir na crescente com sua Mercedes durante a temporada 2024 da Fórmula 1, porém viu a vitória cair no seu colo no GP da Áustria deste domingo (30). O britânico vinha em terceiro quando a sorte resolveu lhe sorrir no instante em que Max Verstappen e Lando Norris se acharam na briga pelo primeiro lugar.

A corrida se desenhava para o costumeiro roteiro de domínio da Red Bull, já que Max Verstappen fez uma pole dominante, diante da aficionada torcida presente em massa no circuito de Spielberg. Entretanto, a história da corrida mudou com um erro da equipe do touro nos boxes, que colocou a McLaren em condições de vitória no final da prova. E enquanto Max reclamava muito da falta de aderência, Norris tentava de todas as formas achar alguma brecha para passar o tricampeão e vencer.

Dali em diante, foi Norris x Verstappen em uma disputa bem severa. Na volta 59 de 71, Norris mergulhou por dentro na curva 3, mas perdeu o ponto de freada e teve de devolver posição para não ser punido. Só que Lando ficou no limite dos excessos de limite de pista e, de fato, a quarta escapada não foi ignorada pelos comissários.

Mesmo assim, Norris continuou firme, para tentar passar Max e tentar de alguma forma compensar o tempo da sua punição, e a ousadia resultou em um toque entre os dois. Como Verstappen não é dos que cedem espaço, os dois se tocaram e ambos tiveram de ir aos boxes para trocar os pneus furados. Max ainda conseguiu voltar para a prova, mesmo tendo de pagar 10 segundos por ser considerado culpado pelo incidente, mas Lando teve que abandonar.

Assim, Russell que nada tinha a ver com essa história, passou os dois e seguiu tranquilo para a vitória.

Oscar Piastri ficou em segundo e até poderia caçar Russell, mas o safety-car virtual freou o ímpeto do australiano. Carlos Sainz fechou o pódio, com Lewis Hamilton em quarto. Verstappen ainda conseguiu terminar em quinto, com Nico Hülkenberg em corrida heroica com a Haas, ganhando o sexto posto sobre Sergio Pérez na última volta. Kevin Magnussen (colocando as duas Haas na zona de pontos), Daniel Ricciardo e Pierre Gasly fecharam o top-10.

O acidente que ainda vai dar o que falar

A amizade entre Max Verstappen e Lando Norris, que vem da infância, vai ter que lidar com o incidente entre os dois. Mas o tricampeão garantiu que vão seguir amigos e prometeu que vai conversar com o piloto da McLaren em um momento oportuno.

O tricampeão se defendeu de forma dura ao longo de algumas voltas do ataque de Lando, fazendo muita gente se lembrar das disputas com Hamilton em 2021. Ainda durante a disputa, o britânico acusou o amigo de mover o carro durante a freada.

Norris ficou extremamente chateado com o incidente e disse que perderia o respeito caso Verstappen não admitisse a culpa. O tricampeão não se vê como responsável pela batida, mas reforçou que vai conversar com o amigo da McLaren sobre este incidente e que a amizade entre eles vai seguir em frente.

Os dois pilotos estão na ponta do campeonato. Max, com o seu quinto lugar, se mantém líder com 227 pontos, enquanto Norris, que zerou nesta prova, se mantém em segundo, com 157 pontos. Leclerc, com 150, Sainz, com 120 e Pérez, com 112, fecham o top 5 desta temporada.

Resultado do GP da Áustria de F1

1) George Russell (Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)

11) Charles Leclerc (Ferrari)
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes)

A Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da rodada tripla em sequência.

Aproveite e escolha a miniatura da sua equipe favorita da Fórmula 1 com um preço especial, lá no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais