65% dos adultos brasileiros assinam ao menos um serviço de vídeo por streaming
O serviço de streaming, que contou com uma explosão nos anos 2010, impulsionados pela Netflix, se viu, em 2020, como um dos elementos mais indispensáveis para um mundo que ficou mais dentro de casa, devido à pandemia do novo coronavírus.
Assim, dados levantados pela Finder, afirmam que 65% dos adultos brasileiros assinam pelo menos um serviço de vídeos por streaming. A média mundial é de 56%. A pesquisa foi feita com 28.547 adultos em 18 países e mostra que o Brasil conta com o segundo lugar entre pessoas com ao menos um serviço de streaming assinado, atrás apenas da Nova Zelândia, que conta com porcentagem de 65,26%.
No Brasil, o serviço de vídeo por streaming por assinatura mais popular é a Netflix, com 53% dos brasileiros assinantes. Em seguida, temos Amazon Prime Video, com 17% da preferência, e Disney+, com 12%. Mas vale lembrar que o cenário brasileiro, apesar de semelhante ao global, conta com algumas particularidades.
Por exemplo: no Brasil há a GloboPlay, que rivaliza com a Netflix no país pela liderança de assinantes. O Amazon Prime Video, com um preço muito agressivo, cativa também ao oferecer outros serviços, que se posicionam como interessantes em um país com a economia problemática como o nosso. E Disney+ e HBO Max, apesar de estabelecidos, ainda são novidade no Brasil, precisando cativar mais clientes. E ambos estão apostando em descontos e parcerias para este objetivo, além de ofertas de esportes ao vivo.
O editor de streaming do Finder, James Dampney, diz que os Serviços de streaming rapidamente se tornaram uma forma popular de entretenimento no Brasil: “Ao longo da última década, vimos um verdadeiro boom nos Serviços de streaming e a pandemia COVID-19 parece ter apenas acelerado essa tendência. Com as pessoas passando mais tempo em casa durante a pandemia, não é surpresa que esses provedores sejam tão populares no Brasil”, disse o editor.
A pesquisa, que ainda detalha mais sobre as preferências dos consumidores, e também mostram as séries mais buscadas (Attack on Titan liderou as pesquisas no início de 2021, seguido por Falcão e o Soldado Invernal), podem ser conferidas neste link.