Top Arkade – As 19 vezes em que os Simpsons “previram” o futuro
Em 2000, Lisa Simpson, mais velha e agora Presidente dos Estados Unidos, reuniu a sua equipe para discutir meios de recuperar a economia, quebrada pelo último presidente, Donald Trump. Sendo uma piada ou não, afinal o republicano há tempos aspirava por esta oportunidade, o fato é que Os Simpsons tem a polêmica virtude de “prever o futuro”, uma vez que em seus episódios, várias situações acabam se tornando realidade.
A úlitima “previsão” que se tornou realidade foi nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul. Oito anos atrás, Marge e Homer fizeram parte do time olímpico de Curling, e ganharam a medalha de ouro na final contra a Suécia, os favoritos. Adivinha só o que aconteceu semana passada? Os suecos, favoritos, perderam o ouro para os Estados Unidos pelo placar de 10-7.
No ar desde 1989, é fato de que Os Simpsons contam com várias situações que, de uma forma ou de outra, acabam se tornando realidade. Mas, acreditando ou não, venha conosco conferir as 17 vezes em que Os Simpsons nos avisaram antes sobre algo que iria acontecer no futuro. E não se esqueça que o seriado já falou de Apocalipse e fim do mundo também!
O vencedor do Prêmio Nobel Bengt Holmström
Fun fact: @TheSimpsons' Milhouse once predicted MIT Prof. Holmström would win a #NobelPrize. Today, he was right! https://t.co/CC0LRk1avy pic.twitter.com/syhMiJBK2A
— Massachusetts Institute of Technology (MIT) (@MIT) October 10, 2016
Em 2016, o professor do MIT Bengt Holmström ganhou o Nobel de economia, porém, ele já havia ganho o prêmio seis anos atrás, em um episódio no qual ele aparece como aposta entre Martin, Lisa, Database e Milhouse.
Os smartwatches
Em 1995, quando o conceito de relógio inteligente era sinônimo daqueles relógios com agenda eletrônica, Os Simpsons já conversavam entre si usando relógios. Tudo bem que vários outros filmes e seriados exploravam este conceito de relógio inteligente (lembra do relógio de GoldenEye 007 do Nintendo 64?), mas, se apareceu nos Simpsons, também conta como “previsão”!
Lady Gaga no show do intervalo do Super Bowl
Em 2012, a Lady Gaga interpretou a si mesma em um episódio no qual ela ajudava a Lisa a recuperar sua autoestima, e se apresentou para Springfileld descendo pelo ar. Cinco anos mais tarde, ela fez exatamente a mesma coisa, no Houston NRG Stadium durante seu show do intervalo do Super Bowl.
Tudo bem que a Lady Gaga poderia ter se inspirado no que apareceu no desenho para imitar em Houston, porém, ela fez primeiro no desenho, então, eles “acertaram de novo” sim!
O Autocorretor
https://www.youtube.com/watch?v=Jas0bwDdEzs
Um dos maiores criadores de confusão da nossa geração, o autocorretor já criava situações embaraçosas em 1994, quando Kearny e Dolphy foram criar um lembrete para bater no Martin (no original, “beat up Martin), quando foram “corrigidos” para “comer a Martha” (“eat up Martha”, em inglês).
Eles estavam fazendo piada com o Newton, um palm que fracassou, mas que serviu de inspiração para o iPhone no futuro. Mas o mais curioso, é que Nitin Ganatra, que trabalhou para o iOS da Apple, contou em entrevista que este episódio ajudou a inspirá-lo para acertar no teclado do iPhone.
A máquina que muda votos
Em 2008, o Homer tentou votar em Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, porém sua máquina mudou o seu voto. Quatro anos mais tarde, seja por profecia ou por inspiração (partindo do princípio de que não era defeito e sim, safadeza), tiveram que remover uma máquina de votação na Pensilvânia que “votava” no republicano Mitt Romney quando as pessoas queriam votar, na verdade, em Obama.
