Gamescom Latam 2024 – Stephan Vogler, criador de Tibia, fala sobre Persist Online, seu novo projeto

2 de julho de 2024
Gamescom Latam 2024 - Stephan Vogler, criador de Tibia, fala sobre Persist Online, seu novo projeto

Tibia conta com uma história muito peculiar no universo dos games: afinal, estamos falando de um game que tem mais de 27 anos de atividade e, nestas quase três décadas, o game continua firme e com uma comunidade sempre fiel. Mas, pelo visto, o pessoal da CipSoft entendeu que havia chegado a hora de dar um novo passo.

Assim, chegou a hora de Persist Online, o novo jogo do estúdio, que busca manter as raízes e os valores do clássico Tibia, mas também expandir o jogo, levando-o a evoluções técnicas ou sociais que Tibia não permite. Por isso, para entender melhor o que vem por aí, conversamos com Stephan Vogler, um dos criadores do Tibia e co-fundador do estúdio e Benjamin Zuckerer, Gerente de Produto Chefe da CipSoft.

Persist Online é o primeiro MMORPG do estúdio para PC em quase 30 anos, e conta com a promessa do estúdio em canalizar nele todo o seu conhecimento sobre a criação de excelentes experiências multijogador. Projetado como um “verdadeiro MMORPG da velha guarda” (mas com zumbis, armas e tacos de beisebol em vez de orcs, magos e feitiços), Persist Online promete reunir centenas de jogadores “em um servidor persistente com a maior liberdade possível”.

Confira, abaixo, o nosso bate-papo

Arkade: Tibia tem uma história muito rica, e mesmo Persist sendo um jogo novo, ele já chega com muita história para contar. Como é para vocês lançar um jogo novo com a bagagem de outro já tão consolidado?

Stephan Vogler: É uma boa pergunta. Tibia tem 27 anos de história no mundo dos jogos online. Sempre pensamos sobre o que fazer a seguir e, deliberadamente, decidimos não criar um Tibia 2, pois acreditamos que isso desviaria os jogadores do Tibia original. Optamos por desenvolver e atualizar continuamente o Tibia. Contudo, após todos esses anos, achamos que era hora de tentar algo novo, mas que ainda compartilhasse do mesmo DNA do Tibia. Assim, com o Persist Online, estamos criando um jogo que, embora semelhante ao Tibia, é diferente em alguns aspectos. O mais evidente é a aparência 3D moderna. Esperamos alcançar novas audiências que talvez não se interessem pelo estilo retrô do Tibia. Com Persist Online, queremos trazer a emoção do Tibia para novos jogadores, com uma nova estética e ambientação.

Arkade: Então, ao criar um novo jogo, existem elementos que você já gostaria de ter adicionado ao Tibia há 15 anos atrás?

Stephan Vogler: Na época em que começamos, gráficos 3D não eram possíveis; os jogos eram 2D. Amamos os jogos 2D, eles têm sua beleza, mas agora podemos criar um mundo com verticalidade, com prédios altos e montanhas que os jogadores podem explorar em 3D, algo que não era possível anteriormente. Além disso, antigamente a internet tinha uma largura de banda muito limitada e o cliente do Tibia precisava ser muito pequeno. Hoje, não temos mais essas limitações e podemos oferecer gráficos mais bonitos no Persist Online. Essas são algumas das melhorias que podemos fazer agora e que não eram possíveis no passado.

Arkade: É interessante falar de um jogo novo, mas com uma história rica como a do Tibia. Como a comunidade, que sempre foi muito apaixonada pelo Tibia, ajudou no desenvolvimento do Persist Online?

Stephan Vogler: A comunidade está no coração de qualquer jogo online. Temos muitos jogadores brasileiros que são muito apaixonados e exigentes. Eles sempre nos dão feedback sobre o que gostam e não gostam, e isso influenciou muito o Tibia e, agora, também o Persist Online. Todas as lições que aprendemos com a comunidade do Tibia foram aplicadas no desenvolvimento do Persist Online. Queremos que os jogadores brasileiros, em particular, encontrem no Persist Online as qualidades que eles apreciam.

Arkade: E já que citou o nosso país, quantas vezes vocês estiveram no Brasil e como foi a recepção dos jogadores brasileiros?

Stephan Vogler: Esta é minha segunda vez no Brasil. Estive aqui há 11 anos e estou muito feliz por voltar. Amamos o Brasil; é ótimo estar aqui. Para o Ben, é a primeira vez. É sempre incrível falar com as pessoas aqui. Muitos brasileiros jogaram Tibia e compartilham suas experiências do jogo, algumas desde quando eram jovens. É uma honra ver que o Tibia é tão popular no Brasil.

Arkade: Para encerrar, o que podemos esperar no futuro desse novo jogo? Qual a mensagem que vocês têm para os jogadores brasileiros que acompanharão essa nova jornada?

Benjamin Zuckerer: O que você pode esperar do Persist Online é muita liberdade no jogo. Notamos que muitos jogos novos guiam os jogadores de forma muito restrita, dizendo o que fazer e quando fazer. Não é o tipo de jogo que gostamos. Tanto Tibia quanto Persist Online oferecem aos jogadores a liberdade de jogar no seu próprio ritmo e fazer suas próprias escolhas, que podem ter consequências. Se isso soa interessante, você pode se inscrever no Steam e se juntar ao nosso servidor no Discord, onde a equipe de desenvolvimento está muito ativa, respondendo perguntas e sendo transparentes sobre o desenvolvimento do jogo. Queremos que o jogo seja tanto nosso quanto da comunidade.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais