Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

21 de fevereiro de 2013

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

Os rumores se confirmaram, caro leitor: no início da noite de ontem, a Sony apresentou o Playstation 4 ao mundo, em um evento recheado de novidades e trailers incríveis. Na sequência, você confere tudo o que rolou de mais importante no evento!


Antes de mais nada, confira um vídeo que resume tudo o que foi mostrado. Conversaremos mais sobre o Playstation 4 na sequência:

Após um vídeo introdutório cheio de frases de efeito muito bacanas – como “a imaginação é a nossa mais poderosa arma em uma guerra feroz contra a realidade” – o frontman da noite e CEO da Sony Computer Entertainment, Andrew House entrou em cena para nos mostrar o futuro.

De acordo com ele, o Playstation 4 é um console feito para suprir as necessidades dos desenvolvedores de jogos, para que eles possam deixar de esquentar a cabeça com a parte de programação e possam se focar no processo criativo e tenham maior liberdade de criação.

Esta liberdade poderá ser exercitada também em novos modelos de negócios: o Playstation 4 será um terreno fértil para a disseminação de jogos em “novos” formatos, como games episódicos e jogos free-to-play.

Diversos desenvolvedores de renome se mostraram otimistas coma novidade: Tim Schafer, Evan Wells, Tameem Antoniades, Stig Asmussen e outras figuras icônicas da indústria de games deram seus depoimentos, todos confiantes que o Playstation 4 irá oferecer ferramentas que facilitarão o trabalho dos desenvolvedores, permitindo que eles levem ótimos games de maneiras diferenciadas ao jogador:

Na parte de hardware, foi divulgado que o console terá uma memória de 8GB, e dois chips principais poderosos, sendo um deles com arquitetura x86 e outro chip customizado para permitir que o console realize duas tarefas ao mesmo tempo.

Isso significa por exemplo, que você poderá baixar um jogo e jogá-lo antes mesmo do download estar concluído: um chip se responsabiliza pelo download, enquanto o outro permite que você jogue, tudo simultaneamente.

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!
Sempre antenado em interatividade, o Playstation 4 terá um forte apelo social: além de uma rede PSN mais acessível (que poderá ser acessada em tablets e smartphones), e um sistema de inteligência que capta o perfil do usuário e torna a interface personalizada, sugerindo games para download e outras atrações pelas quais o jogador pode se interessar.

De acordo com Mark Cerny, chefe de arquitetura do console, o novo controller terá um botão share, que permite que você compartilhe suas partidas em tempo real com as redes sociais, praticamente um recurso integrado de streaming que promete ser incrível, pois possibilita até mesmo que quem estiver assistindo interaja com o jogador, batendo papo e dando dicas em tempo real.

Por falar nisso, o novo dual shock controller é bastante semelhante àquele da foto que vazou recentemente: além do botão share, temos um pequeno painel touch frontal e uma entrada para fones de ouvido.

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

A novidade é que ele será utilizado em conjunto com uma câmera stereo, que irá ler os movimentos luminosos da parte superior do controller e transformá-los em movimento, mais ou menos como o PS Move já fazia. Além disso, a parte superior colorida irá ajudar o jogador a saber quem é quem, em partidas multiplayer offline.

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

A má notícia é que, como a Nintendo fez em sua primeira apresentação do Wii U, a Sony mostrou apenas o controller. Já tivemos uma prévia dos aspectos técnicos do aparelho, mas o visual do console propriamente dito não foi apresentado, para atiçar ainda mais a curiosidade dos fãs.

Como comprou a Gaikai, a Sony está apostando também no futuro dos games por streaming. Dave Perry comentou que o jogador poderá experimentar qualquer jogo da PS Store via streaming, ao toque de um botão, antes mesmo de comprá-lo!

Esta novidade também será integrada ao que a Sony chamou de “ecossistema Playstation”: embora o novo console NÃO tenha retrocompatibilidade nem mesmo com os discos de Playstation 3, games de todas as gerações do Playstation poderão ser jogados via streaming ou baixados digitalmente. A Sony ainda está estudando uma forma de ampliar o acesso aos conteúdos do PS3, PS2 e até do PSOne no novo console, mas isso só deve ser implementado no futuro.

O streaming também irá ser útil para o Playstation 4 competir com as novidades do Wii U: um jogo poderá ser pausado na televisão e continuado na telinha do PS Vita, direto por streaming. Ainda não se sabe se todos os jogos terão esta compatibilidade, mas é uma boa notícia até para dar uma sobrevida ao portátil.

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

E agora uma excelente notícia, apesar de todos os rumores e do fato da Sony ter patenteado uma tecnologia que impossibilita games usados de serem jogados e um console diferente, o PS4 NÃO terá trava para games usados! A declaração foi feita por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios. Ele ainda declarou que a tecnologia patenteada pela Sony não era destinada ao PS4, mas sim para outro produto, que por enquanto é desconhecido.

Tá, mas e os jogos?

Não foram muitos os novos games apresentados, mas alguns deles foram bem promissores!

Knack

O primeiro deles foi Knack, game que tem a maior cara de animação da Dreamworks, e mostra os dilemas morais de uma criaturinha que tem o poder de aumentar e diminuir de tamanho adicionando (ou retirando) peças em seu corpo.

Killzone: Shadow Fall

Na sequência, o presidente da Guerrila Games subiu ao palco para apresentar Shadow Fall, um novo título da série Killzone. O vídeo impressiona pela quantidade de elementos animados em tela (fogo, fumaça, faíscas, escombros e outros tipos de partículas) mas, em matéria de gráficos, não está muito melhor do que um bom PC gamer já é capaz de fazer.

