Tenso: Disney fecha o estúdio de games LucasArts
Uma triste notícia abalou o mundo do entretenimento no final da tarde: o estúdio de games LucasArts, comprado pela Disney junto com outros estúdios de George Lucas no ano passado teve suas atividades encerradas e seus funcionários demitidos.
Em comunicado oficial, a Disney confirmou um rumor que já se estendia há algum tempo: o estúdio de games LucasArts, que faz parte do grupo LucasFilms –criador da famosíssima série Star Wars – foi fechado e teve todas as suas atividades encerradas de súbito.
Veja a nota oficial da Disney abaixo:
“Depois de avaliar nossa posição no mercado de games, decidimos mudar a LucasArts de desenvolvimento interno para um modelo de licenças, minimizando os riscos da companhia ao mesmo tempo em que tentamos alcançar um portfólio de maior qualidade de jogos do universo Star Wars. Como resultado, tivemos que dispensar pessoas em todas as áreas da companhia. Agradecemos e temos muito orgulho das equipes talentosas que vinham desenvolvendo nossos novos projetos”.
O mais bizarro é que os funcionários da empresa só foram comunicados do fechamento hoje pela manhã, e cerca de 150 empregados foram demitidos.
Inclusos neste número estão as pessoas dos times de produção dos games Star Wars 1313 e Star Wars: First Assault. Ambos os games estão atualmente cancelados com o fechamento da produtora.
Star Wars 1313 foi apresentado ao mundo na E3 do ano passado, e parecia um jogo muito bacana. Relembre abaixo:
Apesar da produtora não existir mais, o nome LucasArt ainda existe, o que significa que, se desejar, a Disney pode transferir os trabalhos relacionados ao estúdio para outras produtoras terceirizadas. Os 150 ex-funcionários, porém, permanecem desempregados e sem notícias de como ficarão seus cargos.
Os outros estúdios do grupo LucasFilms não foram afetados, e o desenvolvimento do episódio VII de Star Wars segue normalmente.
Uma notícia realmente trágica. Quem é gamer old school certamente sabe que a LucasArts criou alguns dos maiores clássicos da história dos games, como o clássico Full Throttle, a série Monkey Island, Grim Fandango e Day of the Tentacle, além de todos os games do universo Star Wars.
Que a Força esteja com a LucasArts e com estes 150 funcionários demitidos.
(Via CVG, Gameinformer, Kotaku)