Nintendo confirma o Switch Lite: mais barato, e mais portátil do que o original
Após tantos rumores, a Nintendo finalmente veio à público, oficializar o tão falado Nintendo Switch menor e mais barato. Com o nome oficial de Nintendo Switch Lite, o console chegará custando 100 dólares a menos do que o console original, além de propor um funcionamento mais portátil.
O console, exclusivamente portátil, não terá Joy-Con removível, não terá as funções que os controles permitem para o console, e nem poderá ser conectado na TV. O aparelho chega, conforme já conversamos a respeito, para ser uma espécie de “sucessor” do 3DS. Já que a Nintendo não tem mais planos de lançar jogos para o veterano portátil.
Tela menor, mais leve, e com promessa de “quase” mais bateria
A tela é menor: agora são 5.5 polegadas com resolução 720p, contra 6.2 do console original. O console também é mais leve, pesando 275 gramas, de acordo com a Nintendo. Enfim, é um console com características portáteis, se assumindo de vez como tal. Um direcional foi adicionado, para ajudar um pouco mais, já que os controles serão limitados, em comparação ao videogame original.
A Nintendo também prometeu maior desempenho de bateria. Não está claro se a mesma foi atualizada, mas a Big N explica que um novo processador garantirá um melhor uso para o console. Não é muito, uma vez que a autonomia ficará entre 3 e 7 horas, em comparação às 2.5 horas e 6.5 horas do Switch original.
Roda todos os games? “Sim, porém depende…”
Todos os games do Nintendo Switch que suportam o modo portátil rodarão normalmente na versão Lite. Para os demais, é possível comprar controles Joy-Con separadamente, e conectá-los ao console. Ele também é, através de Bluetooth, NFC e Wi-Fi, compatível com o Switch Pro Controller, e a Poké Ball Plus.
O Nintendo Switch Lite chega no dia 20 de setembro, com a boa e velha opção de cores da Nintendo: azul turquesa, grafite, e amarelo. Além de dois modelos com temas baseados em Pokémon, que chegam em novembro. Chegam pelo preço de US$ 199, cem dólares a menos do que os US$ 299 cobrados pelo Switch original.
Como ainda não há uma representação completa da Nintendo no Brasil, não há informações de preços em reais, muito menos em data de lançamento.
A única esperança que nos resta é aguardar a Brasil Game Show. Em 2018, a Nintendo participou do evento, trazendo para a imprensa gameplays com Super Smash Bros. Ultimate e Pokémon Let’s Go. Se for do interesse da companhia, pode ser que tenhamos novidades neste sentido na edição deste ano.