This War of Mine leva a guerra com olhar civil para o PS4 e Xbox One

16 de fevereiro de 2016

This War of Mine leva a guerra com olhar civil para o PS4 e Xbox One

O drama da guerra através dos olhos dos civis fez muito sucesso com This War of Mine. O game chegou para os consoles da atual geração e jogamos a versão para Playstation 4. Vem ver.

Os jogos “normais” de guerra sempre apresentam o ponto de quem luta: são as motivações de um determinado soldado ou grupo, são os eventos em um local ou no planeta que pedem uma intervenção por alguma força especial e a “glória” da conquista na Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Mas This War of Mine é diferente e apresenta o protagonista mais esquecido de uma guerra: o sobrevivente.

Sempre tratados como NPCs que correm e morrem a todo momento nos games, os sobreviventes fazem parte da guerra de maneira tão profunda quanto os soldados. Eles não pediram pela batalha, eles recebem a guerra sem nenhum aviso prévio ou preparo e acabam tendo que conviver com tiros e explosões a todo momento, além de terem suas vidas totalmente mudadas de maneira brutal.

É aí que entra o sucesso do game, escolhido por nós como um dos melhores do ano em 2014 (leia nossa análise) e também lembrado no BIG Festival, realizado em São Paulo no ano passado. E os donos de PS4 e Xbox One podem adentrar na sobrevivência da guerra desde o dia 29 de janeiro, com a versão para consoles do game.

This War of Mine leva a guerra com olhar civil para o PS4 e Xbox One

Cuidar de crianças pode não ser uma grande mudança de gameplay, mas aumenta e muito o fator emocional do game.

O gameplay é praticamente o mesmo: uma guerra entre militares e rebeldes causou o corte de todos os canais de saída da cidade fictícia de Porogen, forçando os habitantes a conviver com os tiros e explosões, gerando o objetivo mais difícil para um ser humano: sobreviver, tendo que lidar com escassos elementos de alimentação e saúde, enquanto se torce para que a batalha tenha um final.

E nos consoles, a única mudança é no controle mesmo, já que os comandos funcionam via joystick ao invés do teclado. Essa mudança é bem pessoal, mas para quem já está acostumado com jogos no console, vai sofrer um pouco com o estilo do jogo, que exige muita concentração, planejamento e tomadas dramáticas de decisão.

Outra novidade para o game é a adição de The Little Ones, que apesar de lidar com a polêmica de se adicionar crianças no game, no fim é apenas mais uma DLC que soma horas a mais no game. O game em si é bem cruel e até triste, ás vezes, e por isso, o jogador já está jogando o game sempre esperando o pior, já que a única “vitória” aqui é ver o fim da guerra, guerra a qual não depende de você pra começar ou terminar.

É necessário cuidar mais das crianças, afinal elas exigem mais cuidados, mas como já foi mencionado, não espere algo muito diferenciado ao lidar com os pequenos sobreviventes. São apenas opções a mais para tomar suas decisões e continuar buscando recursos.

This War of Mine foi lançado para PC, Linux e Mac em 2014, depois ganhou versões para iOS e Android e agora também está disponível para Xbox One e Playstation 4. É um jogo para uma classe muito específica de jogadores, mas com competência suficiente para agradar muito este grupo.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais