F1 2019 – Chegou a hora de configurar seu carro em Silverstone, em prova vencida por Hamilton
Silverstone é um templo do automobilismo. Os ingleses amam automobilismo, de qualquer tipo. Até esportes a motor tipicamente ligados aos EUA, como a NASCAR e a Indy, contam com etapas em solo britânico, eventualmente. Assim, o circuito é um dos pontos máximos de um povo que ama a velocidade.
Após a corrida na Áustria, que contou com uma vitória épica de Verstappen, os fãs da Fórmula 1 ficaram divididos. Uma parte do grupo acreditava que Silverstone continuaria a boa fase de corridas, iniciada em Spielberg. Enquanto a outra parte, era mais pessimista e apostou em novo domínio da Mercedes.
O traçado de Silverstone é único. São curvas feitas em alta velocidade, e uma das pistas que o piloto mais deixa o pé fundo. Mesmo com diversas mudanças no circuito durante os anos, o circuito segue sendo um dos preferidos de muitos pilotos. Que viram esta pista, nascida em meio a uma pista de pousos e decolagens da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial, sediar as mais diversas competições de velocidade.
Para correr bem em Silverstone, basta manter um carro balanceado, mas preparado para encarar com boa velocidade as curvas agressivas do circuito.
- Asa dianteira: 6
- Asa traseira: 8
- Diferencial aceleração ativa: 55%
- Diferencial aceleração inativa: 75%
- Cambagem dianteira: -2.60
- Cambagem traseira: -1.10
- Toe dianteiro: 0.09
- Toe traseiro: 0.32
- Suspensão dianteira: 8
- Suspensão traseira: 6
- Barra estabilizadora dianteira: 9
- Barra estabilizadora traseira: 6
- Altura frontal: 5
- Altura traseira: 5
- Pressão do freio: 85%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 58%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.4 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.5 psi
Acidente de Vettel com Verstappen marca Silverstone, que viu Hamilton vencer pela sexta vez na pista
A corrida em Silverstone foi um misto do momento atual da Fórmula 1. De um lado, as Mercedes sobrando, com Hamilton vencendo novamente e “colocando tudo de volta ao normal”, com Bottas em segundo. Enquanto isso, Leclerc e Verstappen, que protagonizaram uma boa briga no final da corrida na Áustria, seguiram brigando por vários momentos.
Incluindo uma entrada aos boxes com os dois pilotos, e briga na pitlane, e o troco do piloto monegasco, com uma manobra parecida com a de quinze dias atrás. No fim, o piloto holandês ultrapassou e sobrou, brigando com Vettel pelo terceiro lugar. Faltando 15 voltas, Verstappen ultrapassou Vettel, que, ao tentar recuperar a posição, errou na freada e bateu no holandês.
O acidente beneficiou Leclerc, que conseguiu mais um pódio, chegando em terceiro. Gasly, que mostra sinais de recuperação na Red Bull, fez boa corrida e conseguiu o quarto lugar, enquanto Verstappen sofreu menos com o acidente e chegou em quinto.
Sainz mostra a evolução da McLaren chegando em sexto, enquanto Ricciardo continua mostrando que tem mais talento do que o carro que a Renault pode oferecer, chegando em sétimo. Raikonnen segue fazendo um ótimo campeonato com sua Alfa Romeo, chegando em oitavo, com as duas Toro Rosso fechando a zona de pontuação: Kvyat em nono, e Albon em décimo.
Nova decepção para a Haas, com seus dois pilotos abandonando. Incrivelmente, as Williams fizeram o décimo quarto e décimo quinto lugares, não fazendo os últimos lugares desde muito tempo. Atrás deles, só Vettel, que sofreu muito com o acidente, e foi punido com dez segundos, e Perez, da Racing Point, que, com muitos problemas, chegou em décimo sétimo, o último entre os carros que terminaram a prova.
Com a vitória e o ponto extra da volta mais rápida, Hamilton sobra na Fórmula 1 neste ano, com 223 pontos. Bottas continua em segundo em 184. Verstappen segue em sua melhor temporada na carreira, com um terceiro lugar com 136 pontos. Vettel, com 123 pontos, está apenas a 3 de seu companheiro, que se tornou sua sombra, Charles Leclerc, que tem 120.
A Fórmula 1 volta no dia 28 de julho, com o GP da Alemanha, em Hockenheim.