3RL nunca mais? Xbox One sofre melhorias de GPU e poderá aguentar 10 anos ligado!

6 de agosto de 2013

3RL nunca mais? Xbox One sofre melhorias de GPU e poderá aguentar 10 anos ligado!

No início de sua vida útil, o Xbox 360 foi assolado por um pesadelo chamado 3RL, as temíveis 3 luzes vermelhas da morte, problema geralmente causado pelo superaquecimento do console. Para mostrar que aprendeu com seus erros, um representante da Microsoft afirmou que o Xbox One foi supostamente projetado para aguentar 10 anos ligado!

A novidade nos chega pelo Eurogamer, que conversou com uma “fonte interna da Microsoft“. Segundo a matéria, a Microsoft está bem ciente que precisa começar com o pé direito a vida útil de seu Xbox One, para apagar a má impressão deixada pelo início da vida útil do Xbox 360.

Como melhorar só um pouquinho não ia convencer ninguém de nada, a Microsoft supostamente chutou o balde de vez, e projetou o Xbox One para ele aguentar nada menos que 10 anos seguidos ligado, com um funcionamento mais leve e silencioso do que seu antecessor.

Obviamente, temos aí uma “pequena” dose de exagero: para começar, nem a própria Microsoft teve 10 anos para deixar o Xbox One ligado. Outro ponto é que, esperamos que ninguém aí seja maluco o suficiente para deixar o videogame ligado por tanto tempo! Isso para não mencionar problemas como quedas de energia, apagões, relâmpagos e diversos outros fatores que devem ser levados em conta antes de um “experimento” desses.

Além disso, temos ainda a questão da simples vida útil do console: 10 anos pode acabar sendo mais tempo do que a própria vida útil do Xbox One!

3RL nunca mais? Xbox One sofre melhorias de GPU e poderá aguentar 10 anos ligado!

Em outra notícia relacionada, a Microsoft continua correndo atrás do prejuízo e tornando o Xbox One mais atrativo ao público: depois de mudar várias políticas sobre troca e empréstimo de jogos e rever as políticas de publicação de jogos indie na Xbox Live, agora a empresa anunciou uma melhoria considerável na GPU do console.

O vice-presidente da empresa, Marc Whitten, afirmou que, desde a E3, o console passou por alterações profundas na GPU: ele tinha velocidade de 800 MHz, agora tem clock speed de 853 MHz. Os drivers gráficos do aparelho (que são baseados em Direct X) também foram otimizados, visando melhorias na velocidade e na qualidade de processamento do console.

3RL nunca mais? Xbox One sofre melhorias de GPU e poderá aguentar 10 anos ligado!

Para completar, Marc afirmou que conheceremos a “versão final” do Xbox One na GamesCon 2013, que rola no final deste mês, na Alemanha.

E aí, todas estas mudanças serviram para tornar o Xbox One mais interessante para você? Qual console você não planeja deixar 10 anos ligado: o Playstation 4, o Xbox One ou o já lançado Wii U?

Se sua escolha for o Xbox One, vá guardando o dinheiro da merenda: o console será lançado em novembro, custando 499 dólares nos EUA, e 2199 reais aqui no Brasil (sim, o nosso Xbox One, para variar, será o mais caro do mundo).

(Via: Eurogamer, Game Informer)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais