1 bilhão de horas assistidas: Nem a Netflix entendeu porque Wandinha fez tanto sucesso

18 de dezembro de 2022
1 bilhão de horas assistidas: Nem a Netflix entendeu porque Wandinha fez tanto sucesso

É claro que uma companhia desenvolve ou apoia um projeto pensando em seu sucesso. Mas ás vezes, o sucesso vai além do esperado, até mesmo entre quem fez parte da produção. Caso de Wandinha, série recente da Netflix que surpreendeu em audiência em todo o mundo, e fez da visita ao Brasil (e na CCXP) de Jenna Ortega, a atriz que viveu a personagem, algo ainda mais especial.

A Netflix já entendeu que uma segunda temporada do seriado é inevitável, mas antes de iniciar o processo, quer avaliar com cuidado o seriado, pois a audiência foi muito acima do previsto. A série, que tem o toque de Tim Burton, tem mais de um bilhão de horas assistidas em menos de um mês na plataforma, que muda o patamar de Wandinha. A série passou de sucesso para fenômeno.

Isso gera uma nova atenção para a produção, conforme observou Peter Friedlander, head de séries da Neflix nos EUA e Canadá. Ele afirmou que a Netflix quer estudar os motivos que fizeram a série ser extremamente popular, antes de dar o próximo passo, com uma nova temporada.

“Eu não tenho nada a confirmar neste momento. Estou otimista sobre Wandinha. Vamos deixar nestes termos. Não parece, mas estranhamente temos apenas duas semanas de lançamento de Wandinha. Ainda estamos realmente no início desse fenômeno cultural. Há muito para absorver e aprender sobre isso”, disse, para o site Variety.

“É impressionante a rapidez com que algo assim pode explodir na Netflix, e há muito que você deseja ouvir dos fãs e do público. Não é apenas a dança, são as pessoas se vestindo e comprando maquiagem, querendo se parecer com Wandinha Addams. Queremos estudar e entender por que é esse fenômeno”, completou.

Wandinha entrou no grupo “seleto” de Bringerton, Round 6 e Stranger Things, séries que não garantem apenas sucesso de audiência, como retenção e conquista de assinantes. E a Netflix está precisando disso, pois viveu um 2022 meio oscilante. Em tempos de “entretenimento de algoritmos”, a plataforma tem dados preciosos sobre a sua audiência, o que inclui momentos preferidos e temas de interesse, o que pode servir para entender o sucesso do seriado.

E além destas questões, a parte financeira também é importante, pois a série teve a participação de Tim Burton, já consagrado em sua carreira e, que por isso, não deverá cobrar barato sua participação na segunda temporada. Na primeira ele produziu o seriado e dirigiu quatro episódios. Além disso, Jenna Ortega agora é uma celebridade global, o que significa que sua presença em uma segunda temporada poderá custar muito mais caro do que na temporada original.

O que mostra que, mesmo sendo um fenômeno de audiência, muitas questões precisam ser acertadas primeiro, antes de bater o martelo e confirmar a segunda temporada, já aguardada pelos fãs.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais