Nintendo em crise: com rombo nos cofres, Big N corta o preço do 3DS
A Nintendo está em maus lençóis. A empresa que saiu na dianteira da atual geração de consoles (seu Wii ainda possui mais unidades vendidas que o Playstation 3 e o Xbox 360) passa por um momento delicado, operando com saldo negativo e amargando poucas vendas de seu novo portátil, o Nintendo 3DS. Afinal, o que deu errado?
A notícia veio a público com a divulgação do balanço financeiro do último trimestre. Entre abril e junho deste ano, o rendimento da Nintendo caiu pela metade, e atualmente a empresa está operando com um saldo negativo de 25 bilhões de ienes. Convertido em dólares, este valor ultrapassa os 3 bilhões e 200 mil.
As vendas de todas as atuais plataformas da Big N caíram. Comparado ao mesmo período do ano passado, as vendas do Wii caíram de 3 milhões para 1 milhão e meio. Já “família DS” vendeu no mesmo período do ano passado 3,1 milhões, e neste ano alcançou apenas 1,4 milhões. Pior: nestes três meses, o Nintendo 3DS vendeu apenas 710 mil unidades no mundo todo.
Considerando que o portátil foi lançado há pouquíssimo tempo (fevereiro no japão e março no ocidente) este número é muito baixo. Para efeito de comparação, 1 mês depois do lançamento do primeiro Nintendo DS, foram vendidos 2,1 milhões de unidades. Em apenas 1 mês!
O Nintendo 3DS que já está no mercado há mais de 5 meses suou a camisa para chegar neste número, e de lá para cá as vendas andam caindo bastante. Menos de 1 milhão de unidades vendidas em 3 meses no mundo todo é preocupante.
O lado bom disso (para nós, gamers) é que a empresa já está cortando preços: foi anunciado uma queda de 80 dólares no valor do Nintendo 3DS, que custava 250 dólares e agora sai por 170. Uma queda de preços tão grande, em um console lançado há menos de 6 meses? Há algo errado nessa história…
Há quem diga que o problema do 3DS foi seu lançamento, que não foi acompanhado de nenhum grande título. Em se tratando de Nintendo, o povo sempre espera um Mario, Zelda, ou Metroid já de cara, mas isso não aconteceu. O remake 3D de Ocarina of Time só saiu no mês passado, e Mario Kart e Super Mario 3D só devem sair no final do ano.
A apresentação antecipada do Wii U na E3 deste ano também pode ter contribuído para as vendas do Wii – que já estavam diminuindo – caírem ainda mais.
Até o final do ano, o 3DS receberá títulos de peso (como Super Mario 3D , Mario Kart 3D e Kid Icarus: Uprising) então pode ser que as coisas melhorem.
E aí, fã da Nintendo, o que você acha da atual situação da empresa? Quais são suas teorias e opiniões sobre a má fase da Big N?
(Via: Destructoid, Kotaku)