RetroArkade: Superman 64 é tão tosco que lembramos dele até hoje (N64)
É comum lembrarmos também dos jogos ruins. Seja pelo visual tosco, controles péssimos ou a sua razão preferida, temos em nossas memórias os nossos piores de todos os tempos. E na memória da maioria – especialmente dos infelizes jogadores – Superman 64 aparece entre os três mais. Vamos então relembrar o pior jogo da carreira do Homem de Aço e um dos piores de todos os tempos.
Antes de continuar, preciso reforçar algo: continuamos dando a Hong Kong 97 o título de pior jogo já feito na história. Aquele título tem algo muito especial que o coloca acima de qualquer coisa mal feita. Dito isto, afirmo com ‘propriedade’ que Superman 64 não supera, mas se esforçou bastante alcançar o posto do jogo japonês.
A começar pela sua ‘história’: poderíamos estar em uma história épica envolvendo o romance entre Clark Kent e Lois Lane ou vivendo uma revanche épica contra o Apocalypse mas… ele tem que resgatar seus amigos que foram parar em um mundo virtual graças a Lex Luthor que espalha argolas pela cidade para que o Homem de Aço salve o dia. Daí vem uma pergunta que não se cala desde 1999: PRA QUÊ? Parece que o vilão careca não tinha nada para fazer e resolveu brincar de esconde-esconde com o Superman.
E a partir daí começam as missões que envolvem passar por dentro de argolas – isso mesmo: ARGOLAS – e ajudar cidadãos de uma cidade que não existe. Metropolis é uma ‘Nova York’ das HQs, cheia de vida e movimento, mas neste jogo ela está mais pra Silent Hill, de tão vazia e cheia de neblina. Só faltam os demônios.
Sem contar que esse Superman bebeu Kryptonita antes do jogo: além de fraco é burro. Não faz nada direito e até para virar pro lado você vai sofrer. Seus poderes se resumem a voar e, às vezes, soltar seu raio congelante ou usar a visão de raios X, isso quando se encontra o power-up correspondente. Ah, ele pula também. E ao invés de voar para encontrar um dos chefes ele simplesmente VAI DE ELEVADOR para o andar superior.
O visual é baseado no desenho animado que passava nas manhãs de sábado no SBT. É bom lembrar que o Superman nunca teve sorte com videogame, enquanto o Batman – por ser mais rico? – conseguiu versões baseadas nesta mesma versão animada muito divertidas, como os dois jogos para Super Nintendo e Mega Drive que embora muito diferentes um do outro, conseguem ser muito bons e interessantes.
Não precisamos mostrar o gameplay pois praticamente não existe. Então para maior deleite do público, oferecemos no lugar os muitos bugs e glitches que o jogo oferece. Não dá pra acreditar que esta versão que foi para as prateleiras é a final:
Pra quem é doido e se mete a jogar esse título, já descobre que ele é IMPOSSÍVEL de ser jogado. Não estou falando de impossíveis como Contra ou R-Type, já que eles divertiam pois seus controles eram bons e sua mecânica literalmente ‘chamava o jogador pro pau’. Estamos falando de Superman 64… jogo que não te deixa passar passar pelas benditas argolas por deficiência do controle.
E nem adianta colocar a culpa no controle de Nintendo 64, pois jogamos muitos títulos de navinha como Star Fox 64 e nunca foi tão sofrido passar por desafios tão simples. Mas mesmo assim existem guerreiros nesse mundo e uma boa evidência disto é esta garota da foto a seguir que TERMINOU o jogo sem nenhuma trapaça, segundo a própria. A prova do crime está aqui.
Quem mais sofreu comigo e jogou esta obra prima ao contrário? A primeira vez a qual tive contato com este ‘material’ foi na minha adolescência ao encontrar a fita encostada no meio dos jogos de um primo meu. Mesmo sendo advertido milhares de vezes da ‘ruindeza’ eu fui lá e joguei. Agradeço até hoje por ter jogado ele pegando emprestado, pois economizei o dinheiro do aluguel pra jogar coisa melhor.
De qualquer forma, quem curte desafios extremos – e quando digo extremo estou falando de conseguir fazer o personagem ficar parado na tela – experimente Superman 64. Seus bugs são dignos de boas risadas e você pode acabar até se divertindo um pouco com o jogo, mesmo da maneira errada.
SUPERMAN 64
Plataformas: Nintendo 64 (a boa notícia é que cancelaram a versão para o Playstation)
Plataforma usada para a análise: Nintendo 64
Ano de Lançamento: 1999
Desenvolvedora: Titus
É de dois? Não (deve ter um multiplayer lá, mas não parece algo muito real, sério mesmo)
Mídia: Cartucho
Predecessor: Nenhum (GRAÇAS A DEUS!)
Continuação: Nenhum (GRAÇAS A DEUS!)