74% dos jogos vendidos para consoles em 2022 foram digitais
Os jogos digitais chegaram pra valer na última geração e, pelo visto, se tornou a forma principal de se adquirir games, ao menos nos consoles mais recentes e nos computadores. Isso é apontado por dados da GameIndustry, que aponta que 74% dos jogos vendidos em 2022 foram neste formato.
Assim, apenas 28% dos games vendidos neste ano foram em mídia física. E ainda assim, com discussões como a do disco de Call of Duty Modern Warfare II, que vem apenas com um arquivo de 72MB, e acaba baixando uma cópia digital do game.
Se somarmos os games de PC, a porcentagem vai para 94%, uma vez que lojas como Steam e Epic Games Store, além de outras, que consolidaram a praticidade de se comprar jogos neste formato, e praticamente acabou com o mercado de jogos físicos para computadores. Só nos PCs, foram 98% de cópias digitais vendidas em 2022.
Estes dados ainda não contam com dados da Nintendo, que não diz publicamente quantos jogos digitais foram vendidos para o seu Switch, mas mesmo com o universo Nintendo sendo ainda um dos poucos “resistentes” com adeptos procurando cópias físicas, o mundo digital também já é presente por lá.
Tais números também representam um total de US$ 172 bilhões de receita, o que significa uma queda de 4% em relação a 2021. Mas devemos levar em conta que 2022 foi o primeiro ano ‘completo’ sem restrições em relação à covid-19 em vários países, o que faria com que um mínimo de pessoas buscassem mais cópias físicas, incluindo compras online das mesmas.
Mas nem assim as cópias físicas tiveram um aumento de venda, pois tiveram um desempenho 10.1% abaixo, em comparação com 2021, já que em 2022 tais games representaram uma soma de US$ 10.7 bilhões neste ano.