Grupo terrorista islâmico utiliza GTA para recrutar e treinar jovens

23 de setembro de 2014

Grupo terrorista islâmico utiliza GTA para recrutar e treinar jovens

O grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e Síria está usando uma nova forma de recrutar jovens com um trailer mostrando como “é divertido” fazer todas as coisas ilegais de um jogo como GTA, porém na vida real e em prol da causa jihadista. Veja o trailer e a continuação desta história tensa, logo abaixo.

Um dos maiores grupos jihadistas do Oriente Médio, o ISIS (sigla para Islamic State in Iraq and Syria) está fazendo de tudo para recrutar soldados e combatentes para a interminável luta atrás de mais controle em outras regiões no Estado Islâmico.

Atualmente o ISIS está entre um dos vários grupos de coalizão que são considerados como terroristas pelos estados ocidentais, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, além da própria ONU o classificar como um grupo terrorista. E com uma ação que não deveria ser normal, mas acaba sendo pela forma que o ISIS lida com o seu recrutamento de jovens, o grupo decidiu lançar um vídeo com várias cenas do que os jovens supostamente poderiam fazer, tudo encenado no que parece ser uma versão modificada do jogo Grand Theft Auto.

O vídeo começa promovendo a ideia de se recrutar ao grupo com a chance de fazer vários atos, incluindo matar policiais, colocar explosivos em comboios militares, utilizar rifles de longo alcance para matar soldados e explodir carros com suas metralhadoras, coisas que são normais em um jogo como GTA.

Tudo isto acontecendo enquanto o logo do grupo terrorista modificado ao logo de GTA (como você pode ver na imagem acima), aparecendo como uma transição para cada cena. Isso sem falar das várias vezes em que os dizeres “Allahu Akbar!” são exclamados durante o vídeo.

*O YouTube está removendo o vídeo que até o fechamento desta matéria havia sido compartilhado por vários outros sites. Caso não consiga assistir por aqui, você pode tentar através deste link.

http://youtu.be/QhbX0Kt9s_I

De acordo com o Estado Islâmico, o vídeo foi criado para “aumentar a moral do Mujahidin e treinar as crianças e os jovens em como batalhar contra o oeste e atacar o terror no coração daqueles que se opõem ao Estado Islâmico.

Jogos, assim como qualquer outra forma de entretenimento, podem ser utilizada tanto para ajudar fisicamente, emocionalmente e ainda ensinar algo para alguém, quanto como uma ferramenta de propaganda para jovens entrarem em uma sangrenta batalha que no final não teremos um vencedor.

(Via: The Telegraph, Polygon)

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais