8 fatos, easter eggs e curiosidades sobre o game do Homem-Aranha para PS4

18 de setembro de 2018

8 fatos, easter eggs e curiosidades sobre o game do Homem-Aranha para PS4

O novo game do Homem-Aranha foi lançado há pouco mais de uma semana, e já é um baita sucesso. Mas, além de ser um jogo muito bom — confira nossa análise — ele também é cheio de easter eggs e curiosidades bacanas. Confira algumas das mais legais com a gente!

1 – Há dublagens que mudam conforme a situação

Já falei disso no meu review do game, mas é tão legal que não custa relembrar: na dublagem original do game (em inglês), a Insomniac Games solicitou que o dublador do Peter Parker/Spider-ManYuri Lowenthal, gravasse 2 versões de todas as conversas telefônicas que o personagem tem no decorrer do jogo.

O motivo? Capricho: o Aranha fala de forma mais natural e tranquila se estiver parado, mas pode falar as mesmas frases de forma mais intensa caso esteja correndo e saltando pelos telhados de Manhattan. É apenas um detalhe, mas que demonstra o carinho (e o perfeccionismo) dos produtores.

2 – Há muito para ver nas janelas

Em muitos games, janelas são apenas texturas diferentes em paredes. Não é o caso em Marvel’s Spider-Man: por trás de praticamente todas as janelas do game é possível vermos quartos, cozinhas, escritórios, enfim, um pedacinho da vida de quem vive ou trabalha ali.

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Há algo para ver atrás de cada janela da cidade

Claro que não são cômodos plenamente construídos e renderizados, mas um efeito de parallax usado de forma inteligente. Alguns destes quartos até possuem seus próprios easter-eggs, com bonequinhos de Spider-Man e seus amigos em estantes e prateleiras!

3 – O Venom está no game (kinda)

Ok, esse título foi um pouco sensacionalista, mas a verdade é que, de certa forma, um dos vilões mais icônicos do Aranha faz uma pontinha no game… na real não chega nem a ser uma pontinha, mas né?

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Repare que outros coadjuvantes de luxo também assinaram o cartão

Explicando: as mochilas que estão espalhadas pela cidade guardam relíquias que marcaram a vida de Peter Parker e do Aranha. Algumas são referências diretas aos vilões — tipo a ponta do chifre do Rhino, ou uma parte do capacete do Mysterio — mas a participação do Venom é bem mais sutil: no cartão de despedida da equipe do Clarim Diário, podemos ver a assinatura de Eddie Brock em um cantinho.

4 – J. Jonah Jameson realmente cuida da sua vida

Ainda que não seja mais editor do Clarim Diário, J. Jonah Jameson tem muito o que dizer sobre o Aranha em Marvel’s Spider Man: através de seu talk show/podcast Just the Facts, ele expõe calúnias e absurdos sobre o Amigão da Vizinhança, e sempre dá um jeito de fazer o herói parecer culpado.

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“Apenas os Fatos”… e mentiras sobre o Aranha

Mas não é só isso: se você ficar uns 3 ou 4 dias sem jogar, quando voltar será recebido por um boletim especial que diz que o Aranha não foi visto pela cidade nos últimos dias. Se você trocar muito de uniforme, Jameson irá dizer que o herói está indeciso, questionando se isso não indica que ele está escondendo alguma coisa.

5 – Uma cidade integrada ao universo Marvel

Ainda que seja uma recriação bastante fiel da Manhattan do mundo real, a cidade que exploramos em Marvel’s Spider-Man também viaja para o mundo da ficção, integrando muitos elementos do universo Marvel.

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Será que os Avengers estão em casa?

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E esses dois aí, conhece?

Além da imponente torre dos Vingadores que se destaca na paisagem, em um rolê pelas ruas podemos encontrar o escritório de advocacia do Demolidor, a embaixada de Wakanda, a agência de espionagem da Jessica Jones, o templo do Dr. Estranho, e muito mais!

6 – O Aranha não mata ninguém

Combates em lugares altos são bem comuns em Marvel’s Spider-Man, e pode acontecer de, “sem querer”, a gente acabar chutando uns malfeitores para fora de prédios em construção e marquises.

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“Você é malvado, mas não vai cair!”

Isso significa que eles morreram? Claro que não: é possível encontrar os malfeitores presos com teia em paredes e andaimes pelos arredores, como se o Spidey tivesse tomado o cuidado de criar algum mecanismo que evitou que eles caíssem para a morte. O arsenal do herói conta com minas de proximidade que soltam teia, então até que tá dentro do contexto.

7 – Um pedido de casamento que deu errado

Este é um dos fatos pitorescos do game que mais deu o que falar: ainda durante o desenvolvimento do game, o fã Tyler Schultz foi ao Twitter pedir que a Insomniac Games colocasse um pedido de casamento dele para sua namorada no game. A produtora até perguntou se ele poderia esperar, e como a resposta foi positiva, atendeu ao pedido. O tal pedido de casamento de fato está no game:

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O easter egg mais bad vibe da história dos games 🙁

Porém, entre o cara pedir isso no Twitter e o jogo ser lançado, o casal terminou, e Tyler até acusou a tal Maddie de ter ficando com o irmão dele (?!). Até os artistas da Insomniac se ofereceram para sumir com o pedido de casamento que deu errado, e Schultz decidiu homenagear sua falecida avó, que foi quem lhe apresentou às HQs do herói. Um futuro patch do game deve substituir o texto na fachada.

8 – Há easter eggs escondidos onde menos se imagina

Já falamos ali em cima sobre a grande quantidade de easter eggs presentes no game, mas a verdade é que a Insomniac Games colocou coisas que só os fãs MUITO observadores irão perceber. Por exemplo, se usarmos o Photo Mode para ver bem de perto os mísseis que são disparados pelas bazucas dos inimigos, veremos que eles possuem uma simpática inscrição “garantido para matar aranhas”!

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Essa é a cena “congelada” no Photo Mode

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E esse é o close na lateral do míssil

Outra referência ainda menos óbvia vem de uma frase casual dita lá no começo do game, na qual Peter afirma que só tem 3 pelos no peito. Quando liberamos seu uniforme mais… íntimo e damos um close em seu peitoral, podemos ver que ele realmente só tem 3 pelinhos! XD

Por hoje é só…

E estas são apenas algumas das coisas mais interessantes, bizarras e curiosas sobre o grandioso retorno do Cabeça de Teia ao mundo dos games. Encontrou alguma outra coisa bacana que não listamos aqui? Avise-nos nos comentários!

(Via: Dorkly)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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