10 momentos inesquecíveis da história dos games

25 de novembro de 2009

10 momentos inesquecíveis da história dos games

Nós aqui da Arkade já jogamos muita coisa – jogos bons, ruins e mais ou menos. Claro que, dentre eles, uns chamaram nossa atenção e ficaram marcados na memória. Por isso, resolvemos selecionar alguns dos melhores momentos da história dos games!

10 – Diablo – The Butcher

10 momentos inesquecíveis da história dos games“Ah, carne fresca!” Essa frase era sinônimo de problemas. O Butcher é um dos mestres (overlords) mais marcantes do Diablo e o principal personagem da quest The Butcher. Ele sempre tenta encurralar o jogador, forçando o combate mano-a-mano, o que quase sempre resulta na morte (as vezes instantânea) do jogador, graças aos golpes de cutelo do monstro. Quando derrotado, ele deixa para trás sua arma, chamada The Butcher’s Cleaver, para o jogador.

9 – Super Mario Bros 3 – Primeiro voo do Mario

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesMario já era um encanador-salvador-de-princesas de sucesso na terceira versão de Super Mario Bros. Mas uma coisa ele ainda não havia feito: voar. Com a Super Leaf (Super Folha), o bigodudo ganha orelhas e rabo de um Tanooki – animal mitológico da cultura japonesa semelhante a um guaxinim. Assim, Mario podia voar por curtos espaços de tempo ao abanar seu rabo. O item deu origem para outros três power-ups: Tanooki Suit (fantasia de guaxinim), Cape Feather (a capa do Super Mario Bros World) e Wing Cap (New Super Mario Bros), que também possibilitam a Mario voar.


8 – God of War – Kratos escapa do inferno

10 momentos inesquecíveis da história dos games

Depois de comer o pão que os deuses gregos amassaram, Kratos acaba sendo morto por Zeus e é levado para o inferno pelo Exército de Hades. Kratos, meio morto, meio vivo, começa a ter alucinações, dizendo para ele resistir. Aí o “herói” começa sua escalada (literalmente falando) de volta para a vida, escapando da morte mais uma vez. Confira um vídeo da fuga de Kratos do inferno abaixo


7 – Resident Evil – Primeira aparição de um zumbi

10 momentos inesquecíveis da história dos games

Resident Evil trouxe os zumbis (e outras tantas criaturas) para o imaginário coletivo atual, iniciando inclusive uma categoria a parte dentro dos survival horrors: os jogos com zumbis. Mas nada supera o susto de ver um dos oficiais da equipe Bravo, Kenneth J. Sullivan, servindo de lanchinho para um zumbi, o primeiro de uma infindável série de mortos-vivos criados pelo T-Virus do jogo. Veja a cena no remake do primeiro Resident Evil clicando aqui.


6 – Max Payne – Bullet Time

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesJuntamente com o filme Matrix, o jogo Max Payne fez com que o Bullet Time, aquele movimento lento de câmera, mostrando tudo nos mínimos detalhes e tecnicamente num espaço muito curto de tempo, virasse uma mania, aparecendo em jogos como Conker’s Bad Fur Day, Metal Gear Solid: The Twin Snakes, Fallout 3 e Resident Evil 5. O efeito ainda apareceu nos outros dois filmes da série Matrix (Reloaded e Revolutions) e, obviamente, na bomba no filme Max Payne.


5 – GoldenEye 007
FPS Multiplayer

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesJames Bond já era um marco dos cinemas em 1997, quando o jogo GoldenEye 007 saiu para Nintendo 64 e, com ele, surgiu o primeiro multiplayer significativo de FPS. Com até 25 personagens, 11 arenas e diversas armas (inclusive a famosa Golden Gun, que matava com um tiro), GoldenEye foi palco de diversas tardes de jogatinas multiplayer entre amigos e familiares. O curioso é pensar que inicialmente, o jogo sequer teria um modo multiplayer, só sendo adicionado nos estágios finais do desenvolvimento.


4 – Metroid – Samus é uma mulher

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesEm 1986, a Nintendo lançou um jogo que mais tarde viria a ser uma de suas principais franquias: Metroid. O jogo mostrava um caçador de recompensas chamado Samus enfrentando os Space Pirates, uma horda de alienígenas mal intencionados. A aventura culminava na batalha contra a Mother Brain. Eis que, após vencer e fechar o jogo, uma surpresa. O tal caçador de recompensas é uma mulher! A partir daí, Samus passou a ser considerada a primeira grande heroína dos games, a primeira que não precisava de um homem para ser salva. O curioso é que até mesmo o manual do jogo não fazia referência ao verdadeiro sexo da heroína, inclusive chamando Samus de “o Samus” ou “ele” repetidas vezes.


3 – Final Fantasy VII – Sephiroth mata Aeris

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesFinal Fantasy VII é o jogo mais vendido e o mais famoso da clássica série. E um jogo assim obviamente tem seus momentos marcantes. Para nós, o principal dele é a morte de Aeris pela espada Masamune de Sephiroth. Após uma tentativa frustrada de impedir Sephiroth de roubar a Black Materia, Aeris se separa do grupo e vai para Forgotten City sozinha. Cloud a segue e a encontra em uma igreja, rezando. Ela olha para Cloud, sorri e, de repente, surge Sephiroth, que mata Aeris sem dó nem piedade. Mais tarde, o grupo descobriria o que Aeris estava fazendo sozinha: ela invocou a White Materia Holy, a única Materia capaz de deter a Black Materia Meteor de seu assassino.


2 – Warcraft III – Traição de Arthas

10 momentos inesquecíveis da história dos gamesOutra clássica série aparece neste Top 10. Arthas Menethil era um honrado príncipe e um dos mais fortes de guerreiros de Azeroth. Isto até ele ir em busca da espada Frostmourne juntamente com seu velho amigo Muradin Bronzebeard. Quando Arthas chega até a espada, Muradin é ferido gravemente por um estilhaço de gelo. Arthas tenta ajudá-lo, mas uma voz diz para ele seguir em frente. Ele então abandona o amigo, que morre. Meses depois, Arthas volta para o reino de Lordaeron, que fica em festa ao rever o filho pródigo. Arthas, no entanto, mata seu pai, o Rei Terenas. A partir daí, o antigo príncipe muda de lado e passa a obedecer somente ao Lich King (inclusive se tornando o novo Rei dos Lichs).


1 – Call of Duty 4: Modern Warfare – Bomba Nuclear

10 momentos inesquecíveis da história dos games


Call of Duty 4: Modern Warfare
mudou o cenário dos jogos de tiro em primeira pessoa, mostrando que é possível fazer um jogo de guerra atual, sem apelar para a Primeira ou Segunda Guerras Mundiais. Mas o que realmente marcou a nossa memória de CoD4 foi a explosão da bomba nuclear. Por volta da metade do jogo, o jogador assume o controle do Sargento Paul Jackson. Jackson passa boa parte do jogo matando terroristas e caçando Khaled Al-Asad, o principal vilão do jogo – tudo nos conformes. Em certo ponto, Jackson e seus homens estão prestes a sair da cidade quando veem um helicóptero amigo ser abatido. Eles descem e salvam o piloto do helicóptero. Quando eles retomam a fuga para casa, Jackson escuta no rádio que Al-Asad plantou uma bomba nuclear no lugar e que eles deveriam sair de lá o mais rápido possível. Deveriam. A bomba explode logo em seguida e tudo que resta ao jogador é sair do helicóptero, olhar em sua volta toda a destruição e morrer.

Então, caro gamer, esta é a nossa lista. Concorda? Discorda? Comente!

Comente nas redes sociais