Lançamento do PS Vita no Japão é marcado por bugs e problemas
Todo mundo sabe que o primeiro lote de um produto eletrônico está propenso a apresentar falhas. Que o digam os primeiros proprietários do Xbox 360, que foram aterrorizados pelas famigeradas três luzes vermelhas. O PS Vita acabou de ser lançado no Japão, e seus (in)felizes compradores já estão entupindo as caixas de reclamações da Sony com queixas de problemas técnicos.
Os problemas são dos mais variados: alguns usuários reportam que a tela – de OLED touchsrcreen – não está respondendo aos comandos. Outros afirmam que o portátil está travando, e há ainda quem está jogando tranquilamente e de repente é surpreendido por um congelamento da imagem.
O mais incrível é que existem pessoas com extremo sangue frio que, ao invés de surtarem e xingarem ao ver seus portáteis novinhos apresentando problemas, preferem gravar vídeos do console dando pau, como você pode ver nos vídeos abaixo:
Outros casos apontam que alguns consoles simplesmente não ligam mesmo com a bateria totalmente carregada, ou se tornam impossíveis de serem desligados após uma partida online.
Um caso mais grave ocorreu com um pobre infeliz que teve a telinha de seu Vita assolada por horríveis manchas pretas. Sabe aquele pixel morto que tem no seu monitor (todo monitor tem um desses)? Pois é, o PS Vita do cara é um verdadeiro cemitério de pixels mortos, olha só:
Tenso, hein? Embora o caso acima seja um fato isolado, os problemas mencionados anteriormente – travamento do sistema, tela touchscreen não respondendo e congelamento da imagem – foram bem constantes, e as reclamações dos japoneses tiraram o sono da Sony.
Isso levou a empresa a publicar um pedido oficial de desculpas (que obviamente está em japonês), bem como lançar uma atualização do firmware que, em teoria, deve acabar com problemas de congelamento de tela e travamento de sistema. Para atualizar o firmware do Vita, os consumidores japoneses devem conectar-se à internet e baixar a nova versão do sistema diretamente pelo site da Sony.
E o problema da tela touchscreen, como fica? A empresa ainda não se pronunciou sobre isso, mas é provável que seja feito um recall dos aparelhos que apresentaram esta falha. Já o sujeito dos pixels mortos, só Deus sabe o que vai acontecer com ele.
O Destructoid fez um comentário bem pertinente sobre o caso: “quanto mais recursos você coloca em um aparelho, maiores são as chances de algo dar errado. É por isso que o seu Nintendinho 8 bits funciona até hoje, mesmo após anos de sopros na entrada para cartuchos”.
Lançado no último final de semana no Japão, o PS Vita vendeu aproximadamente 320 mil unidades em dois dias. Isso é menos do que o Nintendo 3DS, que, no mesmo período, vendeu pouco mais de 370 mil unidades.
Hoje faltam dois meses e um dia para o lançamento do PS Vita no ocidente. Vamos torcer para que isto seja tempo o suficiente para a Sony corrigir os problemas e realizar um evento de lançamento menos problemático do portátil nos EUA e na Europa.
(Via: Computer & Videogames, Destructoid, Tech Radar, Veja)