7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

8 de junho de 2016

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Eu não consigo parar de jogar Overwatch. Se você está começando sua jornadas pelas intensas batalhas multiplayer no “hero shooter” da Blizzard, fique de olho nas nossas dicas e ajude seu time a chegar à vitória!

As dicas que a gente separou abaixo são apenas um norte para você não ficar muito perdido em meio ao eclético rol de 21 heróis com armas, habilidades e poderes tão distintos entre si.

 1 – Pratique. Muito.

Overwatch possui um modo de jogo contra a IA, onde você pode reunir um time de jogadores reais e praticar contra bots. Há também o espaço do Centro de Treinamento, onde você pode ficar o tempo que quiser se acostumando com as habilidades e nuances de cada personagem.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Gaste um tempo nestes lugares. Familiarize-se com pelo menos um herói de cada classe, e invista tempo em aprender como funcionam as habilidades de cada um. Repare na velocidade, na mobilidade, no tempo de reload, no alcance do especial, na sinergia que ele pode ter com outros heróis.

Você não precisa ser bom com todos os personagens, mas também não deve ficar limitado apenas aos mais manjados, tipo o Reaper ou o Soldado 76. O ideal é ser bom com pelo menos 1 personagem de cada classe. O que nos leva à 2ª dica…

2 – Seja “o cara” que seu time precisa

Overwatch é um FPS pensado para ser disputado em equipes onde cada um deve cumprir o seu papel para garantir o sucesso do time. O problema é que certos jogadores esquecem desse teamwork, e acaba encarando o game como um mata-mata tradicional estilo Call of Duty. Se você também faz isso, repense suas atitudes!

Antes de cada partida, o próprio jogo te dá dicas de formação de equipe conforme os jogadores vão escolhendo seus heróis. No canto direito da tela surgem informações como “nenhum herói de suporte” ou “poucos heróis ofensivos”, e essas dicas são bem úteis para a formação de um time coeso e equilibrado.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

O fato de você jogar de Suporte não te impede de fazer uma partida incrível. Eu mesmo já consegui ser o MVP (Most Valuable Player) jogando de Zeniatta, tive ótimas partidas de Symettra e acho incrível ver outro player mandando bem com o Lucio (personagem que ainda não consigo dominar).

Abaixo, uma de minhas boas partidas com Zenyatta:

A questão é ser capaz de se adaptar ao que o time precisa e ao tipo de partida que você vai jogar. Seja ofensivo em partidas de Ataque, mas não hesite em se tornar um personagem de Suporte se necessário. Como eu disse lá em cima, tente dominar o gameplay de pelo menos um personagem de cada classe para estar sempre pronto para ser “o cara que seu time precisa”. O que nos leva à dica número 3 que é:

3 – Não tenha medo de trocar de personagem

Uma das melhores coisas de Overwatch é a possibilidade de mudar de herói quantas vezes forem necessárias durante a partida. Para isso, basta morrer ou retornar à sua base/ponto de respawn.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Se você achar que seu time não está sendo bem sucedido, tente trocar de personagem. Em muitos casos, uma turret bem posicionada ou um sniper com olhar afiado podem virar o jogo de uma hora para outra.

Novamente, vale ficar de olho nas dicas que o próprio jogo te dá, mas aí também vai um pouco da situação: certos modos de jogo são 2 em 1 – você deve dominar um ponto para então escoltar uma carga — e o personagem que estava sendo ótimo na captura do ponto pode acabar não sendo tão efetivo na hora de escoltar a carga.

Uma ótima partida que fiz esses dias, jogando de Symettra. Sentinelas bem localizadas fizeram quase todo o trabalho, e o time adversário sequer chegou perto do objetivo:

Se estiver mandando mal com seu personagem favorito, mude, adote outra estratégia, busque outra forma de abordagem. Isso é especialmente útil se feito em parceria com a próxima dica.

4 – Conheça os arredores

Overwatch possui 12 arenas diferentes, mas cada tipo de jogo só acontece em 3 ou 4 mapas específicos. Embora sempre haja um caminho simples e aberto até seu objetivo, é fundamental que você explore um pouco os arredores para descobrir atalhos ou bons lugares de “camperagem” caso opte por ser um sniper ou um construtor de turrets.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Todos os mapas possuem algumas casas e estabelecimentos que estão de portas abertas e podem tanto ser simples caminhos alternativos quanto acessos à sacadas e varandas que podem oferecer uma vantagem estratégica aos snipers. Certos cenários possuem até mesmo andaimes e elevadores que são verdadeiros convites à exploração de lugares mais altos.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Por fim, se você curte jogar com certos personagens — como Hanzo ou a Widowmaker — que possuem ferramentas e habilidades que lhes permite escalar paredes ou acessar lugares altos, fique ainda mais ligado em tudo o que o cenário pode lhe oferecer!

5 – Saiba a diferença entre energia, escudo e armadura

Além de tamanhos e pontos de vida diferentes, você já deve ter reparado que certos personagens possuem barras de vida de cores diferentes. Saber a diferença de cada uma destas cores pode fazer toda a diferença na hora de escolher o seu herói.

Repare na área sinalizada pela seta na imagem abaixo:

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

A barra mais comum é da cor branca, e representa o HP real dos personagens. Todos os personagens possuem slots desse tipo, e a maioria deles SÓ tem isso.

A barra amarela e/ou laranja representa a Armadura do personagem, e geralmente absorve metade do dano real de um ataque. Certos personagens — como Bastion, Reinhardt ou Torbjörn — possuem Armaduras nativas, mas outros personagens podem coletar armaduras. Torbjörn pode inclusive construir Armaduras e deixá-las para seu time coletar.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Por fim temos os Escudos, representados por medidores azuis. Eles protegem o HP real dos personagens e se regeneram rapidamente caso você fique alguns segundos sem tomar dano. Zenyatta e Symettra são exemplos de personagens que possuem Escudos, e esta última pode inclusive incutir Escudos temporários em seus aliados.

6 – Comunique-se com seu time

Esta é meio óbvia, mas não custa relembrar: Overwatch é um jogo para ser jogado em equipe, e comunicação é fundamental para que o time haja com um mínimo de coordenação na hora de atacar, defender ou conquistar objetivos.

Jogar com os amigos sempre é mais legal, mas se você não tem amigos online para jogar com você, aproveite os servidores brasileiros e interaja com outros players, mesmo que você não os conheça. Numa dessas você até consegue fazer novos amigos online!

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Se nem isso rolar, lembre que há uma roda de diálogos que pode ser utilizada para que eu personagem se comunique com o time. Comandos básicos tipo “agrupem-se comigo” na hora de conquistar um ponto ou “preciso de cura” quando a coisa ficar complicada são maneiras simples de se comunicar.

7 – Divirta-se

Não sei você, mas, mesmo trabalhando com games, eu fundamentalmente jogo videogame para me divertir e aliviar o stress. Isso é algo fundamental para mim, mas sei que existe (muita) gente que leva a competição tão a sério que pode acabar passando raiva e se frustrando.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Isso não acontece em Overwatch (pelo menos ainda não). Não sei se essas “good vibes” são temporárias, mas é fato que a comunidade de jogadores está super na boa, abraçando a competição de forma super amigável e descompromissada.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

A Blizzard deve implementar Ranked Matches em breve, e isso pode mudar um pouco esse clima de “paz e amor”. Porém, acho que sempre haverá espaço para a diversão pura e simples nas Partidas Rápidas, e para mim Overwatch se mantém legal e viciante justamente por ser divertido… quase casual, eu diria.

“Pede pra nerfar, noob!”

E é isso, caro leitor. Se você seguir estas dicas, sem dúvida vai se tornar um jogador melhor e — principalmente — irá ajudar seu time a conquistar todos os objetivos! Se quiser saber mais sobre o game, clique aqui e confira nossa resenha completa de Overwatch.

7 dicas para você mandar bem em Overwatch!

Ah e se você está jogando no PS4, me add lá para umas partidas: minha gamertag é rnpscheidt! 😉

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais