Polêmica: Fix permite jogar Call of Duty Ghosts no PC com menos memória RAM

6 de novembro de 2013

Polêmica: Fix permite jogar Call of Duty Ghosts no PC com menos memória RAM

Tenso! Jogadores contestam as exigências de 6 GB de memória RAM de Call of Duty: Ghosts e encontram “patch” que permite jogar o game com 4 GB. Testes apontam que o novo shooter da série usa apenas 2 GB e ainda assim bloqueia quem tem menos que as especificações “oficiais”.

Quando os requisitos mínimos de Call of Duty: Ghosts foram revelados, muita gente ficou surpresa pelo game exigir nada menos que 6 GB de memória RAM para rodar – algo que praticamente nenhum outro grande lançamento fez este ano, mesmo tendo gráficos semelhantes ou até superiores. Lançado nesta terça-feira (5), Ghosts tem dado o que falar por dois motivos:

1 – O jogo impede qualquer um de tentar rodá-lo com menos que 6 GB de memória RAM

2 – O jogo usa (pelo menos na maior parte do tempo) meros 2 GB de memória RAM

A diferença entre a exigência “oficial” e a exigência “real” está impedindo um bocado de pessoas de jogarem o game no computador, o que gerou uma onda de postagens indignadas em fóruns e áreas de comentários. Uma mensagem de erro (imagem abaixo) bloqueia quem tentar rodar o game com menos memória RAM do que o exigido oficialmente.

Polêmica: Fix permite jogar Call of Duty Ghosts no PC com menos memória RAM

Nós fizemos um teste rápido, com o game em modo janela em um momento aleatório do início da campanha com o gerenciador de tarefas do Windows 8 aberto e olha só:

Polêmica: Fix permite jogar Call of Duty Ghosts no PC com menos memória RAM

O resultado foi 2.209 MB de memória RAM sendo usada (pouco mais de 2 GB), no caso em um sistema com 8 GB disponíveis. É um teste relâmpago, mas reflete bem o que uma porção de jogadores têm alegado: Ghosts não usa 6 GB de memória RAM.

É comum gente tentando jogar games no PC com máquinas inferiores aos requisitos mínimos – e conseguindo. Há casos de jogadores que rodam o pesado Battlefield 3 com uma placa de vídeo de 2007, por exemplo. O próprio Crysis 3 exige um mínimo de apenas 2 GB de RAM – isso levando em conta que o game da Crytek apresenta efeitos visuais robustos mesmo nas configurações mais baixas.

Já quanto ao novo CoD, ele tem gráficos superiores aos títulos anteriores, sim, principalmente na campanha, mas a diferença não é de forma alguma “gritante” e não parece justificar a exigência de 6 GB.

Com tudo isso em mente, os requisitos  para PC de Call of Duty: Ghosts parecem nada menos que arbitrários – seria algum tipo de “lobby” para fomentar a venda de hardware ou quem sabe uma forma de mascarar um jogo mal-programado?

Polêmica: Fix permite jogar Call of Duty Ghosts no PC com menos memória RAM

O que se sabe é que jogadores com computadores possantes que rodam bem todos os demais lançamentos têm reclamado da performance do shooter da Activision, cujo impacto no sistema (lentidão, aquecimento) é desproporcional aos gráficos apresentados.

Está rolando na internet um fix, uma forma de contornar a restrição e jogar o game sem ter 6 GB de RAM, porém nós não recomendamos isso – pelo menos por enquanto. A “manha” envolve inserir alguns arquivos não-oficiais na pasta do jogo, dentro do diretório do Steam, algo que pode causar banimentos levando em conta as políticas da plataforma. Se mesmo assim você quiser dar uma olhada, aqui está uma página que oferece o download do RAMfix.

Até o fechamento deste post, a Activision e a Infinity Ward não se manifestaram sobre a questão.

(Via: NEOGAF)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel

Comente nas redes sociais