20 anos após seu lançamento, clássico Doom comemora seu aniversário e seu legado

11 de dezembro de 2013

20 anos após seu lançamento, clássico Doom comemora seu aniversário e seu legado

Doom é um dos games mais influentes da história. Com 20 anos de idade, o game ainda é jogado em muito lugar por aí e revolucionou o universo dos videogames com seus gráficos até então excelentes e obviamente por sua violência. Mas, parando para pensar, podemos entender que um dos grandes legados que Doom deixou foi a vontade de jogar com amigos e desconhecidos, via multiplayer em rede.

Para comemorar o aniversário de 20 anos de Doom, uma reunião na Universidade da Califórnia foi realizada com alguns de seus criadores. O alvo da reunião era a discussão da importância da franquia, que hoje conta com três capítulos, várias versões para PCs e consoles e toneladas de polêmicas debaixo do braço.

Um dos assuntos abordados foi sobre a influência do game. David Kushner, autor do livro Masters of Doom, afirma que o jogo transformou a cultura pop.

E podemos entender isso, pois 20 anos depois somos dominados por vários games semelhantes com modos semelhantes, mudando apenas o ambiente: se não é num planeta espacial com demônios, agora as batalhas são com soldados em campos de guerra, porém com as mesmas jogabilidades e estruturas, inclusive no multiplayer. Doom moldou não apenas uma, mas diversas gerações de FPS.

20 anos após seu lançamento, clássico Doom comemora seu aniversário e seu legado

Claro que Doom não foi o primeiro FPS: “tínhamos cinco shooters em primeira pessoa antes de Doom, disse Tom Hall, chefe da PlayFirst que foi autor do game. “Tínhamos lançado Wolfenstein, que tinha sido sucesso, porém este [Doom] foi o primeiro com multiplayer, o que inovou e ditou o que hoje é padrão em jogos de tiro”, completa.

Doom Pode não ter sido o primeiro FPS, mas foi o primeiro game do tipo que cativou milhares de jogadores. Ele não era apenas um jogo de tiro, seu mundo tinha vida, tinha interação, o jogador realmente ficava imerso naquele ambiente brutal e claustrofóbico.

O Professor Lowood aproveitou para lembrar no debate que foi o primeiro jogo que permitiu oficialmente aos usuários criarem mods. Isso ajuda a entender que, mesmo de forma bem primitiva, Doom foi pioneiro na disseminação de modificações, algo muito em alta até hoje. pela primeira vez era possível usar um motor gráfico pré-fabricado para se produzir o que quisesse. “Qualquer coisa que possa ser legal”, era o desejo de John Romero e John Carmack ao criar esta tecnologia open-source.

20 anos após seu lançamento, clássico Doom comemora seu aniversário e seu legado

Em 1993, em meio a muitos jogos que começavam a mostrar realidade através de vídeos FMV e sistemas de sons mais complexos, Doom apareceu oferecendo além do realismo (para os padrões da época) e dos barulhos reais de tiros o multiplayer, que foi algo que ficou popular muito rápido. Romero até confessa que incluiu o multiplayer apenas no final do projeto: a novidade entrou no game em outubro de 1993, apenas dois meses antes de seu lançamento.

E o sucesso do multiplayer – em tempos de internet engatinhando e oferecendo serviços básicos como e-mail e chat apenas – fazia os jogadores sentirem a emoção de experimentarem algo novo, criou uma vontade de enfrentar amigos.

“As pessoas pegaram seus PCs pesados com monitores e levavam até a casa de um amigo para passar metade do dia em rede jogando juntos. Então os jogadores aproveitaram Doom por dias e é essa intensidade da experiência que ficou na memória”.

20 anos após seu lançamento, clássico Doom comemora seu aniversário e seu legado

Com o modo multiplayer, que não era novidade na época mas que nunca tinha contado com um carro chefe para popularizar o modo, Doom causou falta de demanda de placas de rede em lojas de eletrônicos e tempos depois, os jogadores conseguiram jogar o game via internet.

O resultado: era mais legal atirar no seu amigo do que em monstros controlados pela CPU. E o legado está aí, duas décadas depois: a cultura do multiplayer onde quase todo game tem um, ligas de e-sports, shooters que se tornam mais populares pelo multiplayer do que por sua trama, e infinitas horas passadas em acirradas salas de combate online.

O lugar na história de Doom pode não ser como o primeiro FPS de todos, até porque ele não é mesmo. Pode também não ser o primeiro jogo que incentivou o mod, apesar de ser o mais popular da época.

Mas com certeza, entre tanto impacto que o game trouxe para a sociedade e a cultura gamer da época, o fato de unir pessoas pela primeira vez de maneira intensa para jogar pode ser considerado sim o seu maior impacto. Se hoje você gasta horas jogando Call of Duty ou Battlefield em seu Xbox, Playstation, Nintendo ou PC, saiba que um grande responsável por isso foi Doom!

E parabéns mais uma vez a este grande jogo por seus 20 anos!

(Via: Polygon)

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais