Tenso: EA anuncia que FIFA 15 não terá Campeonato Brasileiro nem clubes nacionais

31 de julho de 2014

Tenso: EA anuncia que FIFA 15 não terá Campeonato Brasileiro nem clubes nacionais

Na tarde de ontem, a EA deu um banho de água fria nos “fifeiros” do Brasil: por conta de “mudanças nas políticas de licenciamento” em nosso país, FIFA 15 não terá o Campeonato Brasileiro nem qualquer time nacional.

Em nota oficial destinada à imprensa, a EA explicou a razão da treta: “a ausência de clubes e estrelas nacionais se deve, principalmente, a algumas mudanças no processo de licenciamento no Brasil. Desse modo, a EA não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores e, consequentemente, eles não serão incluídos no jogo FIFA 15, estando também ausentes os respectivos clubes do campeonato brasileiro”.

O comunicado continua: “Apesar desta não ser uma boa notícia para muitos dos fãs, gostaríamos de destacar que a Seleção Brasileira foi mantida no novo jogo, bem como as estrelas nacionais que atuam em grandes ligas em todo o mundo”. Ou seja, além da seleção, jogadores brasileiros que atuam em times estrangeiros estarão presentes no game.

Tenso: EA anuncia que FIFA 15 não terá Campeonato Brasileiro nem clubes nacionais

FIFA 15 não será o único game da empresa a ser afetado pelas tais “mudanças no processo de licenciamento”: o jogo online FIFA World também irá perder times e jogadores brasileiros. “Até o final de setembro, a liga brasileira será removida de FIFA World e os respectivos jogadores também não farão mais parte dos pacotes do FIFA World Ultimate Team.

A notícia viralizou rapidamente nas redes sociais, e mutos jogadores brasileiros se mostraram indignados com o corte. Do outro lado do campo, a Konami, produtora de PES, deve estar rindo à toa, pois manterá seus contratos com clubes e jogadores brasileiros, e aproveitou para  dar uma alfinetada na concorrente.

Saca só o Tweet que Adam Bhatti, gerente de marca da produtora, soltou:

Há anos que a série FIFA mantinha clubes brasileiros em seu elenco, e o Campeonato Brasileiro esteve presente nas últimas 8 versões do game, desde 2006. Há quem diga que a CBF impôs novas regras de licenciamento para ganhar mais dinheiro em cima deste tipo de atividade.

Pode ser que a novidade afaste os “fifeiros” brasileiros — que gostam de controlar seus times do coração e criar seus próprios campeonatos com os amigos — da nova edição do game, que chega em 23 de setembro, com versões para PC, Playstation 4, Xbox One, Playstation 3 e Xbox 360.

Você é “fifeiro”? O que achou da novidade? Vai migra para o concorrente PES, ou vai continuar no FIFA, mesmo sem o seu time do coração no game?

(Via: Assessoria da EA, ESPN)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais