Konami se pronuncia sobre a polêmica envolvendo Hideo Kojima, MGS V e a Kojima Productions
Seguindo a grande revolta causada pelo sumiço do nome de Kojima das propagandas de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e a dissolução da Kojima Productions, a Konami (enfim) se pronunciou para (tentar) acalmar os ânimos.
Há alguns dias, a indústria de videogames e os fãs foram pegos por uma notícia tensa: Hideo Kojima poderia sair da Konami, e a franquia Metal Gear seria tocada pela Konami, sem Kojima e sua equipe trabalhando nos projetos.
Muitos fãs se manifestaram infelizes e indignados com a situação, e bombardearam a Konami com a hashtag #AHideoKojimaGame em resposta a retirada de seu nome e do logo da Kojima Productions do material de divulgação de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
Tentando acalmar a todos, a Konami twittou algumas explicações sobre o caso, ainda que evitando tocar em pontos mais polêmicos do caso.
“Em conformidade com a recente mudança na organização de produção de toda a Konami, Kojima Productions, bem como outras companhias de produção internas, tiveram seu nome, etc., alterados para moverem-se para a estrutura de trabalhado sedo corporativa”.
“O nome e a organização mudou, mas como antes, MGSV: TPP continua sendo um trabalho do diretor Kojima e dos membros do time existentes”.
A Konami também se pronunciou sobre a polêmica envolvendo os nomes os perfis de redes sociais, com as páginas da Kojima Productions tendo seus nomes alterados:
“A conta da rede social também foi mudada, mas a nova conta tem os mesmos membros do time Metal Gear como a anterior, e é atualizada com as notícias mais recentes. Como os membros do time que estão twittando não mudou, nós gostaríamos de seus contínuo suportes e seguidores”.
Já no que se refere diretamente a Kojima, a Konami declarou que:
“O diretor Kojima está jogando o game, checando todos os pequenos detalhes e dando instruções para a equipe enquanto o título continua em desenvolvimento. Trazer os pensamentos e ideias do diretor Kojima para um game de mundo aberto do tamanho de TPP é incrivelmente difícil, o diretor e o time que estão desde o início estão juntos como um só enquanto eles focam em terminar o game, então por favor deem a eles o suporte que eles precisam.”
O video acima é uma paródia, mas tem alguns spoilers de Ground Zeroes. Estejam avisados!
No entanto, se o intuito da Konami era acalmar os fãs, o objetivo não foi alcançado. Os tweets foram feitos no perfil japonês da produtora, e as respostas dos fãs nipônicos a essas declarações foi bem negativa. Com muitos dizendo não acreditar nas palavras da Konami e desejando saberem diretamente de Kojima o que ele tem a dizer sobre toda a situação.
Infelizmente para Kojima, e para a imagem da Konami, isso está difícil de acontecer. Seguindo os rumores de que a Konami está proibindo Kojima e sua equipe de se comunicarem internamente por telefone, emails e etc., a empresa não entra em detalhes, mas deixa claro que em todo esse processo de mudança realmente aconteceu.
Para piorar, a Konami parece estar realmente restringindo as aparições e declarações públicas de Kojima, chegando ao ponto até mesmo de comprometer a Kojima Station, os tradicionais videocasts de Kojima e sua equipe para conversar com os fãs e apresentar novidades sobre The Phantom Pain. A Konami diz que quanto a diminuição de declarações, entrevistas, vide casts, tweets e etc. a coisa “Vai ser desse jeito” e ponto. Triste.
Não sabemos a versão de Kojima sobre essa história, e seguindo esse ritmo, tudo o que se pode concluir é que ele e sua equipe estão trabalhando a todo vapor em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e que após o lançamento do game, Kojima e sua equipe deixarão a Konami, que continuará a série mesmo sem seu criador e sua equipe. E isso não é algo muito animador né?
De qualquer forma, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain será lançado no dia 1º de setembro para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.
(Via: Kotaku)