5 curiosidades interessantes para os fãs da Super Nintendo
FIFA, Call of Duty, GTA, Need For Speed, Minecraft ou League of Legends: esses são nomes que todo o gamer brasileiro conhece bem e que merecem todo o destaque. No caminho da evolução, no entanto, há também espaço para a memória e o fato é que muitos dos jogadores da atualidade conheceram ainda os primórdios dos videogames e das consoles.
Uma das consoles que deixa saudades nos jogadores e que se sagrou por seu contributo para jogos como Mario, foi o Super Nintendo.
Ainda que o tempo dessa console tenha terminado, os entusiastas gostam de recordar seus momentos de diversão na infância ou juventude e até procuram os jogos desse tempo online, sendo que alguns websites aproveitam a nostalgia para trazê-los de volta.
Venha conhecer 5 curiosidades bem interessantes sobre a Super Nintendo.
1. Os jogos de fliperama
Os anos 90 foram marcados pelo Fliperama do Super Nintendo, mas existem muitas pessoas que não sabem que esse fliperama existiu, até porque as máquinas nunca tiveram uma existência oficial em território brasileiro.
Conhecidas como Nintendo Super System, as cabines permitiam aos jogadores a seleção de games como RoboCop ou Super Mario World, entre muitos outros.
Curiosamente, a tendência para os fliperama foi uma das que se manteve, sendo que a nostalgia arcade também motivou o surgimento de novos jogos, incluindo caça-níqueis de cassino.
2. A relação com os esportes
A maioria dos entusiastas dos jogos também não sabe que a Super Nintendo tinha uma bicicleta ergométrica como acessório disponível.
Muito inovadora e vanguardista, a console já mesclava jogos e esportes, tendo uma bicicleta disponível, criada pela Life Fitness e que servia principalmente dois jogos: Exertainment Mountain Bike Rally/Speed Racer Combo e Exertainment Mountain Bike Rally.
3. A ligação à Internet
Parece que estamos falando de algo muito distante, mas o fato é que a Super Nintendo já podia ter conexão online por via da Satellaview, que funcionava apenas durante uma hora por dia e implicava o pagamento de uma taxa extra por mês.
Esse acessório, exclusivo do território japonês, permitia aos jogadores escutar músicas selecionadas ou mesmo baixar jogos que não existiam em modo físico.
4. Os pagamentos virtuais
O acesso bancário – hoje muito natural para qualquer pessoa e muito comum em cassinos online – já era uma das questões que gerava interesse no tempo áureo da Super Nintendo.
Se planeava que fosse possível a conexão com o banco e a realização de diversas transações bancárias, havendo um cartucho específico e um teclado destinados à atividade.
Nesse tempo, foram apenas os custos envolvidos nesse projeto ambicioso que levaram a Nintendo a cancelá-lo.
5. Os poucos jogos no lançamento
Os jogadores de hoje estão habituados que toda a plataforma de jogos tenha múltiplas opções. Usando os cassinos como exemplo, vemos que a diversidade de jogos é ampla e que, dentro de cada categoria, chegam a existir também variantes muito diferentes, como acontece com os caça-níqueis.
Na biblioteca de jogos da Super Nintendo, no momento de seu lançamento, muito poucos jogos estavam disponíveis, sendo apenas possível jogar F-Zero, Super Mario World, Gradius III, Pilotwings, e SimCity.