De jogadores de basquete a guerreiros, confira os Presidentes dos EUA nos videogames
Ser Presidente não é nada fácil. Ainda mais quando se é o Presidente dos Estados Unidos. Inúmeras questões, problemas e urgências precisam ser acompanhadas durante os quatro (ou oito) anos o qual uma pessoa, que recebe as funções presidenciais, as transformam como parte de seu dia a dia.
E, pelos lados de cima do globo, a figura presidencial é vista, inclusive, como elemento de cultura, com vários presidentes fazendo participações especiais em filmes, séries, e também com a instituição sendo o centro de várias histórias, com diversos presidentes fictícios, que fizeram tanto sucesso quanto os reais.
No meio de tudo isso, sim, diversos presidentes apareceram nos videogames. Seja como pontos importantes da trama, ou apenas colocados lá como participações especiais, algumas vezes até absurdas, vem com a gente conferir estas aparições, com o vídeo do nosso parceiro Portal dos Jogos, que também faz vídeos para o Arkade TV. E, como diz o artigo 2 do código de comportamento da Internet, não fique sem se inscrever em ambos os canais, e, de curtir os vídeos!
John F. Kennedy e Richard Nixon – Call of Duty Black Ops
O presidente que acabou sendo assassinado em 1963, aparece no game para te dar uma ordem direta, de dentro do Pentágono: eliminar Dragovich, e colocar um ponto final em sua ameaça. O presidente aparece também em Zombies, o popular extra da série, acompanhado de Richard Nixon, o polêmico presidente que foi, até hoje, o primeiro e único a renunciar ao cargo, após os escândalos de Watergate.
Bill Clinton – Ready 2 Rumble Round 2 e NBA Jam
O presidente descolado, amante de Jazz, amigo de Lisa Simpson e que quase sofreu impeachment ao mentir para seu povo, no caso envolvendo Monica Lewinsky, também fez suas pontas nos games. Em NBA Jam, era possível, através de uma dica, colocá-lo em quadra, junto com mascotes, o Scorpion de Mortal Kombat (em algumas versões), e até o Will Smith. Já em Ready 2 Rumble Round 2, o presidente aparece um pouco mais “cheio”… pronto para boxear com todos no ringue.
George Washington – Assassin’s Creed III
Na história, George Washington foi o primeiro presidente dos EUA, e figura importante na independência do país. Em Assassin’s Creed III, ele pode ser o líder da independência, ou um tirano. Vai depender do game que estiver jogando. Na história canônica, George é aliado dos Assassinos e junto com Connor, fazem a história acontecer. Porém, em uma DLC, a realidade se inverte e ao invés de presidente, temos que confrontar um Washington tirano.
George Washington e Thomas Jefferson – Day of the Tentacle
O primeiro e terceiro presidentes também apareceram pelos campos da Lucas Arts, com a viagem ao passado do game levando o jogador até os tempos de independência dos EUA.
Barack Obama e George W. Bush – NBA Jam (2010)
Se Bill Clinton apareceu no primeiro NBA Jam, é natural que os presidentes continuassem sendo jogadores de basquete, ainda mais se levarmos em consideração que Barack Obama curte o esporte. Seguindo a tradição, no reboot do game de 2010, Bush e Obama podem ser escalados para o jogo.
Barack Obama – Mercenaries 2
Através de uma DLC, Obama “decide” deixar a papelada e burocracia de lado, pega em armas e vai junto com seus soldados chutar traseiros e tocar o terror nas missões do segundo Mercenaries. O presidente também acabou fazendo pequenas participações em games de esporte, mas desta vez cumprindo seu papel oficial, como em Madden 10 e NBA 2K11.
Abraham Lincoln – Lego Movie – The Game, Fight Club, Codename S.T.E.A.M.
Além de fazer uma aparição no jogo do filme de Lego, um dos presidentes mais emblemáticos dos EUA também troca porrada em um jogo baseado no Clube da Luta, e assumiu a posição de líder contra uma invasão alienígena, a ponto de subir em mechas para cumprir seu objetivo.
Ronald Reagan – Reagan Gorbachev, Bad Dudes vs. DragonNinja
“Ronnie” foi uma das primeiras aparições presidenciais nos videogames, com o presidente agradecendo sua ajuda por salvá-lo de ninjas (ah, os anos 80…), e, de “recompensa”, te chamando para comer um hambúrguer… E “ele retorna’ em Reagan Gorbachev, de 2016, um game no melhor estilo dos anos 80, que conta uma história na qual, em plena Guerra Fria, líderes de EUA e URSS são sequestrados por militares extremistas.