E o tomaco?
Você se lembra do dia em que o Homer se meteu a brincar de fazendeiro e acabou jogando tudo na terra para ver o que dava, misturando com energia nuclear, resultando um tomate com mistura de tabaco? Pois bem, isso aconteceu em 1999, e acabou “inspirando” Rob Baur a criar a sua própria plantação de tomaco, em 2003. Os roteiristas de Os Simpsons ficaram impressionados com a “criação”, e convidaram Baur e sua família para conhecer os escritórios de criação, desde que levassem tomaco para eles verem com seus próprios olhos.
O surto de Ebola
Tudo começou dezessete anos atrás, no episódio O Saxofone de Lisa. Marge sugere para que um triste Bart leia um livro chamado “O curioso George e o Vírus Ebola”. O curioso aqui é que, embora já existia alguns registros de Ebola nesta época, como o de 1995 na República Democrática do Congo, e outro que ocorreu em Uganda em 2000, o surto real, que deixou várias pessoas preocupadas de fato, aconteceu em 2014. Não há referência maior do que essa, porém muita gente acredita que isso foi “um aviso”. Concorda?
A “descoberta” da equação do bóson de Higgs
Quando Homer se meteu a ser inventor em 1998, além de “inventar” coisas para Thomas Edison, ele também acabou “descobrindo” o bóson de Higgs, que foi de fato descoberto através de experiências bilionárias em 2013. No episódio, o Homer inventor desenha no quadro negro uma equação matemática complexa, semelhante a equação da massa da “partícula de Deus”.
Porém, vale uma explicação: embora, de fato, o bóson de Higgs foi descoberto apenas em 2013, décadas antes, em 1964, o professor Peter Higgs e outros cinco físicos já haviam feito cálculos matemáticos a respeito da “partícula de Deus”, ou seja, a fórmula já era conhecida, e tal fato foi explicado por um dos roteiristas do episódio, o matemático David X. Cohen.
A construção do The Shard
Em 1995, conhecemos o futuro em que Lisa iria se casar e foi para Londres, a terra do seu noivo. Em sua viagem, ela vê um arranha-céu atrás da Tower Bridge que tem formas semelhantes ao do The Shard, e está no mesmo lugar. O prédio começou a ser construído em 2009, 14 anos depois.
Bibliotecários robôs
Também no futuro em que Lisa visitou Londres, ela viu que os bibliotecários foram substituídos por robôs. Nem é preciso ser um vidente para prever que no futuro, os robôs aos poucos farão funções humanas em vários locais, incluindo bibliotecas. Duas décadas após o “casamento de Lisa”, os estudantes de robótica da Universidade de Aberystwyth construíram um protótipo de bibliotecário robô, que anda e organiza o espaço, e também há cientistas de Cingapura que também estão testando tais robôs.
O escândalo da carne de cavalo
Seguindo a dieta nada nutritiva da Escola Primária de Springfield, a servente Doris oferecia partes variadas de cavalo no almoço dos alunos, isso em 1994. Nove anos mais tarde, a Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda achou DNA de cavalo em mais de um terço de amostras de hambúrgueres de supermercados e fast foods, além de porco em 85% delas.
O ataque de tigre a Siegfried e Roy
Em 1993 o Sr. Burns levou o jogo legalizado até Springfield, e levou como atração, os ilusionistas Siegfried & Roy, que foram atacados por um tigre branco treinado durante a apresentação no cassino.
O problema é que, dez anos depois, um tigre branco atacou de verdade Roy em Las Vegas, em um ataque brutal no qual o mágico sobreviveu por pouco, mas carregará para o resto da vida uma enorme cicatriz, além de problemas de paralisia. Porém Roy já disse, em entrevista, que não guarda mágoas do tigre que o atacou, Montesoro, e que o visita, já que não foi abatido.