Um estúdio anunciou um novo game, adiou-o e demitiu grande parte do estúdio. Ao mesmo tempo.

24 de abril de 2024
Um estúdio anunciou um novo game, adiou-o e demitiu grande parte do estúdio. Ao mesmo tempo.

A indústria de video games está vivendo um de seus piores momentos atualmente (E em breve vamos conversar de forma bem extensa sobre isso aqui na Arkade), e numa triste sequência de eventos, o estúdio Flaming Fowl anunciou um novo game, adiou indefinidamente esse game, e demitiu a maioria de seu corpo de fundionários.

Ontem, dia 23 de abril, o estúdio, que produziu o elogiado Gloomhaven, anunciou Ironmarked, um RPG por turnos com Co-Op para até três jogadores, lançando uma demo do game na Steam. Imediatamente após o lançamento da página do game na loja da Valve, o estúdio publicou uma nota anunciando seu adiamento por tempo indeterminado, por estar trabalhando com equipe muito reduzida.

Em uma entrevista ao site VGC, o CEO do estúdio, Craig Oman, que já trabalhou na série Fable, explicou de forma bem aberta o que aconteceu. Após o lançamento de Gloomhaven, a Flaming Fowl começou a trabalhar em Ironmarked, que esteve em produção por cerca de um ano. Porém, a publisher que estava bancando o projeto simplesmente pulou fora em junho do ano passado. Desde então, o estúdio financiou o projeto do próprio bolso.

Oman conta que durante todo esse período, eles tentaram conseguiu uma nova publisher para financiar o projeto, mas todas o respondiam com “O game é legal, sua equipe é muito boa, mas a resposta é não“. Devido a isso, o estúdio demitiu a grande maioria de seus funcionários, com Oman comentando que de um time de cerca de 30 desenvolvedores, somente 9 restaram.

Ironmarked teve sua demo lançada na Steam por dois motivos, o primeiro, e principal, é que se o game atingir altos números de inserções em listas de desejo, eles poderão usar esse número para tentar conseguir uma publisher para o game, o que ajudará o projeto a seguir em frente e ajudará os desenvolvedores demitidos a conseguir novos empregos dentro da indústria de games. O segundo motivo é para que o game não seja mais um projeto cancelado que nunca viu a luz do dia.

A Flaming Fowl tem agora uma tarefa muito cruel. Ironmarked está com seu desenvolvimento interrompido, e o estúdio deu a si mesmo 12 meses para tentar sair dessa situação. Para isso, além dos números de listas de desejos, o estúdio trabalhará num game de estratégia com escopo bem menor, e espera que as vendas desse game, que precisa ser lançado em até 12 meses, consiga financiar a produção de Ironmarked. Se isso der certo, o estúdio continuará seu trabalho no game e o lançará. Mas, se o plano não der certo, as coisas ficarão verdadeiramente críticas…

Essa é só mais uma de uma sequência cruel de eventos que estamos presenciando na indústria de video games. Se esse assunto te interessa, aguarde, pois em breve lançaremos um editorial em que falaremos de forma bem aprofundada sobre o que está acontecendo (e uma possível e talvez até utópica forma de sair dessa situação toda).

(Via: Eurogamer)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *