RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

28 de setembro de 2014

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?A série Mega Man é eterna e sua variação X é tão clássica quanto. E entre seus oito jogos canônicos e alguns spin-offs, o quarto jogo da série foi um marco e vamos relembrar este épico agora!

A sabedoria sempre rende bons frutos. Quando os jogadores de Mega Man estavam crescendo e se cansando dos vários jogos da franquia e de sua história “bobinha”, o que a Capcom faz? Pega os mesmos elementos que fizeram da série sucesso, inclui uma história mais madura, adiciona novidades e coloca um X na embalagem. Perfeito.

E o sucesso estava garantido. No Super Nintendo três jogos muito bons contam a história que se passa 100 anos após os eventos de Mega Man original, com um protótipo mais evoluído do robô do Dr. Thomas Light sendo encontrado e a luta entre os Mavericks, liderados por Sigma que se rebelam contra os humanos e os Mavericks Hunters, que com a ajuda de Mega Man e o novo personagem Zero confrontam o vilão e seu exército.

Na evolução natural dos videogames, a segunda metade da década de 1990 foi dominada por jogos com computações gráficas, animes e tudo o que podia somar aos novos jogos em CD com capacidade muito acima da média dos cartuchos comuns na época. E neste cenário a Capcom evoluiu a série a patamares imensos e ofereceu na opinião deste que escreve e de muita gente por aí, o melhor Mega Man de todos os tempos (que vou avisar já antes de respostas no estilo “Cara dos Quadrinhos” dos Simpsons: você tem o direito de discordar e queria saber qual o seu preferido).

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Mega Man ensinou que quanto maior o inimigo, mais fraco ele é!

Tudo “de sempre” estava lá: jogabilidade clássica, os oito chefes que ao serem derrotados “fornecem” suas armas ao nosso herói, as partes da armadura espalhadas pelas fases e alguns itens escondidos pela fase. Mas desta vez podíamos jogar com o Zero e isso influenciava até na história do jogo, pois mesmo que a base dos desafios era a mesma, alguns pedaços da história e partes da história era exclusiva para cada personagem.

Além disso, o que mais impressionou na época foi a história. Lógico que não irei contar sobre ela, mas a forma a qual ela é contada, com animes integrados a situação e diálogos entre os personagens e até antes das lutas contra os chefes mostra que um cuidado especial neste sentido foi tomado, principalmente se levarmos em consideração que um jogo deste tipo nem precisa de uma história tão profunda. E a partir de X4, a história foi se tornando cada vez mais dramática e interessante.

Mas vamos acalmar os ânimos. Quando falo que a história é boa e relevante, ainda assim não estamos falando de um conto épico do nível de um Final Fantasy VII ou Metal Gear Solid. Claro que muita coisa confusa rola no desenrolar das fases (especialmente quando nos aproximamos do final), mas precisamos destacar algo que se não existisse em sua época, ninguém iria dar falta.

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Quem desenvolveu as últimas fases do jogo não tem mãe!

E além de algumas confusões na história, outro ponto extremamente negativo do jogo acontece com quem tem a versão “made in USA” do jogo: as músicas excelentes vindas do Japão foram trocadas por uns barulhos esquisitos (aquilo não é música, ponto!) e a dublagem só não consegue ser pior que a de Resident Evil original (“Jill, here’s a lock pick. It might be handy if you, the master of unlocking, take it with you.”) e isso estraga E MUITO a experiência do jogo. Compare as aberturas japonesas e estadunidenses e veja que não é frescura:

 Japão (épica, bacana, legal, caprichada, clássica…)

https://www.youtube.com/watch?v=jpF2xrfE5QA

Estados Unidos (porcaria, de qualquer jeito, má vontade, barulho…)

Partes negativas explicadas (e torcendo que você tenha contato com o jogo em sua versão japonesa), vamos relembrar os oito chefes? Não vou entrar em detalhes com as fases finais que são boas também, senão posso estragar a história. Então vamos ficar apenas com o formato clássico dos oito chefes (usando a arma do derrotado no próximo), na ordem que costumo jogar:

Jungle | Chefe: Web Spider

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?Uma selva com elementos de “progresso” é o cenário dessa fase. E o local onde se encontra o primeiro item da armadura de X, as botas que lhe permitem flutuar por um curto período de tempo. A após passar por cachoeiras e cenários primitivos, encontramos o Web Spider que é simples de se derrotar mesmo com a X-Buster.

Bio Laboratory | Chefe: Split Mushroom

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A subida de escadas mais legal dos videogames está aqui, na primeira parte da fase. O laboratório contém também uma daquelas partes chatas demais que envolvem “subidas” pelo cenário. Após encarar o cenário, hora de enfrentar um chefe pequeno, mas chato demais mas que não é páreo para a arma que você “emprestou” do chefe anterior.

Cyber Space | Chefe: Cyber Peacock

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Uma das provas da genialidade da construção de fases deste jogo está aqui. Na primeira parte, X recebe uma nota baseado em seu desempenho e exige que conquiste rank S em todas as etapas para conseguir o capacete da armadura. Peacock usa e abusa da capacidade de ficar invisível e te pegar de surpresa, mas a arma que te faz “clonar” é suficiente para acabar com sua graça.

Air Force | Chefe: Storm Owl

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A invasão à base aérea é daquelas fases que vão te irritar caso tenha algum tipo de problema com aqueles inimigos pequenos, fracos, mas que aparecem aos montes e tiram energia sua por desatenção. Também é “o lar” das luvas da armadura de X. Store Owl gosta de criar tornados para te atacar, mas com atenção e a Aiming Laser, ele fica fácil demais de se derrotar.

Memorial Hall | Chefe: Colonel

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Independente dos quatro primeiros chefes que você escolher derrotar, um confronto com o Colonel é obrigatório antes de continuar a escolher as fases. O combate é chato, mas não impossível, bastando apenas atenção, cálculos de movimentos (igual ao Chapolin) e a X-Buster sempre carregada.

Volcano | Chefe: Magma Dragoon

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Todo jogo bom que se preze tem sua fase de água e de lava. E aqui temos os dois, como esta fase que te coloca praticamente dentro de um vulcão em erupção. Local do peito da armadura, também te oferece o robô para auxiliar no decorrer da fase. Magma Dragon deve ter passado a infância no fliperama, pois seus ataques são os eternos Hadouken e Shoryuken mas com a arma de tornado que você adquiriu com o chefe anterior, nem isso é suficiente para te derrotar.

Snow Base | Chefe: Frost Walrus

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

A fase de neve que seu personagem desliza ao andar atrapalhando sua precisão. Quem nunca? A base de neve deve ser um lugar bem perigoso, afinal dois dos robôs da série Mega Man X estão congelados nos cenários (Blizzard Buffalo de X3 e o Chill Pinguin de X). Se você não escorregar na hora errada, vai enfrentar Frost Walrus e neve se derrete com o fogo adquirido de Magma Dragon.

Marine Base | Chefe: Jet Stingray

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Acelera X! Agora você precisa adentrar na base aquática (a fase da água, rá!) em uma moto muito louca e desviar dos obstáculos enquanto acerta os inimigos. Mas ao contrário das fases chatas de água, aqui tudo é bem legal, incluindo o desafio com o chefe que é debaixo d’água. Para vencer é praticamente obrigação obter a arma da fase de Frost Walrus, ou prepare-se para sofrer.

Military Train | Chefe: Slash Beast

RetroArkade: Mega Man X4 é o melhor Mega Man de todos os tempos. Concorda?

Por fim, o trem militar. Aqui funciona o básico “ande e destrua” tomando cuidados com inimigos que jogam granadas e separam os trens. Slash Beast é rápido, mas não é páreo para a Ground Hunter de seu “colega” aquático.

E após os oito chefes, fases mais difíceis e reencontros com os oito chefes antecedem um confronto final com Sigma finalizando assim um jogo de 1997 que neste mês voltou a dar o ar da graça na PSN podendo ser jogado em PSP, Playstation 3, além do PSVita. Se quer relembrar os bons tempos, jogue novamente! O jogo não envelheceu de qualquer jeito, continua divertido e desafiador (merecendo até um remake em HD ou mesmo um novo jogo seguindo este formato).

Você concorda comigo? Mega Man X4 é o melhor jogo do robô da Capcom de todos os tempos? E se discorda, qual é o seu favorito? Vamos conversar, discutir, relembrar e jogar de novo este clássico que foi febre em nossos Playstations e Saturns no final dos anos 90.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais