Não entendemos a Nintendo: nossa visão sobre os planos da Big N
Nintendistas, preocupem-se: a toda poderosa Nintendo parece estar tendo dificuldades para se reerguer. fontes afirmam que o desenvolvimento do recém-anunciado Wii U anda bem enrolado, e o fracassado 3DS vai receber em breve um bizarro adaptador que acrescenta mais um direcional analógico ao portátil. Tudo isso nos leva à seguinte questão: estaria a Nintendo anunciando (e lançando) consoles mal-acabados?
Longe de nós querermos crucificar a Nintendo, afinal, como já dissemos na coluna Voicechat da revista Arkade número 26, somos contra os fanboys que se limitam à criticar a atual situação da empresa e esquecem de sua inenarrável importância na indústria dos games. Mas, é fato que as notícias e os lançamentos da Nintendo andam meio mal das pernas.
Vamos começar pelo já lançado Nintendo 3DS: com o fracasso das vendas, a Nintendo foi obrigada a cortar 80 dólares no valor do portátil, isso antes do console completar 6 meses nas prateleiras.
Agora, a revista japonesa Famitsu avisa que em breve o console vai receber um periférico bem estranho: um case que adiciona uma segunda alavanca analógica (talvez para não ficar atrás do PS Vita). O problema é que ao acoplar o acessório, o gatilho superior direito fica inutilizado.
Para compensar, o adaptador conta com um “novo gatilho” direito, que fica sobre o original. Uma boa sacada, mas isso só aumenta a impressão de que o periférico foi planejado às pressas, ficando com um ar de “gambiarra oficial”. Confira abaixo uma imagem da novidade, que inicialmente será comercializada junto com o vindouro game Monster Hunter DS:
O Wii U, sucessor do bem-sucedido Nintendo Wii, também andou recebendo novidades preocupantes: de acordo com fontes anônimas próximas ao desenvolvimento do console, o hardware do Wii U simplesmente não está apto para corresponder a todas as necessidades da Nintendo, tampouco à tudo o que foi mostrado na E3 deste ano.
A interação do controller/tablet com o console, a possibilidade de jogar apenas no controller, a transferência de dados entre ambos, tudo isso anda dando dor de cabeça para a Nintendo. Segundo as fontes, os desenvolvedores que trabalham no console estão tendo que usar “tethers” para garantir a comunicação entre o Wii U e seu controller diferenciado, mas este “jeitinho” não anda funcionando bem, e o desenvolvimento do aparelho é interrompido diariamente para que o software passe por updates e revisões.
Embora estas informações (obviamente) não tenham sido confirmadas pela Nintendo, vale lembrar que na E3 a empresa mostrou apenas demos não-jogáveis, e fez diversas promessas sem uma demonstração prática. Os problemas de desenvolvimento poderiam atrasar o lançamento do console, que diga-se de passagem parece estar sendo feito às pressas para chegar logo às prateleiras e tirar a Nintendo do buraco.
Como gamers de longa data, confiamos na Nintendo, mas realmente não conseguimos entender onde a empresa anda com a cabeça: lançamentos feitos às pressas, periféricos estranhos para “otimizar” um console que vai mal de vendas… Afinal, o que anda acontecendo com a Big N?
Você tem alguma teoria?