F1 2019 – Prepare seu carro pra mandar bem na Áustria, em corrida histórica vencida por Verstappen
Uma pista “raiz”, pequena, e que garante bons momentos, graças a sua história e as suas transformações, apoiadas pela Red Bull. São voltas de cerca de 1 minuto e 3 segundos em classificação, e bons pontos de ultrapassagem. É divertido andar na Red Bull Ring.
Para deixar o carro adaptado para a pista, a grande mudança, comparado às pistas modernas, estão nas asas. Pois são três retas para aproveitar o máximo em velocidade, mas um final complicado, na qual uma boa configuração evita um carro instável nas curvas.
Assim, para deixar o carro com a melhor configuração para correr na Áustria, sugiro este setup:
- Asa dianteira: 2
- Asa traseira: 8
- Diferencial aceleração ativa: 80%
- Diferencial aceleração inativa: 100%
- Cambagem dianteira: -2.50
- Cambagem traseira: -1.00
- Toe dianteiro: 0.05
- Toe traseiro: 0.20
- Suspensão dianteira: 5
- Suspensão traseira: 3
- Barra estabilizadora dianteira: 9
- Barra estabilizadora traseira: 6
- Altura frontal: 3
- Altura traseira: 4
- Pressão do freio: 82%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 54%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.0 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi
Verstappen garante uma vitória histórica na Áustria!
O GP da Áustria não oferecia grandes expectativas, mais devido ao que aconteceu nas últimas corridas. Mas, logo nos treinos de sexta, com Vettel, Verstappen e Bottas atingindo o muro, a “esperança” de uma boa corrida renasceu. Ainda mais com a pole de Leclerc, que segue fazendo uma ótima estreia na Ferrari.
Tudo, inclusive, caminhava para a vitória do monegasco. Mas havia um nome que prometia uma corrida inacreditável. Era Verstappen! O holandês largou mal, caiu para sexto e foi, volta a volta, ultrapassando Vettel, Bottas, e, com cinco segundos de diferença, nas últimas voltas, foi pra cima de Leclerc.
O piloto foi pra cima, e com habilidade, conseguiu ultrapassar o carro da Ferrari com maestria. A ultrapassagem ainda seria revisada pela FIA. Com a famosa arquibancada laranja explodindo, o piloto quebrou a hegemonia da Mercedes, e garantiu a primeira vitória de um motor Honda desde a sua volta para a Fórmula 1.
Além disso, um motor Honda quebrou a tentativa de recorde da Mercedes. O recorde de maior sequência de vitórias em um mesmo ano ainda é do motor japonês, que, em 1988, com Senna e Prost, garantiram as 12 primeiras vitórias no ano.
Outra briga que chamou atenção ao final da corrida, foi Vettel indo pra cima de Hamilton e ganhando o quarto lugar. Norris evolui junto com a McLaren, com um ótimo sexto lugar, enquanto a Alfa Romeo comemora Raikonnen em nono, e Giovanazzi em décimo, com ambos somando pontos.
A Renault decepcionou mais uma vez, com Ricciardo e Hulkenberg chegando em décimo segundo e décimo terceiro, respectivamente. Racing Point também deixou a desejar, mas nada supera a Haas. A equipe americana, que chegou na temporada com altas expectativas, não soma pontos na Áustria, com Grosjean em décimo sexto, e Magnussen em penúltimo.
Hamilton, por causa de sua vantagem aberta durante o ano, segue na liderança, com Bottas o acompanhando. A vitória de Verstappen, mais sua volta mais rápida, o coloca em terceiro no mundial, em sua melhor temporada na carreira.
A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, em Silverstone, no GP da Grã-Bretanha.