Isso não quer dizer que o novo Killzone é um jogo feio. Muito pelo contrário aliás, o gameplay que foi apresentado durante o evento é belíssimo, olha só:

http://youtu.be/6yHH_THEN58

Drive Club

Se um Gran Turismo 6 não foi anunciado, não quer dizer que o Playstation 4 esteja sem um promissor game de corrida: a Evolution Games apresentou seu DriveClub, game de corrida com visual incrível e um forte apelo social, pois estimula jogadores a formarem times e confrontarem outras equipes nas pistas.

Fique abaixo com a apresentação do game, que mostra um pouco de seu gameplay:

Infamous: Second Son

Nate Fox, da Sucker Punch, subiu ao palco para apresentar o novo episódio da série Infamous. Com o subtítulo Second Son, o game parece ter uma pegada mais rebelde, pois coloca um anti-herói mais jovem para destruir coisas e se meter em encrencas com a lei.

Novamente temos uma cena que, embora seja de encher os olhos, não é necessariamente revolucionária, mas usa e abusa dos já mencionados efeitos de partículas para mostrar o poderio do novo chip gráfico da Sony. Repare no tornado que aparece ali pelos 1 minuto e 40 segundos de vídeo:

Este tornado é o tipo de coisa que um bom PC para games já faz, mas é algo inédito para um console, o que mostra que o Playstation 4 visa pegar uma carona na evolução técnica dos PCs.

The Witness

Jonathan Blow, o criador de Braid, subiu ao palco para apresentar seu novo projeto: The Witness, estiloso game com visual colorido e (claro) muitos puzzles.

Quantic Dreams

Na sequência, David Cage, da Quantic Dreams, apareceu para falar de tecnologia. Embora não tenha mostrado nenhum novo game de sua produtora, ele falou da enorme evolução que houve nos últimos 10 anos, e apresentou uma tech demo de sua nova engine, que promete criar expressões humanas hiper realistas e personagens realmente capazes de causar emoção no jogador:

Deep Down

Representada pelo sempre animado Yoshinori Ono, a Capcom também apareceu mais para falar de tecnologia do que de games. A empresa está trabalhando em uma nova engine chamada Panta Rhei. Um game já está sendo produzido com esta engine: ele se chama (provisoriamente) Deep Down e, pelo trailer, parece uma mistura de Dragon’s Dogma com Dark Souls, olha só:

PS Move

O PS Move não foi esquecido pela Sony. A Media Molecule apresentou ideias de “aplicativos” que irão utilizar o periférico de captura de movimentos da Sony de novas maneiras: gamers com uma veia artística poderão criar esculturas tridimensionais como se estivessem moldando argila, e até performances musicais serão possíveis com o PS Move, confira:

http://youtu.be/KI4nn9uDFGE

Watch Dogs

A Ubisoft trouxe sua grande estrela da E3 passada para o palco. Um novo trecho de gameplay foi mostrado e embora tenha fortes elementos de games como GTA, Assassin’s Creed e Sleeping Dogs, a qualidade técnica do game e seu rico mundo futurista continuam nos deixando de queixo caído. Confira abaixo uma nova prévia do promissor Watch Dogs:

Blizzard

Quem diria que Chris Metzen, da Blizzard, iria aparecer em um evento para consoles! Pois a empresa não só apareceu, como informou algo que já era especulado há muito tempo: Diablo III será levado para os consoles, e o Playstation 4 (e até mesmo o Playstation 3) receberão o game que, embora seja essencialmente o mesmo dos PCs, deve contar com algumas novidades, como multiplayer cooperativo para 4 jogadores sem tela dividida:

http://youtu.be/eotmE9mvQrY

Destiny

Por fim, representantes da Activision chamaram o pessoal da Bungie para uma conversa no palco, e a empresa mostrou um pouco mais de Destiny, seu audacioso FPS-MMO-sandbox que deve sair no ano que vem. Curiosamente, pudemos ver o Master Chief em uma conferência da Sony (?!), bem como a primeira mostra do gameplay de Destiny:

Para fechar com chave de ouro, a Sony anunciou que o Playstation 4 deve ser lançado já no final deste ano, chegando a tempo do Natal! Assuntos como preço e data específica de lançamento não foram abordados, mas novidades devem pintar em breve, possivelmente durante a E3 deste ano.

Playstation 4 já é uma realidade: saiba tudo sobre o novo console da Sony!

Baseado em tudo que você viu aqui, qual foi sua impressão inicial do Playstation 4? Será que ele será realmente revolucionário ou a Sony está simplesmente acrescentando recursos de PC (streaming, sociabilidade, GPU x86, novos modos de distribuição de jogos) ao mercado de consoles?

Deixe sua opinião sobre o PS4 nos comentários!

Nota do editor: Você deve ter percebido que demoramos um pouco para falar do PS4. Acredite, não foi descaso nosso. Tivemos um problema com nosso serviço de hospedagem que deixou parte do site (nosso painel administrativo e nossos fóruns) fora do ar desde ontem. Fizemos uma postagem em nossa página oficial do Facebook sobre o ocorrido.

Porém, nossa equipe esteve o tempo todo ligada nas novidades da Sony, acompanhamos tudo ao vivo e  deixamos esse material pronto ontem mesmo, porém, não pudemos publicá-lo. Pedimos desculpas pela demora, mas estamos aí, de volta a ativa! =)

Comente nas redes sociais