THQ declara falência e vai a leilão: EA, Ubisoft e Warner estão entre as interessadas
Nos últimos meses acompanhamos a dura batalha pela sobrevivência da THQ, produtora de Darksiders, Metro 2033, Saint’s Row, e UFC Undisputed, que lutou contra uma terrível realidade: suas ações estavam caindo, e o fantasma da falência a estava perseguindo. Porém o pior aconteceu: a THQ declarou falência.
Recapitulando: a crise da THQ teve seu ponto crítico em 2012, quando o valor de suas ações despencou muito num período de 5 meses. Além disso, vários dos futuros games da empresa foram adiados, agravando a crise.
Em resposta a isso, a THQ tomou atitudes corajosas, como dar cópias gratuitas do game Metro 2033 pelo Facebook, e colocar 5 de seus melhores games em promoção no famoso Humble Bundle, onde foram angariados mais de 5 milhões de dólares.
Essas atitudes elevaram as ações da empresa e amenizaram temporariamente a crise, mas, infelizmente, não definitivamente.
Pouco antes do fim do mundo (que não acabou), no dia 19 de dezembro, a THQ entrou com pedido de falência na justiça americana.
Isso não significou o fim imediato da produtora: a empresa entrou na proteção do Chapter 11 da legislação americana, que permite que a THQ continue funcionando para tentar resolver sua situação por um período de tempo. Felizmente, nenhum empregado da produtora foi demitido e, segundo a própria THQ, todos estão recebendo seus salários normalmente.
A empresa Clearlake Capital Group, uma empresa de finanças americana, entrou com um pedido para adquirir todos os direitos sobre a THQ, aproveitando a proteção do Chapter 11, mas a THQ conseguiu recorrer e evitar sua venda completa à Clearlaker.
Porém, esta foi apenas uma medida provisória, e no próximo dia 22, a THQ irá a leilão.
Este leilão pode se tornar a salvação da empresa, pois gigantes como Electronic Arts, Ubisoft e Warner estão entre as interessadas em adquirir a produtora.
Caso uma dessas empresas consiga comprar os estúdios da THQ e tirá-la do buraco, games adiados como South Park: The Stick of Truth, Company of Heroes 2 e Metro: Last Light, poderão enfim ser lançados, bem como projetos futuros que corriam o risco de serem engavetados podem continuar sendo produzidos.
Infelizmente, neste intervalo os direitos de algumas séries estão sendo perdidos pela produtora. A série UFC por exemplo, agora é de propriedade da EA Games.
Por hora, a sorte está lançada, e o destino da THQ será definido aproximadamente no dia 24 de janeiro, quando os resultados do leilão serão oficialmente divulgados.
As chances da THQ se reerguer por conta própria infelizmente são mínimas, mas todos ficaremos na torcida para que, mesmo que ela não possa se levantar com suas próprias pernas, que a empresa que a adquirir ajude-a a fazer isso e dar prosseguimento aos seus projetos!
Que a Força esteja com a THQ!