Port de Super Mario Bros. para NES feito por fã tem um editor no melhor estilo “Mario Maker”

20 de agosto de 2024
Port de Super Mario Bros. para NES feito por fã tem um editor no melhor estilo "Mario Maker"

O ROM hacker Infidelity, famoso por suas conversões de clássicos do NES para o SNES como Metroid, Super Mario Bros. 3 e Punch-Out!!, acaba de adicionar mais um jogo interessante ao seu portfólio: o port de Super Mario Bros. do NES para o SNES.

O anúncio foi feito durante o fim de semana, e o que tornou a notícia ainda mais interessante foi a revelação de uma versão alternativa que inclui um editor de níveis personalizado para SNES, batizado de Super Mario Bros. Maker. Este editor permitirá que os jogadores modifiquem os níveis do jogo.

Para acessar o editor, os jogadores precisam apenas pressionar o botão X ao iniciar um novo jogo. Isso lhes dará a opção de selecionar, copiar ou colar qualquer bloco de 16×16 que aparece no topo da tela, usando um controle do Super Nintendo na porta 1 ou um mouse de SNES na porta 2.

De acordo com Infidelity, a ideia do editor remonta a 2019/2020, inicialmente concebida como uma modificação para o NES, mas foi abandonada quando ele começou a perder confiança no projeto. No entanto, entre julho e agosto deste ano, ele retomou o conceito e conseguiu integrar o editor em uma versão BETA, lançada junto com a nova conversão NES para SNES.

Atualmente, o editor não permite a edição de sprites dos inimigos, conforme mencionado nas anotações, mas essa funcionalidade está planejada para uma versão futura. Você pode baixar tanto a conversão NES para SNES quanto o editor personalizado agora no Internet Archive.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais