Os melhores jogos para celular de 2017
A indústria de games teve que se reinventar nos últimos anos para acompanhar a febre dos smartphones. Com o crescimento da tecnologia, os desenvolvedores identificaram novos públicos e a oportunidade de desenvolver jogos específicos para determinados seguimentos.
Até então, a indústria voltava todos os seus esforços para os consoles e computadores, mas com a oportunidade desse novo mercado, milhares de jogos estão sendo lançados todos os dias. Por isso é complicado escolher apenas alguns em meio a tantas opções, mas compilamos aqui algumas sugestões de jogos para celular que bombaram este ano, fazendo enorme sucesso com o público ou se destacando devido algum diferencial.
Um deles é o Monument Valley 2, que aparece no topo da maioria das listas dos mais bem cotados de 2017 como um dos jogos mais importantes nesse segmento. No mercado desde 2014 com a sua primeira versão, em poucos meses a continuação já havia sido baixada milhões de vezes. A segunda e mais completa versão foi lançada em junho deste ano (para IOS) e 6 meses já foi mais do que suficiente para colocá-lo entre os favoritos do público. O jogo produzido pela Ustwo é do estilo quebra-cabeça e tem como objetivo guiar o personagem principal e seu filho através de cenário cheio de obstáculos, que consistem em ilusões de ótica. Uma das principais críticas ao jogo é em relação ao seu tamanho, que para alguns, é muito curto e dura pouco.
Este ano também trouxe um lançamento da PokerStars com a versão Power Up do seu tradicional Texas Hold’em. A recém-lançada variante deste esporte mental foi adaptada para smartphones e traz uma proposta inovadora, em que o jogador, através de cartas especiais, pode tirar certas vantagens em relação aos seus oponentes na mesa. Alguns “poderes” incluem destruir uma carta específica, pegar cartas da mesa, visualizar as cartas nas mãos dos adversários e também a possibilidade de se defender de alguns ataques.
2017 também foi o ano dos jogos espaciais, Arkanoid vs Space Invaders também ocupa a lista dos melhores jogos do ano. Com aproximadamente 7 meses no mercado, já conta com mais de 87% de crítica positiva. Este jogo de tiros sci-fi, que integra elementos tanto de Arkanoid quanto de Space Invaders – originais clássicos do arcade – tem como objetivo principal lutar contra os aliens e superar alguns obstáculos.
Para quem gosta de mistério, o jogo Layton’s Mystery é uma boa pedida. O jogo conta a história de uma jovem – Katrielle “Kat” Layton – que deve decifrar alguns enigmas para encontrar seu pai, o desaparecido professor Hershel Layton. Disponível também para o Nintendo 3DS, consiste na mais recente aventura da série de jogos eletrônicos que completa uma década e conta com 9 jogos. Agora é a vez da filha do professor Layton seguir seus passos e dar uma de detetive para resolver o suspense. Para avançar de fase e seguir com a narrativa, o jogador precisará solucionar ao menos 70 dos 170 quebras-cabeças apresentados ao longo do jogo.
Este ano ainda marcou o reavivamento de alguns velhos conhecidos dos gamers. O ouriço azul mais rápido do mundo voltou em Sonic Forces para comemorar os 25 anos do primeiro lançamento. Nesta nova versão, que está disponível para Android, IOS e Windows Phone, o Sonic deverá se juntar à resistência e tentar para o já conhecido Dr. Eggman. Há dois modos de jogo disponíveis, o “moderno” e o “clássico”, que possui a mesma jogabilidade que fez deste clássico da SEGA um sucesso mundial por décadas.
E por fim, mas não menos importante o Cat Quest finaliza a nossa seleção dos melhores jogos do ano. A história se passa em um mundo chamado Fellingard e o personagem principal tem como objetivo resgatar a sua irmã que foi sequestrada. Este RPG old school é nostálgico e apelativo pelos seus mapas abertos e protagonista fofo – mesmo muitos preferindo cães a gatos, é impossível não simpatizar com este felino! Desenvolvido pela PQube em parceria com a indie de SIngapura The Gentlebros, o jogo também disponível para Nintendo Switch e PS4 conquista e tem diversão garantida.